O que Deus nunca esquece

Tema: MOTIVACIONAL


“lembra-te de mim, Deus meu”
Neemias 1.8; 5.19; 6.14; 13.14,22,29,31

Introdução: A memória Divina é capaz de registrar tudo na história da humanidade. Não há limites para o conhecimento de Deus sobre cada detalhe do universo, desde uma folha de uma árvore até o nascimento de uma criança (Salmos 139.13,14).
Neemias foi um servo dedicado a Deus que trabalhou na reconstrução dos muros de Jerusalém. Como copeiro do rei Artaxerxes, presenciou muitas pessoas pedindo favores ao rei que se lembrasse de decretos ou promessas feitas a seus súditos. Por isso, durante sua luta pela reconstrução da cidade, frequentemente erguia a voz para pedir a Deus que se lembre dele. Este pedido de Neemias nos ajuda e compreender algumas coisas que Deus nunca esquece.

Você sabe o que Deus lembra?

Vamos refletir no livro de Neemias onde traz a expressão “lembra-te” sete vezes e aprender o que Deus nunca esquece:

1- Deus não se esquece de Suas Promessas 

Neemias 1.8 “Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos”

A primeira coisa que Deus nunca esquece é de suas promessas.
Neemias sabia que a situação do povo de Israel no cativeiro era consequência de sua desobediência e que Deus os havia avisado de tudo. Por isso Neemias declara que sabe que Deus nunca se esquece de suas promessas.
O Senhor Deus se lembra de tudo que promete e garante que “velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jeremias 1.12). Jesus confirmou isso dizendo que “passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Lucas 21.33).
Está esperando uma promessa de Deus?
Deus se lembra do que te prometeu!

2- Deus não se esquece de Seus Servos 

Neemias 5.19 “lembra-te de mim para meu bem, ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo”

A segunda coisa que Deus nunca esquece é de seus servos.
Neemias estava lutando pelo seu povo e como líder experiente sabia que as pessoas têm memória curta e logo se esquecem das coisas boas que foram feitas, mas o seu Deus não se esqueceria dele. Então Neemias pede ao Senhor que se lembre dele e de tudo o que fez pelo seu povo.
Saber que Deus se lembra de nós é um conforto quando pensamos que estamos sozinhos, pois “acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Isaías 49.15). Se você pensa que está só e que ninguém se lembra de você, saiba que o Senhor nem pisca pra cuidar de você até quando está dormindo (Salmos 121.4,5).
Você pensa que está sozinho?
Deus se lembra de você!

3- Deus não se esquece os nossos Inimigos 

Neemias 6.14 “Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, no tocante a estas suas obras, e também da profetisa Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me”

A terceira coisa que Deus nunca esquece é de seus inimigos.
Havia dois homens que eram uma pedra no sapato de Neemias. Sambalate e Tobias se aliaram para tentar atrapalhar a reconstrução de Jerusalém. Neemias pede a Deus para se lembrar deles e entrega estes homens nas mãos de Deus para que o Senhor os castigue.
Da mesma forma que Deus não se esquece de seus servos, também se lembra de seus inimigos. A Palavra de Deus avisa que “não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas” (Salmos 105.15). Quando alguém se levanta contra nós, não precisamos ter medo e “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12.19). Quem mexe com o servo de Deus está procurando problema e não sabe que se torna inimigo de Deus quando luta contra os seus filhos.
Alguém está te perseguindo?
Deus vai te livrar de seus inimigos!

4- Deus não se esquece das Boas Obras 

Neemias 13.14 “Por isto, Deus meu, lembra-te de mim e não apagues as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e para o seu serviço”

A quarta coisa que Deus nunca esquece é das boas obras de seus servos.
Neemias havia deixado tudo que tinha para dedicar um longo tempo pela restauração da cidade santa. Assim como o rei registrava os feitos heroicos de seus valentes recompensando a cada um, Neemias pede a Deus que se lembrasse de suas obras. Também como bom administrador sabia registrar todos os relatórios de cada obra realizada (Neemias 7.5 e 13.13), por isso acreditava que Deus também tinha conhecimento de tudo que fazia.
Jesus disse que no julgamento final “retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mateus 16.27) ) e afirma que os servos de Deus, “as suas obras os acompanham” (Apocalipse 14.13). O livro de Apocalipse ilustra isso dizendo que no céu há livros de registros das obras de cada um (Apocalipse 20.12). As atitudes das pessoas determinam o seu futuro e (II Coríntios 11.15). Isso não significa que a salvação seja pelas obras “porque pela graça sois salvos... não de obras” (Efésios 2.8,9), mas um dos objetivos da salvação é “para boas obras” (Efésios 2.10).
O que você tem feito de bom?
Quem é de Deus pratica as obras de Deus!

5- Deus não se esquece de Sua Misericórdia 

Neemias 13.22 “Também mandei aos levitas que se purificassem e viessem guardar as portas, para santificar o dia de sábado. Também nisto, Deus meu, lembra-te de mim; e perdoa-me segundo a abundância da tua misericórdia”

A quinta coisa que Deus nunca esquece é da sua misericórdia.
Neemias havia feito uma viagem a trabalho e quando voltou a Jerusalém viu que as pessoas estavam desobedecendo a lei de Deus, principalmente o preceito do sábado que foi a causa que os levou à destruição, quebrando a aliança dos mandamentos.
Neemias ficou desapontado quando viu que as pessoas estavam cometendo os mesmos erros e que depois de tanto lutar para reestruturar tudo, as pessoas estavam deixando de cultuar a Deus para fazer negócios no dia descanso. A atitude de Neemias foi radical mandando fechar as portas de Jerusalém todos os sábados e que todos fossem adorar a Deus. Neste momento percebeu que o povo é fraco e por isso pediu a Deus perdão e misericórdia pela sua vida e por seu povo.
Misericórdia significa a ‘miséria do coração’ e tem o sentido de se colocar no lugar do outro, dar mais uma chance e perdoar sempre. Sem a misericórdia de Deus estaríamos condenados, pois “as misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã” (Lamentações 3.22,23). Precisamos pedir perdão a Deus todos os dias sabendo que “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1.9). Deus é tão misericordioso que se esquece de nossos pecados ao nos perdoar e “lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar (Miquéias 7.19).
Você já confessou seus pecados?
Deus te perdoa quando confessa e se arrepende!

6- Deus não se esquece da Sua Aliança 

Neemias 13.29 “Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também a aliança sacerdotal e levítica”

A sexta coisa que Deus nunca esquece é da sua aliança.
Alguns levitas e sacerdotes haviam quebrado seu voto de consagração e se casado com mulheres estrangeiras, o que era considerado uma mistura impura para homens consagrados a Deus, porque estas mulheres traziam consigo o culto de outros deuses e ídolos pagãos (Neemias 13.23-28). Neemias ficou irritado com isso e chegou a expulsar estas mulheres ímpias do meio do povo fazendo os levitas e sacerdotes reafirmarem sua aliança com Deus. Com este ato Neemias acredita que Deus não se esqueceu de sua aliança com seu povo.
Embora muitas pessoas quebrem seu compromisso com Deus, o Senhor “lembrar-se-á sempre da sua aliança” (Salmos 111.5) com seus servos. A Palavra de Deus promete que até “os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida” (Isaías 54.10). Quando fazemos um voto com Deus precisamos cumprir (Eclesiastes 5.2) e manter nosso compromisso com o Senhor. Através de Jesus Cristo, Deus “enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança” (Salmos 111.9) que nunca pode ser anulada.
Você tem uma aliança com Deus?
Deus tem uma aliança com você!

7- Deus não se esquece das CONTRIBUIÇÕES

Neemias 13.31 “como também o fornecimento de lenha em tempos determinados, bem como as primícias. Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu bem”

A sétima coisa que Deus nunca esquece é das ofertas.
O último ato citado por Neemias foi a restituição das contribuições, principalmente os dízimos e ofertas. Preocupou-se com cada detalhe, até com a lenha para manter a Casa de Deus iluminada. Sem os dízimos e as ofertas os sacerdotes não poderiam ministrar e os levitas até já tinham voltado para seus campos (Neemias 13.10), então Neemias reuniu os “os levitas e os cantores e os restituí a seus postos (Neemias 13.11) fazendo com que “todo o Judá trouxe os dízimos” (Neemias 13.12). Neemias termina seu livro pedindo ao Senhor que se lembre dele.
Quando contribuímos com a obra do Senhor de coração, Deus “lembre-se de todas as tuas ofertas” (Salmos 20.3). A única coisa que a Palavra de Deus nos permite provar a Deus é quando somos fiéis nos dízimos pedindo a Deus para “abrir as janelas do céu (Malaquias 3.10). Provar a Deus significa lembra-lo de sua promessa, pedindo que envie a provisão.
Jesus disse que até um copo de água que damos a alguém em seu nome seria lembrado com promessa (Marcos 9.41) e qualquer esmola que dermos tem recompensa (Mateus 6.9). Quando a mulher que lhe ofereceu uma oferta de amor, seria “contado o que ela fez, para memória sua (Marcos 14.9). Se você tem sido fiel nos dízimos e ofertas, saiba que Deus não se esquece de seu esforço.
Você tem contribuído com a obra de Deus?
Deus se lembra de sua fidelidade!

Deus não se esquece de você!

CONCLUSÃO

A expressão de Neemias sete vezes pedindo a Deus que se lembrasse dele, nos ensina que Deus realmente tem uma memória infalível. Certamente este homem de Deus, diante das dificuldades, primeiro erguia a voz a Deus e pedia ao Senhor que se lembrasse com sua justiça.

Com Neemias aprendemos que Deus se lembra:
-das suas promessas para cumprir;
-de seus servos a quem ama;
-dos nossos inimigos para nos livrar;
-das nossas obras para nos recompensar;
-da Sua misericórdia para nos perdoar;
-da Sua aliança para nos resgatar;
-das nossas contribuições para nos prosperar.

O que você pediria que Deus se lembrasse?
Deus não se esquece de nada!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp