Derrubando muros e construindo pontes

-Tema: RELACIONAMENTO 


Efésios 2.14 “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade
-Introdução: Vivemos em um tempo de ampla comunicação. Você pode conversar ao vivo com uma pessoa do outro lado do mundo olhando nos seus olhos e ouvindo a sua voz. Contudo, nunca as pessoas se sentiram tão solitárias como nos últimos tempos. Mesmo com tanta tecnologia e facilidade de comunicação, ainda parece que existem muitas barreiras para o relacionamento entre as pessoas.
Jesus rompeu as barreiras dos céus até a terra para estar junto conosco e também lutou para construir uma ponte para união da humanidade com seu Criador. Ainda hoje sua obra continua pela reconciliação de vidas através do evangelho.

Quais muros precisam ser derrubados em sua vida?  Quantas pontes você precisa construir?

Vamos refletir sobre a importância de construir pontes e derrubar muros:

1- Construir pontes 

“porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um”
A construção de pontes representa construir laços entre as pessoas. Esta é uma tarefa cristã, pois o Espírito Santo “nos deu o ministério da reconciliação (II Coríntios 5.18). Podemos fazer isso apaziguando os conflitos entre pessoas e ajudando a amenizar as dificuldades, sabendo que “bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mateus 5.9).

Exemplos de pontes que precisam ser construídas:
         -entre pessoas que ainda não se conhecem;
         -parentes que não se falam;
         -amizades esquecidas;
         -familiares que não convivem pela distância ou ocupação;

Quando você manda uma mensagem para um amigo que está longe, faz um telefonema, marca um encontro ou se faz presente em um momento difícil da vida de uma pessoa, você está construindo uma ponte. Esta ponte pode ser útil para você mesmo no futuro, quando precisar atravessar os ‘abismos’ de problemas da vida e estes amigos podem ser o apoio que você precisa.
Quando você deixa de responder um e-mail ou retornar uma ligação, fica uma lacuna entre você e a pessoa. Entretanto, atitudes como parabenizar por uma conquista, aniversário ou até mesmo um simples elogio formam uma ponte de relacionamento. Atitudes como dar um presente até ir a um velório de um parente de um conhecido, são formas de construir pontes para o futuro.
Você tem construído pontes?
Edifique amizades por onde passar!
   

2- Derrubar Muros 

“tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”
Derrubar muros significa desfazer de barreiras ou diferenças entre pessoas. Embora as pessoas sejam diferentes por natureza, não precisamos enfatizar estas diferenças porque isso distancia as pessoas. Certamente as pessoas têm mais qualidades que defeitos. O potencial de cada um deve ser valorizado. Como cristãos, temos a tarefa de “preparai o caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo (Isaías 57.14).

Algumas maneiras de derrubar muros:
         -evitar ser crítico;
         -falar de si mesmo, abrindo seu coração;
         -perguntar como a pessoa está se sentindo e ouvi-la;
         -colocar-se no lugar da pessoa;
         -sempre dar mais uma chance;

Existem pessoas que constroem muros por onde passam e quando dão por si estão em confinamento. Estas pessoas ficam isoladas não pelos outros, mas porque foi fechando a si mesmo. Uma característica de quem constrói muros é que a pessoa não consegue ver o seu próximo. Está tão isolada em si mesma que não consegue enxergar quem está ao seu lado. Dentro de seus muros só pode visualizar seus próprios interesses.
Para relacionar com pessoas é preciso estar desprotegido de forma que nos tornamos passíveis de ser atingidos. É preciso correr este risco. Ficar isolado é mais perigoso do que estar exposto. O privilégio de não ter muros é poder ver e ser visto pelas pessoas para poder ajudar e ser atendido quando precisar de socorro.
Você tem derrubado muros?
Jogue por terra tudo que te separa das pessoas!

Construa pontes e derrube muros!

CONCLUSÃO

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989[1], possibilitando o encontro de tantas pessoas que embora estivessem próximas, não podiam se ver. A ponte Rio Niterói foi inaugurada em 4 de março de 1974[2] aproximando mais ainda as pessoas destes lugares.
Na geografia da comunicação, sempre haverá rios que precisam ser transpostos através de pontes e barreiras que precisam ser derrubadas para que se encontrem.
Reflita em sua vida:
-muros que precisam ser derrubados para que você se relacione melhor com as pessoas;
-pontes que você precisa construir para se aproximar de quem está distante;
Se você construir pontes e derrubar muros, não ficará sozinho!



[1] pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim
[2] pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio-Niter%C3%B3i

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp