Vencendo a ansiedade

Tema: CURA INTERIOR

pregação cura interior

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra”
Provérbios 12.25

Introdução: A ansiedade é um dos grandes males modernos. A pessoa ansiosa se pré-ocupa antes do tempo, antecipa os sofrimentos e vive hoje os problemas de amanhã (e amanhã de novo). Muitas vezes criamos expectativas que fantasiam uma realidade difícil de acontecer, o que gera frustração.

Existem dois tipos principais de ansiedade:

Ansiedade POSITIVA

Gerada por sonhos e expectativas de coisas boas que possam acontecer, como por exemplo, uma festa, mudança ou aquisição de um bem. Uma característica da ansiedade positiva é que não queremos parar de pensar no que estamos esperando. Isso também gera cansaço e sobrecarrega as emoções.

Ansiedade NEGATIVA

Gerada pelo medo de que algo ruim aconteça, como por exemplo, resultado de um exame, notícias de alguém distante ou não conseguir arcar com as contas. A ansiedade negativa se caracteriza por uma luta mental para não pensar no problema, mas nem todos conseguem se controlar ou distrair diante da tensão, por isso vem o estresse.

O tempo é um fator agravante da ansiedade, porque vivemos cronometrados por compromissos. Precisamos aprender que fomos criados para a eternidade (Eclesiastes 3.11), mas somos passageiros e tudo que fazemos é finito (Eclesiastes 3.14,15). Se entendermos que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1) conseguimos viver bem melhor.

Você quer vencer a ansiedade?

Vamos aprender um pouco sobre como vencer a ansiedade:

1- O ensino de Jesus sobre a ansiedade: Mateus 6.25-34

Jesus conhecia o coração humano e por isso falou de ansiedade. Poderia tratar de muitos assuntos práticos e reais, mas foi ao profundo da alma das pessoas onde está seu maior sofrimento.

Em seu sermão do monte, o Mestre ensinou algumas razões para vencer a ansiedade:
-v.25: a vida é melhor do que tudo o que precisamos e não podemos deixar de viver por causa de coisas ou situações difíceis.
-v.26: podemos observar o cuidado de Deus com cada detalhe na natureza e ter a certeza que também cuida de nós porque temos grande valor para Ele.
-v.27: existem coisas que não podemos mudar, então precisamos conformar até conseguir uma solução, porque a ansiedade só piora a situação.
-v.28-30: não podemos deixar que coisas externas venham atrapalhar o nosso interior, pois tudo isso é perecível, mas a fé é inabalável.
-v.31,32: precisamos desapegar das coisas do mundo que são passageiras e crer que Deus conhece todas as nossas necessidades.
-v.33: a condição para ser bem sucedido é que o Senhor Deus esteja em primeiro lugar em nossas vidas, então todas as demais coisas, nos são acrescentadas (Salmos 37.5).
-v.34: o problema de amanhã deve ser deixado para amanhã. Não adianta sofrer antecipadamente.

Jesus também enfrentou situações naturais da vida, aprendeu a lidar com o tempo, clima, trabalho, sentiu fome, frio e enfrentou tudo o que nós seres humanos vivemos e “foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4.15). Isso mostra que Jesus sabia do que estava falando.
Você está ansioso?
Jesus quer te ajudar vencer a ansiedade!
 

2- ORAÇÃO, remédio de Deus para a Ansiedade: Filipenses 4.6,7

Os efeitos de um comprimido ou calmante são passageiros e logo exigem uma continuidade do tratamento. Por isso a Bíblia nos ensina um remédio permanente, como uma vacina para a ansiedade.
A oração é o remédio de Deus para a ansiedade. Viver em oração apresentando a Deus tudo o que nos incomoda traz uma segurança de que Alguém maior do que nós está nos protegendo.
Vários homens de Deus sofreram ansiedades, como Davi com problemas familiares, Daniel na cova dos leões, Jonas no ventre do peixe, Paulo e Silas na prisão e outros. Todos estes amenizaram seu sofrimento com a oração.
Se você tem medo do passado, Deus perdoa seus pecados e te faz nova criatura (II Coríntios 5.17). Se for algo presente no momento atual de sua vida, saiba que Jesus está com você (Mateus 28.19). Mas se você tem medo do futuro, ou algo que possa te ocorrer, creia que o Eterno sabe de tudo e te guardará (Hebreus 13.8). Então você pode orar a Deus pedindo perdão pelos pecados, proteção para o presente e entregando seu futuro nas mãos do Senhor.
Você toma remédios quando está ansioso?
A oração cura a ansiedade!

Não tente resolver o que só Deus pode fazer!

CONCLUSÃO 

I Pedro 5.7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”
A Palavra de Deus nos mostra que podemos ter ansiedade ou anelo por buscar a presença de Deus (Salmos 42.1 e 63.1). Como filhos de Deus, devemos ter saudades da presença de nosso Pai celestial. A presença de Deus traz segurança e anula os efeitos da ansiedade.

Reflita um pouco sobre suas ansiedades:
Você se considera ansioso?
O que te faz sentir ansioso?
Você tem orado por suas ansiedades?
Como se sente depois de orar?

O amanhã pertence a Deus, mas o presente Ele deu a nós. Ao invés de olhar somente para os problemas, contemple a fé no Deus dos impossíveis. Certamente a presença de Deus te traz a segurança que precisa para vencer a ansiedade.
Quer vencer a ansiedade?
Entregue suas preocupações nas mãos de Jesus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp