Não perca sua Bênção

Tema: BENÇÃO

mulher segurando o sol

Atos 6.1-7

Introdução: Deus tem nos abençoado grandemente. Todos os dias o Senhor ouve e responde nossas orações. A cada culto saímos cheios de palavras de vitória com certeza de que o milagre de Deus acontece em sua vida. Por que então ainda estamos procurando a bênção? Infelizmente muitas pessoas recebem sua bênção e logo perdem pelo caminho.
A Igreja Primitiva era abençoada por Deus. Contudo aconteceu um probleminha que quase roubou suas bênçãos. Os helenistas [pessoas de origem grega] começaram a reclamar que não estavam sendo bem servidos pelos hebreus [judeus] e por causa disso perderiam suas bênçãos. Ainda bem que os apóstolos tiveram sabedoria para reunir todos e resolver o problema de maneira que todos continuaram sendo abençoados.


Como não perder as bênçãos?

Vamos aprender com a Igreja Primitiva como cuidaram para não perder suas bênçãos:

1- Não MURMURE

v.1 “Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária”

O problema começou quando os helenistas começaram a reclamar. Sabendo que a murmuração traz consigo outros problemas, os apóstolos tomaram precauções imediatas para acabar com isso.
A murmuração é um tipo de louvor que agrada aos ouvidos do diabo. Você recebe a bênção de Deus nas regiões celestiais, mas se começar a reclamar o inimigo trava uma batalha e rouba sua vitória. Quando você reclama sua vida só piora e o problema não é resolvido.
Você tem o hábito de reclamar?
Fique em silêncio, mas não murmure!

2 – Não abandone a Palavra de Deus 

v. 2 “Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas”

A prioridade para os apóstolos seria continuar se consagrando à Palavra de Deus. Se deixassem seu ministério para cuidar de outros detalhes, a bênção se perderia pelo caminho.
Muitas pessoas buscam a Palavra de Deus em momentos difíceis de suas vidas, mas quando prosperam, não conseguem mais encontrar tempo para buscar ao Senhor. Acima de tudo em sua vida, o que você precisa é da Palavra do Senhor que declara a vitória para você.
Você tira tempo para ler a Bíblia?
Nunca abandone a Palavra de Deus!

3- Cuidado com quem você anda 

v. 3 “Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço”

A solução para que a Igreja Primitiva continuasse abençoada foi levantar mais líderes que ajudassem no ministério. Contudo deveriam ser pessoas escolhidas especialmente por Deus.
É preciso tomar muito cuidado com quem compartilhamos nossas vidas. Existem pessoas que são como ‘morcegos espirituais’ que sugam suas energias. São ladrões de bênçãos que atrapalham sua caminhada de fé.

As qualidades das pessoas que devemos andar juntos como discípulos são:
       -boa reputação: testemunho de vida;
       -cheios do Espírito Santo: espiritualidade;
       -sabedoria: conselhos baseados no temor de Deus.

Com que tipo de pessoas você tem compartilhado sua vida?
Procure pessoas de Deus para receber bênçãos de Deus!

4- Ore mais ainda 

v. 4 “e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra”

Os apóstolos resolveram que precisavam orar mais, porque sabiam que a oração mantém vivas as bênçãos de Deus e abrem as portas dos céus.
Infelizmente o povo evangélico tem aprendido que apenas fazendo uma campanha de oração serão abençoados por Deus. Por isso tanta gente vem às igrejas e são verdadeiramente abençoadas, mas continuam procurando a bênção sem nunca estarem satisfeitos. Quando recebem o que pediram, logo param de buscar e por isso perdem sua bênção e voltam para buscar de novo.
 A vida de oração é a maior fonte de bênçãos que um cristão pode ter. Através da oração você é uma bênção e tudo que fizer será abençoado (Gênesis 12.2). Quando receber uma resposta de Deus, não pare de orar, continue adorando e agradecendo ao Senhor.
Você tem o hábito de orar sempre ou só quando precisa?
Não pare de orar quando for abençoado!

5- Encha-se do Espírito 

v. 5 “O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia”

O Espírito Santo estava na Igreja Primitiva e onde Ele está existe comunhão e paz. Os sete diáconos escolhidos para servir ao povo eram homens cheios do Espírito Santo.
Como sabiam que estes homens eram cheios do Espírito? Certamente porque transbordavam de dons e frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.22,23). O crente cheio do Espírito de Deus descobriu a fonte de todas as bênçãos do Senhor. E quando precisa de uma cura, prosperidade, resposta ou qualquer milagre sabe onde encontrar.
Busque ao Espírito Santo para que te encha até transbordar e você possa dizer que “o Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados” (Isaías 61.1). Quanto mais você é abençoado, mais deve abençoar. E quanto mais abençoa, mais é abençoado.
Você já foi cheio do Espírito Santo?
Encha-se do Espírito de Deus!

6- Seja OBEDIENTE 

v. 6 “Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos

Depois de elegerem os diáconos eles não saíram por si mesmo servindo ao povo. Primeiro tiveram que se apresentar diante de seus líderes que são os apóstolos e estes lhes impuseram as mãos como sinal de autoridade.
Muitos crentes não conseguem receber suas bênçãos porque são desobedientes e rebeldes diante de seus líderes. Combatem contra a própria pessoa encarregada por Deus de ministrar sobre eles a bênção que precisam. Por isso perdem suas bênçãos ao recusar recebê-las pelo canal escolhido por Deus que é a obediência à sua liderança.
Se Deus te mandar fazer algo, obedeça sem hesitar e certamente sua bênção virá. Vários exemplos são Naamã, o povo que entrou no mar vermelho e o povo que rodeou as muralhas de Jericó nos provam que para obedecer nem sempre é preciso entender, mas acreditar. O crente rebelde nunca prospera.
Você obedece aos seus líderes?
Seja obediente a Deus!

7- Busque seu CRESCIMENTO Espiritual 

v. 7 Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé”

O resultado da atitude dos apóstolos foi que a igreja continuou sendo abençoada. Eles não perderam suas bênçãos por causa daquele problema.
O texto do v. 7 enfatiza as palavras “crescia”, “multiplicava” e “muitíssimos” para mostrar que a bênção deve aumentar e não diminuir.
Para que a bênção sempre aumente em sua vida, você precisa buscar coisas, momentos e pessoas que sempre te ajudem a crescer espiritualmente. Evite tudo que possa minar seu crescimento espiritual. Tudo que é inútil e não te acrescenta nada, você pode deixar de lado e priorizar o que te edifica.
Você tem crescido espiritualmente?
Sua bênção deve aumentar e não diminuir!

Não perca suas bênçãos!

CONCLUSÃO

Assim como um pai sabe o que pode dar para seu filho e não entregaria um alto valor na mão de uma criancinha, porque reconhece que ainda não pode cuidar, Deus também sabe o quanto pode nos abençoar. Como um pai que sempre gosta de presentear seu filho que e obediente e grato a ele, Deus também continua abençoando cada vez mais a vida daqueles que guardam suas bênçãos.
O Senhor tem todas as bênçãos que precisamos e está disposto a derramar sobre nós.

Você tem cuidado das bênçãos que recebe do Senhor?

Cuide bem das bênçãos do Senhor para você!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



e-book cura da depressão

E-book: A Cura da Depressão: uma resposta bíblica 

Quem nunca se sentiu deprimido e com vontade de fugir? Esta é a impressão que temos quando estamos deprimidos. Deus não se conforma com a depressão e nos ajuda a sair da caverna para subir o monte na presença do Senhor. Este livro se baseia na experiência do profeta Elias e apresenta um exemplo Bíblico de como Deus nos trata quando estamos deprimidos. Através destas palavras você encontrará motivação e forças para vencer a depressão.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp