Recompensas de Deus

-Tema: FIDELIDADE


Mateus 6.2-18
-IntroduçãoExistem coisas boas que fazemos e ninguém percebe. Um erro, entretanto, se torna notório e somos cobrados imediatamente. Sabendo disso Jesus ensinou a fazer as coisas para Deus “e não para homens” (Colossenses 3.23) esperando que somente Deus veja. Por isso, Jesus garantiu que o Senhor recompensa os seus filhos.

O que é uma recompensa?

Vamos aprender o que Jesus ensinou que devemos fazer em secreto esperando de Deus a recompensa:

1-DOAR > Prosperidade: v.2-4

A doação é a primeira coisa que Jesus ensinou que devemos fazer em secreto.
Jesus via os fariseus entregando suas ofertas, dízimos e dando esmolas para exibir sua religiosidade. Por isso o Mestre exaltou a viúva pobre que doou pouco, mas era tudo o que possuía (Marcos 12.41,42). Também disse que qualquer que dar um copo de água recebe a recompensa (Mateus 10.42). Deste modo o Senhor mostrou que sabe a intenção de cada coração.
Quando doamos qualquer coisa para uma pessoa ou para a obra de Deus, pensando em fazer o melhor para Deus, em gratidão por tudo que o Senhor tem feito por nós, então somos recompensados.
A recompensa de quem doa secretamente é a prosperidade.
Você tem doado e ninguém vê?
Deus te vê e te recompensa!

2- ORAR > Intimidade: v.5,6

A segunda coisa que Jesus ensinou a fazer secretamente é a oração.
Os fariseus também oravam publicamente para mostrar sua religiosidade. Jesus contou que Deus prefere ouvir a simples oração de um publicano pecador do que de um fariseu arrogante (Lucas 18.10-14). A oração deve ser feita em lugar privado diretamente para Deus que ouve e não apenas em público para que as pessoas vejam. Deste modo Jesus ensinou a orar dentro de um quarto para estar em concentração total e sozinho com Deus.
A vida de oração produz intimidade com Deus, pois “a intimidade do Senhor é para os que o temem” (Salmos 25.14). Orar não é apenas falar com Deus, mas conversar com o Senhor ouvindo sua voz e respondendo ao seu chamado. Orar também não é apenas pedir algo a Deus e sim oferecer o louvor e gratidão ao Senhor.
A recompensa de quem ora em secreto é intimidade com Deus.
Você tem orado?
Deus ouve sua oração!

3-JEJUAR > Poder: v16-18

O jejum é a terceira coisa que Jesus ensinou a fazer secretamente.
Esta era outra prática comum entre os fariseus (Mateus 9.14). Contudo faziam isso para aparecer um diante do outro mostrando uma falsa piedade. Por isso Jesus disse que “eles já receberam a recompensa” (v.16) de ser reconhecidos diante dos homens por sua religiosidade.
O jejum não é apenas abstinência de alimento, mas uma dedicação tão intensa que coloca sua vida espiritual acima das necessidades básicas do corpo. É uma forma de se manter vigilante, mortificando as vontades da carne para fortalecer o espírito (Marcos 14.38). Jesus disse que existem coisas que só podem ser vencidas com jejum e oração (Marcos 9.29).
A recompensa de quem jejua em secreto é receber o poder de Deus.
Você tem jejuado?
Busque o poder de Deus!

Há uma recompensa pra você!

CONCLUSÃO

Semelhante a um cartão de créditos que vai acumulando pontos para depois ser resgatado em prêmios, assim Deus vê cada uma de nossas ações para recompensar devidamente.
Deus recompensa:
       -a doação com prosperidade;
       -a oração com intimidade;
       -o jejum com poder.
Ninguém reconhece o que você faz?
Deus te vê em secreto e te abençoará!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp