Por que às vezes nos falta fé?

-Tema:


Marcos 9.14-29
-Introdução: A descrença ou falsas formas de crença têm aumentado muito nos últimos tempos. Por isso, Jesus perguntou “quando vier o filho do Homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18.8).

Neste texto vemos dois tipos de pessoas:
-os discípulos: que não tinham fé para expulsar o demônio, mas não reconheciam sua incredulidade.
-o homem: que apesar de sua pouca fé, reconhecia isso pedindo a Jesus que lhe desse a fé que precisava.

Quando você enfrentar uma situação difícil, peça a Deus que te fortaleça e busque ter fé para vencer. Sentimos falta de fé quando não alimentamos com oração, leitura da Bíblia e o culto (Romanos 10.17).

Está sentindo falta de fé?

Vejamos o que é preciso para a fé crescer:


1- Ir a Jesus 

v. 17 "Mestre, trouxe-te meu filho"

A primeira coisa que aquele homem fez foi ir até Jesus.
Primeiramente é preciso aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Quem não tem Jesus não tem condições de exercer a fé. Cremos que a única fé verdadeira é a que confessa que Jesus Cristo é o Senhor.
Muitas vezes procuramos pessoas que nos desestimulam e voltamos sem fé. Não procure ídolos ou crendices que somente vão confundir sua cabeça. Busque a Jesus que ele não te decepcionará.
Jesus é o endereço certo para encontrarmos fé!

2- Contar o seu problema pra Jesus 

v.21,22 "muitas vezes o tem lançado na água e no fogo"

O homem contou para Jesus o que acontecia com seu filho e Jesus mostrou interesse perguntando como e a quanto tempo passava por isso.
Quando conhecemos a Jesus temos a liberdade de contar-lhe nossos problemas. Podemos confiar a Jesus todas as nossas dificuldades sem medo de sermos mal compreendidos. Mesmo que Ele já saiba de tudo (Salmos 139.1-4), Jesus quer nos ouvir e saber nossas preocupações.
Uma das alternativas que temos quando passamos por dificuldades é falar. Esta é uma forma de desabafar o sofrimento interno. Podemos contar a um amigo ou até a um psicólogo que nos compreende. Mas somente Jesus sabe realmente o que sofremos. A oração é maneira certa de falar com Deus.
Conte para Jesus tudo que está acontecendo com você!

3- Não duvidar

v. 22b "mas, se tu podes alguma coisa"

De certa forma o pai do menino revelou sua incredulidade perguntando Jesus se ele poderia fazer algo.
Não podemos duvidar de Jesus em nenhum momento porque Ele conhece nosso pensamento e sabe da nossa falta de fé e nossos pecados. Precisamos confessar nossa fraqueza a Jesus sempre.
Muitas vezes colocamos este ‘se’ ou ‘mas’ para Jesus, revelando nossa falta de fé. Talvez por tantas decepções que nos tornamos incrédulos e sem expectativa. Contudo com Jesus não tem estes ‘se’ ou ‘mas’, com Ele é a certeza de vitória porque “Tudo é possível ao que crê” (v.23).
Não duvide. Confie em Jesus!

4- Pedir fé a Jesus 

v. 24 "eu creio, ajuda-me na minha falta de fé"
O pai do menino pediu fé a Jesus com tanta força e emoção que chorava como quem precisa muito de algo.
Quando pedimos fé a Jesus Ele nos atende e nos dá a fé necessária para vencer. Precisamos deixar o orgulho, a religiosidade e as aparências para reconhecer que precisamos buscar fé. Não precisamos ter vergonha de chorar e clamar ao Senhor que nos ajude. A intensidade de nossa vontade às vezes se manifesta pelo choro que mostra que realmente desejamos o que pedimos, pois “buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13).
Peça fé a Jesus com todo o seu coração!

5- Jejum e oração 

v. 29 "esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum"
Quando os discípulos perguntaram a Jesus porque não conseguiram expulsar o demônio, o Senhor  respondeu que foi por falta de jejum e oração.
Para vencer aas batalhas espirituais é preciso de muita oração e jejum. A oração é nossa forma de falar com Deus. O Jejum é uma estratégia para mortificar as vontades da carne e fortalecer nossa vida espiritual. Quando oramos estamos crendo que Deus nos ouve e quando jejuamos demonstramos que o que buscamos é mais importante até mesmo que o alimento que nos sustenta.
Muitas pessoas falam que estão precisando de uma bênção, mas querem que os outros orem por sua vida, não estando dispostos a se esforçar para receber. Por isso é importante pagar o preço do jejum e oração.
Oração e jejum fortalecem sua vida espiritual!

Aumente sua fé!

-CONCLUSÃO: Uma coisa que percebemos na Bíblia é que a verdadeira Fé exige ATITUDE, “pois a fé sem obras é morta” (Tiago 2.20). Tem coisas que Deus deixa para nós fazermos. Outras coisas que só Deus pode fazer, Ele quer fazer, mas precisa que creiamos.
Quando sentir que está precisando de mais fé, vá até Jesus, conte para Ele o que está acontecendo, não duvide, peça a Jesus que aumente sua fé e faça um propósito de Jejum e oração.
Peça fé a Jesus que Ele te dará o suficiente para você vencer tudo!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp