Desculpas para Deus

Tema: CONVERSÃO

homem chorando arrependido

Lucas 14.16-21
Introdução: Todo mundo gosta de ir a festas. Mas este texto da Palavra de Deus conta de uma festa que as pessoas não quiseram ir e por isso deixaram suas desculpas. O anfitrião da comemoração não gostou nem aceitou as desculpas e mandou convidar outras pessoas.
Na vida espiritual, muitas pessoas apresentam suas desculpas para não orar, ler a Bíblia, ir à Escola Dominical, entregar o Dízimo ou trabalhar na Igreja. O próprio Senhor Jesus também enfrentou isso e nos ensinou que aqueles que não vão às suas festas espirituais estão perdendo e outros serão alcançados.

Quais são as suas desculpas?


Vamos aprender os três tipos de desculpas mais usados:

1ª Desculpa - TEMPO 

v.18 “comprei um campo e preciso ir vê-lo”
A primeira desculpa que sempre ouvimos é que ‘não tenho tempo’. Esta desculpa é relativa porque, afinal todos têm o mesmo tempo de 24h todos os dias.
O homem que comprou o campo disse que precisava ir ver sua compra. Esta desculpa está relacionada ao tempo, porque ele não quis deixar para ver o campo mais tarde. Podemos questionar: Como comprou o campo sem ter visto primeiro? E se já comprou, o campo não ia sair do lugar, porque não pode esperar para ver depois? A festa é de noite e não dá pra ver campo bem à noite.
Tempo é uma questão de prioridade. Você tem tempo para aquilo que pensa que é importante. Há pessoas que se dizem ocupadas e gastam seu tempo em redes sociais, assistindo televisão e com muitas outras coisas que poderiam esperar. Não que estas coisas sejam proibidas, mas não pode dizer que não tem tempo. A questão é que gasta seu tempo com outras coisas. Então diminua as tarefas ou coisas que tomam seu tempo sem perceber e dedique-se mais ao que é realmente necessário.
Você tem tempo para Deus?
Invista tempo em sua vida Espiritual!

2ª Desculpa - TRABALHO 

v.19 “comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las”
A segunda desculpa mais usada por todos é que trabalha muito. Esta desculpa também está relacionada a questões financeiras e materiais, como por exemplo, ‘não tenho condução para ir à Igreja’ ou ‘não consegui entregar meu dízimo’.
Cada junta de bois é composta de bois do mesmo tamanho e força, então foram dez bois que foram comprados. Para testar tantos bois não era algo tão simples que pudesse ser feito durante o tempo de uma festa. A pessoa que comprou estas juntas de bois poderia experimentá-las em outro momento que não coincidisse com a hora da festa.
Trabalho é coisa muito importante. A Palavra de Deus diz que “o trabalhador é digno do seu salário” (I Timóteo 5.18) e adverte que “se alguém não quer trabalhar, também não coma (II Tessalonicenses 3.10). Mas o trabalho, como benção de Deus não pode ser empecilho para buscar ao Senhor.
Muitas pessoas procuram as igrejas pedindo a Deus a benção de um emprego e quando conseguem afirmam que não podem mais buscar a Deus porque estão trabalhando muito. A maior parte das pessoas que usam esta desculpa não são as que têm problemas financeiros e sim aqueles que estão prosperando.
A vida espiritual não é coisa para gente atoa e sim para quem trabalha. Vários homens de Deus foram chamados trabalhando como Davi, Eliseu, Gideão e os discípulos. Por isso o evangelista João Wesley ensinava aos seus seguidores que quanto mais atividade tivesse num dia, mais cedo se levantava para tomar mais tempo em oração.
Você está trabalhando muito?
Quanto mais ocupado estiver, ore mais ainda!

3ª Desculpa - FAMÍLIA 

v.20 “casei-me e por isso não posso ir”
A terceira desculpa mais usada é com relação a questões familiares. Problemas de relacionamento com pessoas da família muitas vezes se tornam empecilhos para buscar a Deus.
O homem que disse que havia se casado, poderia levar junto a sua esposa. Certamente a presença da família estaria incluída no convite para a festa. Mesmo que estivesse em ‘lua de mel’, ir a uma festa só traria momentos agradáveis para o novo lar constituído.
Muitas pessoas colocam a culpa de sua vida espiritual em seus cônjuges, como Adão que colocou a culpa em Eva e esta culpou a serpente (Gênesis 3.1-8). Também muitos jovens colocam a culpa em seus pais (Mateus 8.21). Isso não adianta nada porque cada um é responsável pela própria salvação diante de Deus.
A única coisa que Jesus colocou acima da família é a importância de buscar a Deus prometendo que “todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna” (Mateus 19.29). Se a sua família tem te impedido de buscar a Deus, persista em buscar ao Senhor pela Salvação de sua casa e nunca desanime de sua fé (Atos 16.31).
Sua família te atrapalha buscar a Deus?
Ore mais ainda pela salvação de seu lar!

Não se desculpe, peça perdão!


CONCLUSÃO

Existe uma diferença entre desculpar-se e pedir perdão. Desculpas é isentar-se da culpa, justificando-se ou culpando outra pessoa. Pedir perdão é assumir o erro e desejar a absolvição.
Jesus disse que todos nós iremos comparecer diante do tribunal de Deus no Juízo Final e ali o Senhor não aceitará desculpas e sim julgará conforme nossas atitudes (Mateus 25.31-44). A melhor coisa que podemos fazer é pedir perdão enquanto é tempo oportuno.
Você confessa seus pecados?
Jesus te ama e te perdoa!

__________________________________________

ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse 

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp