Uma Igreja Espiritual

-Tema: IGREJA

Efésios
-Introdução: As igrejas hoje estão sendo institucionalizadas e muitas vezes parecem mais uma empresa do que o Corpo de Cristo. Por isso precisamos procurar um modelo de igreja que seja mais espiritual do que humana para experimentar o sobrenatural de Deus sobre nossas vidas.
O apóstolo Paulo exorta a igreja em Éfeso a ser uma igreja espiritual, destacando características espirituais que não podem ser perdidas pela Igreja de Cristo.

Sua Igreja é Espiritual?

Vamos refletir em algumas características espirituais da Igreja na carta aos Efésios:


1- VISÃO Espiritual: Efésios 1.17,18

O apóstolo ora para que a igreja receba “espírito de sabedoria e de revelação” e que sejam “iluminados os olhos do coração” para que a Igreja tenha uma visão espiritual. A instituição humana tem visão empresarial e de atividades terrenas, mas a verdadeira Igreja de Cristo tem uma visão espiritual de tudo o que acontece. A luz de Deus ilumina os seus servos para ver o que o mundo não consegue enxergar.
A Igreja precisa ter visão espiritual! 

2 – VONTADE Espiritual: Efésios 2.3

Os projetos da Igreja devem ter um propósito espiritual e não humano apenas. Os interesses da comunidade de fé devem ser voltados para agradar a Deus. A vontade espiritual não é carnal. O que muitas vezes impede a vontade de ser orientada pelo Espírito é a dureza de coração (Efésios 4.17-19), mas pelo poder da Palavra é quebrantado e aprende a vontade de Deus (Efésios 2.20-22).
A Igreja precisa buscar a vontade de Deus!

3- AMOR Espiritual: Efésios 3.16-19

Se Deus é amor (I João 4.8), então quem tem Deus no coração, vive cheio de amor. O amor na igreja não é apenas um sentimento de afinidade pelas pessoas. Muito mais que isso, o amor é obedecer a Deus e amar o seu próximo como a si mesmo. O amor carnal é passageiro e mundano, baseado nos interesses pessoais. O amor espiritual vem de Deus que nos “amou primeiro” (I João 4.19) e nos ensina a amar independente de receber algo em troca. Quando a igreja ajuda ao próximo e promove ações de caridade ou trabalhos missionários, está ensinando a amar de maneira espiritual.
A Igreja necessita de um amor espiritual!

4- UNIÃO Espiritual: Efésios 4.1-6

A união da Igreja vai muito além da unidade física através de uma reunião onde todos estão juntos. Quando somos unidos espiritualmente, significa que mesmo que estejamos longe um do outro, desejamos estar juntos na presença do Senhor. Para haver uma verdadeira união espiritual é preciso que cada um assuma seu papel no corpo de Cristo (Efésios 4.11-14), não dar lugar ao diabo (Efésios 4.27) e falar sempre palavras espirituais (Efésios 4.29).
A Igreja deve promover união espiritual de seus membros!

5- LUZ Espiritual: Efésios 5.8-13

Quando estávamos no mundo, andávamos em trevas, mas agora recebemos a luz de Deus para iluminar o mundo (Mateus 5.14-16). A Igreja precisa ser conhecida não apenas pela beleza de seus templos, sua música ou eventos que promove e sim pelo brilho de Cristo em vidas transformadas. A luz espiritual da Igreja brilha longe quando envia missionários para pregar em outras terras. O testemunho de vida ilumina a vida da Igreja.
A Igreja é uma luz espiritual neste mundo!

6- FAMÍLIA Espiritual: Efésios 5.33 a 6.4

A Igreja não é um clube social onde as pessoas se encontram para festas, porque a Igreja é a “família de Deus” (Efésios 2.19). Na igreja as famílias se reúnem em momentos mais importantes de sua vida, desde a apresentação de um recém nascido, aniversários, datas comemorativas, oração por enfermos e até para velórios. As famílias da igreja formam uma grande família espiritual. O ambiente da Igreja deve ser familiar, onde todos sintam alegria e vontade de ficar juntos.
A Igreja deve ser uma família espiritual!

7- BATALHA Espiritual: Efésios 6.10-18

Existe uma guerra travada das trevas contra a luz. Esta batalha espiritual é guiada pelo grande General Jesus Cristo e a Igreja é o seu quartel onde treina seus soldados. Quando a Igreja percebe que vive numa luta espiritual, deixa de lutar humanamente para vencer os inimigos invisíveis nas trevas. Através da armadura de Deus, cada membro da Igreja deve ser capacitado e armado para se defender nesta luta espiritual.
A Igreja vive em batalha espiritual!

A Igreja precisa ser Espiritual!

CONCLUSÃO

Precisamos fazer de nossas igrejas um lugar mais espiritual do que social. Para isso precisamos aprender a ver as coisas espiritualmente pedindo discernimento ao Espírito Santo, passar a ter uma vontade espiritual e não buscar os interesses pessoais, amar espiritualmente de maneira incondicional, ser unidos espiritualmente com nossos irmãos, dar testemunho de vida para iluminar o mundo, viver com os irmãos como uma família espiritual e lutar espiritualmente e nunca contra as pessoas.
Vamos ajudar a Igreja ser mais espiritual!



Uma pesquisa histórica que analisa a prática da evangelização cristã até o final do segundo século, buscando descobrir elementos da organização da Igreja, dos modelos de discipulado e de capacitação dos novos convertidos e das lideranças cristãs. A questão de fundo é como se dava a evangelização e o crescimento da igreja a partir dos primeiros cristãos com reflexões para a Igreja contemporânea.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp