Coisas para um casal fazer juntos

-Tema: FAMÍLIA


Atos 18.1-3, 18, 26

-Introdução: Priscila e Áquila, um casal da Bíblia que todas as cinco vezes que são citados seus nomes aparecem associados demonstrando que sempre estavam juntos. Não havia como falar de Priscila sem lembrar-se de Áquila e não tinham como pensar em um sem o outro (Romanos 16.3).
A união no casamento é algo primordial e indispensável. O próprio casamento já é uma união. Então mesmo que o casal tenha dificuldades para passar muito tempo juntos, precisam estar unidos o suficiente para vencer a distância ou o tempo sentindo-se munidos em amor.

Como manter a união no casamento?

Vamos refletir três coisas que Priscila e Áquila fizeram juntos e aprender lições sobre a união no casamento:

1- SOFRER juntos

Atos 18.2 “encontrou certo judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles”

A primeira coisa que um casal precisa estar preparado para fazer juntos é sofrer. O sofrimento pode ser desde um pequeno aborrecimento até uma grande perca.
Priscila e Áquila moravam em Roma e o imperador Cláudio expulsou todos os judeus, por isso tiveram que vir para Corinto onde conheceram o apóstolo Paulo. Esta mudança repentina gerou dificuldades para este casal, mas segundo o texto, eles enfrentaram tudo juntos.
Priscila e Áquila estavam acostumados a enfrentar perigos juntos. Certa vez o apóstolo Paulo disse que “Priscila e Áqüila, ...,os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço” (Romanos 16.3,4). Eles quase perderam a cabeça por amor a obra de Deus. Isso mostra sua disposição de lutar juntos por um mesmo objetivo.
Não podemos decidir que não vamos enfrentar sofrimentos em nossas vidas, mas podemos escolher lutar juntos, um pelo outro, pois “melhor é serem dois do que um” (Eclesiastes 4.9).
Você e seu cônjuge estão dispostos a sofrer juntos?
Todas as dificuldades podem ser vencidas com amor!

2- TRABALHAR juntos

Atos 18.3 “posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas”

Outra marca interessante na vida do casal Priscila e Áquila é que trabalhavam juntos na profissão de fazedor de tendas e provavelmente ensinaram o ofício para o apóstolo Paulo. Este foi um tipo de trabalho que podiam exercer em qualquer lugar que fossem pregar o evangelho além de garantir seu sustento. O apóstolo Paulo lhes chama de “meus cooperadores” (Romanos 16.3) porque lhe ajudaram muito em seu ministério.
Naquele tempo as diferenças entre funções do homem e da mulher eram maiores ainda do que nos dias atuais. Mesmo assim, Priscila e Áquila souberam vencer estas dificuldades para aprender a trabalhar juntos. O que unia os dois era o mesmo objetivo ou missão. Quando a Bíblia fala de submissão, está se referindo a estar sob uma mesma missão.
Muitas famílias bem sucedidas começaram através da união do casal em busca de seus sonhos. Esta união nas tarefas não significa sempre fazer a mesma coisa, pois mesmo fazendo coisas diferentes, é possível seguir um mesmo propósito. Não adiantaria estar junto fazendo a mesma coisa se um competir com o outro. A união deve ser de coração e propósito mais do que de atividades.
Você e seu cônjuge estão trabalhando por um mesmo ideal?
Lutem em conjunto para vencer em família!

3- SERVIR a Deus juntos

Atos 18.18 e 26 “Paulo, havendo permanecido ali ainda muitos dias, por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áqüila. ... Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus”

A segunda característica que vemos em Priscila e Áquila é que serviam a Deus juntos. Assim que receberam a Palavra de Deus através do apóstolo Paulo, tornaram-se servos de Jesus Cristo. Sua vida com Deus era tão intensa que chegaram a ter uma igreja em sua casa “Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles” (I Coríntios 16.19). Sua vida espiritual começava dentro das quatro paredes de seu lar e ia anunciando o evangelho até os confins da terra (Romanos 16.5).
O ministério de Priscila e Áquila era discipular pessoas. Neste texto vemos que Paulo os levou para ser seus discípulos e depois os deixou quando já podiam andar sozinhos. Logo em seguida ao conhecerem Apolo e percebendo que deseja servir a Deus, o casal Priscila e Áquila o levaram para sua casa para um trabalho de discipulado. Através deste acompanhamento que Apolo recebeu, tornou-se um grande pregador do evangelho.
Aqui está a veia que alimenta o casamento para superar todas as dificuldades. Servir a Deus juntos significa cultuar, orar, ler a Palavra, bem como exercer ministérios juntamente ou no mínimo com apoio mútuo para declarar “eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).
Você e seu cônjuge estão servindo a Deus juntos?
Busque a Deus em família fazendo de seu lar um altar!

A união faz o casamento!

CONCLUSÃO

O nome Priscila vem de Prisca (II Timóteo 4.19) que significa digno ou venerável. Já o nome Áquila tem o sentido de águia[1]. Este casal nos ensinou muito sobre sua unidade tanto no sofrimento, como no trabalho e principalmente servindo ao Senhor.
Todo casamento precisa ser uma verdadeira união entre o homem e a mulher, mais do que apenas viverem juntos. A união se torna mais forte quando estão dispostos a sofrer tudo juntos dividindo suas dores um com o outro. Também no trabalho e lutas buscando sempre um objetivo comum (comum = como um). Mais ainda quando o casal busca a Deus juntos, conseguem vencer tudo com a força que vem do Senhor.
Você e seu cônjuge estão unidos no sofrer, no trabalho e no servir ao Senhor?

A cada situação é uma oportunidade para fortalecer a união no casamento!



[1] https://pt.scribd.com/doc/78305857/Estudo-de-Priscila-e-Aquila

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp