Despertamento Espiritual

Tema: MISSÃO

escultura homem de terra

“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” Efésios 5.14

Introdução: A revolução social que aconteceu no Brasil, no mês de junho de 2013 acordou o povo brasileiro que estava dormindo enquanto a inflação voltava e o povo se distraía com os preparativos da copa. De repente o povo acordou e bradou pelas ruas que deseja justiça dizendo que não estamos mais “deitado eternamente em berço esplêndido”.
Vivemos em um tempo em que o comodismo e o conforto são tão almejados pelas pessoas que até mesmo as igrejas estão buscando isso. As pessoas querem ir a uma Igreja onde tenha um bom templo, com ar condicionado, poltronas confortáveis, boa música e uma palavra agradável.

Você está dormindo espiritualmente?

Vamos analisar as palavras do texto, comparando com a Parábola das 10 Virgens em Mateus 25.1-13

1- DESPERTA: “desperta, ó tu que dormes” v.14ª

Na Bíblia o sono muitas vezes é comparado com a morte (Salmos 13.3; I Tessalonicenses 4.13-15). Muitas pessoas pensam que estão vivas, mas estão dormindo espiritualmente e morrerão se não acordarem a tempo.
O primeiro erro das virgens néscias foi dormir. Como poderiam dormir se estavam próximas de se casar e esperavam seu noivo? Mas elas dormiram (Mateus 25.5).

Alguns exemplos bíblicos de pessoas que foram despertadas:
Ester que estava despercebida de que seu povo pereceria, então Modecai lhe despertou (Ester 4.13,14).
Marta também estava dormindo espiritualmente embora parecesse bem acordada, mas Jesus a despertou para ouvir suas palavras (Lucas 10.40,41).
Jonas dormia no barco em meio à tempestade que ele mesmo havia provocado e foi acordado pelos marinheiros (Jonas 1.5).
Pedro, Tiago e João dormiam quando Jesus pediu que orassem e vigiassem com Ele no Getsêmani (Marcos 14.37).

O inimigo quer que a Igreja adormeça espiritualmente para pensar que está viva, mas fraca e sem forças para trabalhar. Por isso a Igreja precisa acordar.
Você está vivendo em sonolência espiritual?
Acorde enquanto há tempo!

2- LEVANTA: levanta-te de entre os mortos v.14b

As virgens néscias haviam se deitado e levantaram tarde demais, porque já era meia noite e não tiveram tempo de preparar suas lâmpadas (Mateus 25.6,7).

Alguns exemplos bíblicos de pessoas que Deus mandou levantar foram:
   - Daniel se prostrava diante da revelação de Deus e o Senhor o mandava levantar (Daniel 10.11).
   - A filha de Jairo que Jesus ressuscitou e mandou levantar (Marcos 5.41).
   - O paralítico que Jesus mandou levantar e tomar o leito (Marcos 2.11) para começar a andar e trabalhar ao mesmo tempo.
   - Bartimeu, o cego que queria ver Jesus deu um salto quando Jesus o mandou levantar que até perdeu a sua capa (Marcos 10.49,50).

Muitas pessoas estão dormindo sentadas porque começaram a andar no conselho dos ímpios, pararam no caminho dos pecadores e sentaram na roda dos escarnecedores (Salmos 1.1).
Não adianta acordar e ficar deitado do mesmo jeito. É preciso levantar para provar que está acordado. Uma das formas de conseguir ficar acordado muito tempo é ficando em pé. A primeira coisa que fazemos para dormir é deitar.
Você está deitado espiritualmente?
Levante-se porque o Senhor te chama!

3- ILUMINA: Cristo te iluminará v.14c

A luz incomoda quem está nas trevas. Jesus disse que nós somos “a luz do mundo” (Mateus 5.14) porque Ele é a luz verdadeira que nos ilumina (João 8.12). Somos como as estrelas que não têm luz própria, mas refletem a luz do sol.
As virgens néscias ficaram no escuro porque não tinham preparado o azeite necessário para iluminar sua caminhada e quando foram ver já era tarde demais (Mateus 25.8-10)

Algumas pessoas da Bíblia que receberam uma luz foram:
- Paulo no caminho de Damasco que era cego espiritual e viu uma grande luz que depois abriu os seus olhos (Atos 9.1-10).
- Pedro quando estava preso e a Igreja orava por ele, uma luz veio no meio das trevas do calabouço (Atos 12.7).
O carcereiro que prendeu Paulo e Silas, pediu uma luz e então desejou ser salvo (Atos 16.29).

A luz do dia demonstra que é tempo de trabalhar, pois “é necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (João 9.4). Então é tempo de mostrarmos a nossa luz para aqueles que estão em trevas e escuridão do pecado. Por isso não podemos esconder a nossa luz (Mateus 5.15).
Sua vida tem sido luz?
Ilumine a vida de quem está em trevas!

Acorde, levante e ilumine!

CONCLUSÃO

É muito difícil acordar uma pessoa que não quer ser despertada. Mas quando a pessoa sabe que precisa levantar apenas um toque é necessário para isso. Não durma espiritualmente, procure ficar de pé para não adormecer e mantenha forte a sua luz.
Haverá um tempo em que as almas que estão se perdendo no mundo acordarão e buscarão sedentas pela presença de Deus em nossas igrejas. Neste momento a Igreja precisa estar preparada e bem acordada para cuidar destas vidas.
Você está bem acordado?

Levante e ilumine as vidas!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



e-book cura da depressão

E-book: A Cura da Depressão: uma resposta bíblica 

Quem nunca se sentiu deprimido e com vontade de fugir? Esta é a impressão que temos quando estamos deprimidos. Deus não se conforma com a depressão e nos ajuda a sair da caverna para subir o monte na presença do Senhor. Este livro se baseia na experiência do profeta Elias e apresenta um exemplo Bíblico de como Deus nos trata quando estamos deprimidos. Através destas palavras você encontrará motivação e forças para vencer a depressão.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp