O Jesus Apocalíptico

-Tema: APOCALIPSE


Apocalipse 1.8 “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”.

-Introdução: O Senhor Jesus sempre disse para os seus discípulos quem Ele é para que o conhecessem. Quando o Messias veio ao mundo, viveu de forma humilde desde seu nascimento numa manjedoura até sua morte numa cruz. Mas quando Jesus voltar, Ele virá em glória e majestade nas alturas, mostrando seu poder Divino. Por isso, Jesus se preocupou tanto em dizer quem é através das revelações do livro de Apocalipse.

Como você imagina Jesus?

Vamos aprender quem é Jesus no Apocalipse:

1- Fiel Testemunha: Apocalipse 1.5

A primeira descrição de Jesus no Apocalipse é como Fiel Testemunha.
Este título ensina que o Jesus Apocalíptico testemunhou toda a história da humanidade e sempre foi fiel em todas as suas promessas, por isso “se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça (Apocalipse 19.11).
Jesus é a Fiel Testemunha!

2- Filho do Homem: Apocalipse 1.13

O segundo título de Jesus no Apocalipse é Filho do Homem.
Esta expressão aparece no Novo Testamento 88 vezes. Significa “literalmente filho de Adão, (ben Adam, בן אדם), é utilizada comumente no idioma hebraico em geral para denotar um ser humano[1]. Isso mostra que o Jesus Apocalíptico é a mesma pessoa que esteve na terra e não outro ser celestial, pois “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13.8).
Jesus  é o Filho do Homem!

3- Filho de Deus: Apocalipse 2.18

A terceira característica apresentada sobre Jesus no Apocalipse é que é Filho de Deus.
O filho de um rei tem todos os direitos e recebe a autoridade de um rei. Assim o Jesus Apocalíptico assume o poder Divino que lhe foi outorgado como Filho de Deus (Mateus 28.18).
Jesus  é o Filho de Deus!

4- Princípio da Criação de Deus: Apocalipse 3.14

A quarta descrição de Jesus no Apocalipse é o Princípio da Criação de Deus.
Esta expressão não significa que Jesus seja apenas uma criatura privilegiada, mas sim que Ele é antes de todas as coisas, “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis ... Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Colossenses 2.16). O Jesus Apocalíptico é o Criador de todas as coisas.
Jesus é o Princípio da Criação de Deus!

5- Leão da Tribo de Judá: Apocalipse 5.5

Este termo é uma profecia referente a Jesus, que viria da tribo de Judá. O leão é um símbolo de força e realeza, por isso Jacó profetizou que "Judá é um leãozinho" (Gênesis 49:9). As tribos de Israel tinham bandeiras de batalha que os exércitos iam ao combate empunhando suas flâmulas. E Judá tinha um leão na sua bandeira como símbolo de que o Senhor ia adiante deles.
Jesus é o Leão da Tribo de Judá!

6- Cordeiro de Deus: Apocalipse 5.6 e 6.1

Jesus é chamado de Cordeiro 31 vezes no Apocalipse.
O propósito deste título é mostrar o sacrifício de Jesus pelo perdão dos pecados da humanidade. O povo de Israel apresentava a Deus um cordeiro para receber o perdão de pecados a cada ano, mas Jesus se entregou “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção (Hebreus 9.12).
Jesus é o Cordeiro de Deus!

7- Filho Varão: Apocalipse 12.5

A mulher no Apocalipse representa a Igreja e Jesus é chamado de o Filho Varão. O objetivo é expressar sua força ao “reger todas as nações com cetro de ferro”. Também mostra que veio de Deus e está nos céus, pois “o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”.
 Jesus é o Filho Varão!

8- Senhor dos senhores: Apocalipse 17.14

O Jesus Apocalíptico é o Senhor dos senhores. Este título mostra que embora existam muitos senhores e pessoas importantes neste mundo, ninguém é tão grande como Jesus. No Apocalipse Jesus revela sua grandeza e majestade.
Jesus é o Senhor dos senhores!

09- Verbo de Deus: Apocalipse 19.13

Um verbo é uma palavra que representa ação. Quando diz que Jesus é o Verbo de Deus, significa que Jesus é a expressão da Palavra de Deus e a força que traz a ação Divina sobre o mundo desde o “princípio era o verbo e o verbo era Deus” (João 1.1).
 Jesus é o Verbo de Deus!

10- Rei dos reis: Apocalipse 19.16

O décimo título de Jesus no Apocalipse é Rei dos reis. Durante os últimos tempos Jesus quando o anticristo tentar se levantar como rei sobre todas as nações e fracassará quando se manifestar o verdadeiro Rei dos reis que é o Jesus Apocalíptico.
Jesus é o Rei dos reis!

11- Raiz de Davi: Apocalipse 22.16ª

A origem do Jesus Apocalíptico é da família de Davi que tinha uma promessa de reinado eterno sobre o trono de Israel. Através de Jesus isto se cumpriu quando veio ao mundo numa família da linhagem de Davi tanto do lado de Maria como de José, seus pais terrenos.
Jesus é a Raiz de Davi!

12- Estrela da Manhã: Apocalipse 22.16b

Segundo a profecia de que “o povo que andava em trevas viu uma grande luz” (Isaías 9.2), o Jesus Apocalíptico é a brilhante estrela da manhã que traz luz à humanidade.
Jesus é a Estrela da Manhã!

O Jesus Apocalíptico é Deus Revelado!

CONCLUSÃO 

Apocalipse 22.13 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”
O Jesus Apocalíptico é muito mais do que mostrou quando esteve na terra. Ele virá mostrando todo o seu poder, para julgar e fazer justiça. Jesus não é mais o Cristo sofredor e sim o Messias Vencedor. Então precisamos aprender a imaginar Jesus de uma forma muito maior do que as falsas ‘imagens’ mostram, para O reconhecermos quando voltar.




[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Filho_do_Homem
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp