O temor do Senhor

Tema: TEMOR   

Daniel 5.1-31
-Introdução: Muitas pessoas pensam que estão servindo a Deus e se enganam porque não estão. A bíblia diz que devemos nos aproximar de Deus com reverência e santo temor (Hebreus 12.28). Temer é respeitar, tratar com educação e amor. O termo também pode ser interpretado como ter medo. No texto lido vemos duas pessoas: Daniel e Belsazar, um que temia e outro que não temia ao Senhor.

O que é temor de Deus?

Vejamos o que é o Temor de Deus:

I - Não servir a dois Senhores: v.2-4

O erro do rei Belsazar foi pegar os utensílios sagrados do templo e utilizar em sua festa pensando que poderia fazer isso adorando seus deuses ao mesmo tempo.
Jesus mesmo disse que “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mateus 6.24) isso significa trocar Deus por ídolos, prostituição, misticismo e superstições.
Se você tem dificuldade de vencer o pecado, clame o sangue de Jesus!

II - Respeitar a Deus: v.5-8

Quando apareceu a mão escrevendo na parede, o rei parou tudo para entender o mistério que sucedia. Até então não respeitava nada nem ninguém, mas agora estava disposto a descobrir a verdade. O ambiente irreverente se tornou em um momento de preocupação e respeito.
Respeito a Deus também implica em respeitar:
-O nome de Deus (Jesus, Trindade);
-A casa de Deus (Igreja e objetos do templo);
-As pessoas de Deus (ungidos);
Mesmo quando você não entender o que está acontecendo, pelo menos respeite!

III - Crer na manifestação do poder de Deus: v.9-10

Belsazar ficou sem entender nada porque não acreditava no poder de Deus. Contudo sua mãe acreditava no poder de Deus, porque conhecia a Daniel e já tinha visto a revelação de mistérios divinos através de seu dom de interpretação. Daniel só entendeu tudo porque era temente a Deus.
Quando acreditamos no poder de Deus passamos a temer sua manifestação sobrenatural sobre nós, sabendo que a qualquer momento Deus pode agir e que Ele está vendo tudo, então “ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai: e seja Ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro” (Isaías 8.13).
Nunca duvide do poder de Deus!

IV - Vencer o orgulho humano: v.17-23

Daniel era um homem humilde e não aceitou recompensa do rei. Daniel confrontou o rei dizendo-lhe que o que mais impedia Belsazar era seu orgulho pessoal e vaidade. Usava o poder que tinha para oprimir as pessoas.
A Palavra de Deus ensina que “ninguém, pois, oprima ao seu próximo; mas ter ás temor do teu Deus: porque Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levíticos 25.17). Muitas vezes precisamos ser confrontados para aprender a ser mais humilde. Deus envia seus profetas para nos ensinar a verdade e corrigir erros. Provações e lutas também são ferramentas que Deus usa para nos moldar.
Deixe Deus quebrar o seu orgulho!

V- Aproveitar as oportunidades: v.24-30

 Deus deu a Belsazar uma oportunidade de governar e quando passou o tempo, passou a oportunidade para outro. Se naquele momento Belsazar tivesse aceitado o juízo de Deus e pedido misericórdia, teria recebido uma chance como seu avô Nabucodonosor.
Muitas pessoas estão colhendo o que plantaram e querem que Deus resolva seus problemas. Peça a misericórdia de Deus que Ele muda até mesmo seus juízos por amor a você. Nunca se ache muito sábio, pois “o temor do Senhor é o princípio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1.7). Não esconda o talento que Deus te deu, aproveite mesmo que seja pouco Ele pode te dar mais depois.
Aproveite o tempo que Deus está te dando!

-Conclusão

Eclesiastes 12.13 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem
Se Deus te falar que vai te medir e pesar, contar o teu tempo, o que será que Ele faria? Peça ao Senhor que o ensine a ter a Ele como Ele merece e a servi-lo de todo o seu coração. Então saia de cima do muro e não sirva a dois senhores. Respeite a Deus, seu nome poderoso e a casa Deus, bem como aos seus servos. Creia na manifestação do poder de Deus te mostrando sinais. Deixe sue orgulho ser quebrado por Deus e aproveite cada oportunidade que Deus te der.

Tudo que fizer tenha temor de Deus!

______________________
Fonte da ilustração: freebibleimages.org

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp