Vencendo a Humilhação

Tema: MOTIVACIONAL


Gênesis 16.6-13
Introdução: Uma das coisas mais difíceis de suportar é a humilhação. Ser humilhado é ser considerado inferior do que realmente é. O desprezo, a afronta ou rebaixamento são formas de humilhar alguém. Como é doloroso ser humilhado.
Agar foi uma escrava de Sara e Abraão que foi usada para dar um filho ao casal. A humilhação já era algo comum na vida de Agar, como escrava. Mas neste momento ela foi expulsa de casa por sua patroa. Tudo começou porque Agar engravidou e quis se exaltar desprezando sua senhora (v.4,5).
O mais importante a fazer para não sofrer humilhação é nunca se exaltar “pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11). Se não quero ser humilhado também não devo humilhar ninguém e “tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Mateus 7.12).  Se o homem te humilhar, deixe Deus te exaltar.


Como vencer a humilhação?

Com o exemplo de Agar vamos aprender a dar a volta por cima quando for humilhado:

1- Busque um Refrigério: v.6-8

A atitude de Agar ao ser humilhada por Sara foi fugir para um lugar deserto, contudo próximo a uma fonte de água. Foi neste momento que um anjo de Deus lhe apareceu para confortá-la.
Sair um pouco do clima de tensão. Fazer uma caminhada. Refletir bastante. Principalmente estar em um lugar agradável, faz muito bem para aliviar a pressão que sofremos quando passamos por humilhação. Deus pode te surpreender com sua presença. Às vezes não conseguimos sentir a presença de Deus em meio a confusão, por isso é tão importante sair um pouco para esfriar a cabeça e depois voltar sem tomar decisões precipitadas.
Jesus é a fonte de água vivia que nos refresca em meio aos desertos da vida. Sempre que precisar de ajuda, lembre-se que Ele também foi humilhado e agora pode ajudar você. Tenha temor de Deus antes de qualquer reação porque “o anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que o temem e os livra” (Salmos 34.7). Procure um local e momento de refrigério em oração e meditação na Palavra de Deus.
Está cansado de ser humilhado?
Busque refrigério em Deus!

2 – Ouça a voz de Deus: v.9-12

A segunda atitude de Agar foi ouvir a voz de Deus através do anjo enviado pelo Senhor. A mensagem do anjo foi para que voltasse para a casa de sua patroa e se humilhasse diante dela. O que o anjo falou para ela não foi o que esperava, mas foi a vontade de Deus para sua vida.
Agar obedeceu porque sabia que seria exaltada pelo Senhor. Recebeu inúmeras promessas para o futuro de sua família. Mas por enquanto precisava se sujeitar ao convívio com Sara para esperar o tempo de gestação do filho de Abraão até que estivesse pronto para enfrentar a vida no deserto.
Quando alguém te humilhar, tome cuidado com palavras de pessoas que vêm te consolar com sentimentos de comiseração e te enchem de auto piedade. Deus é misericordioso, mas não te vê como um coitadinho. Você é capaz de vencer tudo e se for preciso suportar privações por um tempo, logo adiante conseguirá dar a volta por cima.
Existem situações na vida em que a humilhação precisa ser suportada durante um tempo. Por exemplo, quando você está em uma situação inferior num emprego ou quando você mora de favor com alguém. De nada adianta ‘chutar o balde’ de uma vez. Às vezes é melhor esperar um pouco e quando sentir que é a hora certa sair ou receber a recompensa.
Antes de fazer qualquer coisa, peça a direção de Deus. Busque o fruto do Espírito para vencer cada situação humilhante que você enfrenta (Gálatas 5.22,23). E se Deus não te falar nada? Então não faça nada.
Você busca a direção de Deus antes de reagir a uma humilhação?
Não faça nada até saber o que é que Deus tem para sua vida!

3- Confie que Deus está vendo tudo: v.13

A maior convicção da vida de Agar veio através da oração. Ela invocou ao Senhor. E a resposta que obteve foi que o Senhor está vendo tudo. A partir de então ela continuou sua vida baseada na certeza de que um Deus soberano estava olhando por ela.
Viver sob a perspectiva da soberania de Deus é algo maravilhoso. Esta confiança no poder infinito do Senhor nos ajuda a conformar com coisas que não conseguimos mudar, mas também acreditar que nada é impossível para Deus. Quando olhamos para as pessoas ou pensamos que estão nos olhando de maneira injusta, ficamos revoltados e cheios de amargura. Então vale mais a pena saber que Deus está nos contemplando com seus olhos cheios de amor, mas também de justiça porque não pode ver o erro e deixar impune.
Creia que Deus está vendo o que estão fazendo com você e fará justiça a seu favor. Sendo assim, não precisa fazer nada contra quem te humilhou, lembrando do ensinamento bíblico de “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor (Romanos 12.19). O juízo final deve ser uma certeza na vida do crente, para pedir perdão por seus pecados e saber que a justiça de Deus se cumprirá.  Você nem precisa ficar dando explicações porque o seu Advogado te defende e o Justo Juiz testemunha a seu favor e te absolve.
Já pensou que Deus está vendo tudo?
Confie na justiça de Deus para te exaltar!

Você pode vencer a humilhação!

CONCLUSÃO

Agar voltou para a casa de Sara, suportou a humilhação por mais um tempo. Depois o mesmo anjo de Deus lhe abriu os olhos para ver um oásis no deserto onde foi feliz, construiu sua família com seu filho e com uma grande descendência (Gênesis 21). O tempo de humilhação de Agar acabou e ela foi exaltada por Deus. Até hoje Agar é reconhecida como uma mulher de fé.
A humilhação é a escola da humildade. Quando passamos por humilhação aprendemos a ser humildes. Ser humilde não é uma falsa modéstia e sim a capacidade de não se considerar superior aos outros (Filipenses 2.1-4). O maior exemplo de humildade que conhecemos foi o de Jesus que suportou a maior de todas as humilhações (Filipenses 2.5-10). Mesmo sendo Deus, se fez pequeno ao ponto de ser condenado pelos homens, mas foi exaltado até a sua glória nos céus.

Você está sendo humilhado por alguém?
Espere um pouco e Deus te exaltará!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp