Aliança de Deus com o rei Asa

Tema: ALIANÇA COM DEUS

pregação Aliança com Deus

II Crônicas 15.12 "Entraram em aliança de buscarem ao Senhor, Deus de seus pais, de todo o coração e de toda a alma"

Introdução: O período que seguiu após a morte de Salomão foi de decadência, porque o povo havia abandonado a Deus. Roboão, filho de Salomão, abandonou ao Senhor (II Crônicas 12.1) e Abias, filho de Roboão “andou em todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele e seu coração não era reto perante o Senhor” (I Reis 15.1-3).
O rei Asa de Judá era bisneto de Salomão (filho de Abias e neto de Roboão, filho de Salomão). Portanto sabia que seu bisavô Salomão e também Davi haviam feito Aliança com Deus e por isso prosperaram em seu reinado. Por isso, Asa também resolveu fazer uma Aliança com Deus.

Como está sua aliança com Deus!

Vamos agredir sobre a Aliança com Deus através do exemplo do rei Asa de Judá:

1- Desfazer alianças com o mundo: II Crônicas 14.2-6

A primeira coisa que Asa fez para ter uma Aliança com Deus foi desfazer as alianças com o mundo. Mandou destruir os altares de ídolos e convidou ao povo para buscar ao Senhor. Até sua mãe que era idólatra ele depôs do cargo de rainha para não prejudicar seu reinado (II Crônicas 15.16). Então houve paz de tal maneira que quando os etíopes com um exército de um milhão de soldados tentou invadir Judá, “o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e eles fugiram (II Crônicas 14.12).

Para desfazer alianças com o mundo é preciso:
         -parar de fazer o que é errado (v.3 e 5)
         -arrependimento dos pecados (v.4)
         -se fortalecer contra influências negativas (v.6)

Jesus disse que “todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna (Mateus 19.29). Para ter aliança com Deus, não podemos servir a dois senhores (Mateus 6.24), é preciso romper com o mundo. Se seus amigos te deixarem é porque não são verdadeiros amigos.
Qual aliança você precisa desfazer com o mundo?
Deixe qualquer acordo com o mundo para ter uma Aliança com Deus!
 

2- Fazer uma Aliança de paz com Deus: II Crônicas 15.1-15

O profeta Azarias foi usado por Deus para convidar ao povo a voltar para o Senhor. O tempo que viviam era de muita angústia por terem abandonado ao Senhor. Então o profeta Azarias os advertiu que só encontrariam a Deus se o buscassem de todo o coração (v.2).

Algumas atitudes do rei Asa de Judá para entrar em Aliança com Deus:
         -ouviu a palavra do profeta (v.1-7)
-restaurar o Altar com sinal visível da Aliança (v.8)
         -convocou todo o povo para que todos soubessem (v.9)
         -declaram que serviriam a Deus de todo coração (v.14)
         -passaram a viver em paz diante de Deus (v.15)

Se você deseja fazer uma Aliança com Deus, precisa começar a ouvir aos Servos de Deus que anunciam o evangelho, usados pelo Espírito Santo. Além disso, precisa saber que só vai encontrar Deus se você buscar (v.2). Não espere o dia da angústia para buscar a Deus como o povo de Israel fez (v.4) e deixe Deus fortalecer sua vida espiritual (v.7). Restaure o Altar de sua vida para celebrar ao Senhor de todo o coração (v.8 e 12).
Está vivendo angustiado?
Faça uma Aliança de viver em paz com Deus!

3- Cuidado com as Alianças com homens: II Crônicas 16.2,3 e 7-12

O grande problema do rei Asa foi que quando o rei Baasa de Israel veio contra ele, ficou com medo e fez uma aliança com o rei da Síria. Para isso ele pegou tesouros da casa de Deus para pagar Bem-Hadade para que o ajudasse.
Deus mandou outro profeta chamado Hanani para repreender o rei dizendo que “o exército do rei da Síria escapou de sua mão” (v.7) e não estava mais com seu coração inteiro diante de Deus e o exortou que “nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti (v.8). A reação do rei Asa foi mandar prender o profeta e começou a oprimir pessoas do povo (v.10). Depois asa ficou doente e não confiou no Senhor e sim nos médicos, por isso morreu (v.12).

Os erros de Asa para quebrar sua Aliança com Deus foram:
         -fazer aliança e confiar em homens (v.3 e 12)
         -entregar para homens as coisas consagradas a Deus (v.2)
         -não ouvir os profetas de Deus e oprimir servos de Deus (v.10)

Tome cuidado ao fazer acordos com homens, pois “assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! (Jeremias 17.5). Também há muitos crentes entregando para o homem coisas que pertencem a Deus como o Dízimo, ministérios e o altar que foi consagrado para adoração e não para espetáculo da carne. Além disso, hoje o povo não quer mais ouvir seus pastores e estão procurando ouvir só coisas boas e por isso se tornam “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tiago 4.4). Não deixe de estar com servos de Deus para se comprometer com pessoas do mundo.
Com que você tem se comprometido?
Cuidado ao fazer alianças com homens!

Não quebre sua Aliança com Deus!

CONCLUSÃO 

II Crônicas 15.19 “não houve guerra até o trigésimo quinto ano do reinado de Asa"

O rei Asa reinou 41 anos. Foi considerado um bom rei durante 35 anos sem haver guerras (II Crônicas 15.19), mas terminou sua vida com seis anos de tribulação (II Crônicas 16.9) porque abandonou ao Senhor. Concluiria sua história dizendo que foi um homem que começou bem e terminou mal.
Muitos crentes começam bem e depois terminam mal. Vêm para Deus cheios de angústias e o Senhor os livra de tudo. Mas depois que prosperam, começam a se envaidecer e se envolver com o mundo, abandonando ao Senhor. Por isso voltam a viver em guerras e batalhas sem fim.
Para ter uma Aliança com Deus é preciso deixar todos os acordos com o mundo, aprender que quando estamos com Deus, vivemos em paz e tomar muito cuidado com alianças com homens que podem servir de tropeço para a vida espiritual.
Você está precisando voltar a sentir paz em seu coração?
Chega de guerras! Quando você tem uma Aliança com Deus, sua vida é cheia de paz.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp