Interpretação de Sonhos

Tema: SONHOS

estudo bíblico sobre sonhos

“Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho" Gênesis 40.8

-Introdução: O que é um sonho? A palavra sonho tem dois significados: o sonho que é uma visão noturna e o sonho que a pessoa imagina mesmo acordado. Um tipo de sonho é de olhos fechados e outro de olhos abertos. Todos os dois tipos de sonhos são importantes para a vida de qualquer pessoa, desde que sejam compreendidos corretamente.
Homens de Deus como José e Daniel tiveram o dom de interpretar sonhos e de administrar grandes projetos como um sonho de Deus. De nada adiantaria ficarem somente sonhando se não lutassem por seus ideais. Por isso precisamos aprender tanto a entender os sonhos que recebemos como gerenciar nossa própria vida em busca de nossos sonhos e objetivos.

Você sonha?

Vamos aprender um pouco mais sobre sonhos:

1- SONHAR DORMINDO 

Jeremias 23.28 “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? — diz o SENHOR”

O primeiro tipo de sonho é com olhos fechados. Um sonho é uma série de pensamentos, imagens ou emoções que ocorrem durante o sono. Durante o sonho parece que estamos vivendo uma realidade.

Os sonhos podem ser de origem:
- Sonho Natural ou humana (Eclesiastes 5.3), Pode ser fruto da imaginação ou até mesmo lembranças do passado que veem à tona do subconsciente para a mente.
- Sonho Divino (Gênesis 28.12), Deus usa sonhos para se comunicar com o homem (Números 12.6), como fez com Faraó (Gênesis 41.1-10), Jacó (Gênesis 31.10-11), Salomão (1Rs 3.5) e tantos homens de Deus.
- Sonho Maligno (Deuteronômio 13.1-2; Jr 23.32), o inimigo tenta perturbar as pessoas com visões más. Contudo o diabo não pode fazer nada sem a permissão de Deus (Jó 1.6-12). Então se você vir algo maligno é para desmentir Satanás e destruir suas obras (I João 3.8).

Sonhos naturais são como a palha que logo o vento leva e perece. Mas sonhos espirituais são revelações de Deus que devem ser levadas a sério, tanto para ser repreendido se for algo maligno (Tiago 4.7), como confirmar um aviso de Deus (Mateus 2.12,22).

Como saber se um sonho é de Deus?

Para entender um sonho é preciso:

a)     Oração: I Coríntios 2.14
Assim que acordar de um sonho, ore a Deus pedindo revelação de seu significado espiritual ou entendimento se foi apenas fruto de preocupações da mente. Se for preciso tire um tempo para oração (Daniel 2.16).

b)     Leitura da Bíblia: Mateus 22.29
Se sentir quer o sonho foi de origem espiritual, procure ler na Palavra de Deus procurando significado de tudo que foi visto. Se for de Deus haverá alguma base bíblica para explicar “porque a Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hebreus 4.12).

c)     Discernimento Espiritual: Daniel 2.28
Se o sonho for espiritual, somente o Espírito Santo pode dar o significado. A interpretação de um sonho nem sempre é literal ou da forma como foi visto no sonho. Não podemos cair em misticismo estabelecendo regras de interpretação como, por exemplo, listas de significados (Daniel 2.9).

Sonhos espirituais são muito claros (Gênesis 37.5-10) e inesquecíveis, trazendo preocupação por sua seriedade (Daniel 2.1 e 4.5, 19). Mas sua interpretação varia segundo a “multiforme graça de Deus” (I Pedro 4.10).
Deus se revela através de sonhos!

2- SONHAR ACORDADO 

Salmos 126.1 “quando o Senhor restaurou a sorte de Sião ficamos como quem sonha”

O segundo tipo de sonho é com olhos abertos. Sonhos também são desejos do nosso coração (Salmo 37.4), planos e projetos para o futuro. Deus revela seus planos para seus servos (Amós 3.7) trazendo ao coração o que vem de Deus (Isaías 55.9,10).

Algumas características de um sonho que vem de Deus são:

a) Os sonhos de Deus trazem glória a Deus

Se você tem um sonho, mas a sua realização não vai glorificar o Senhor, peça a Deus para tirar do seu coração ou restaurá-lo, para que ele volte a ser exatamente como é no coração de Deus (Isaías 42.8).

b) Os sonhos de Deus jamais serão frustrados

Os propósitos de Deus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado (Jó 42.2). Na Bíblia, quando alguém recebia uma revelação, era simples saber se vinha ou não de Deus. Se acontecesse, é porque era de Deus; se não, é porque não era.

c) Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus

Todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo em sua vida (Eclesiastes 3.1). Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis (Lucas 1.37). Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos.

Antes de definir um projeto para sua vida, é necessário buscar a orientação de Deus e compreender que a vontade de Deus é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.1), mas a vontade do homem nem sempre é boa, é imperfeita e desagradável. Por isso é importante buscar o conhecimento dos planos de Deus para nossas vidas (Jeremias 29.11-13) e apresentar tudo a Deus em oração.
Para construir um sonho de acordo com a vontade de Deus, é preciso saber que os planos humanos podem falhar (Provérbios 14.12 e 16.1-3), o que é possível pertence a nós e devemos lutar pelos ideais (Eclesiastes 9.10), mas o que é impossível pertence a Deus (Jeremias 32.27).
Busque os sonhos de Deus pra você!

Deus tem sonhos para você!

CONCLUSÃO 

I Coríntios 14.33  “porque Deus não é de confusão, e sim de paz”

Seja de olhos fechados ou abertos, se o sonho for de Deus trará paz em seu coração e nunca ficará confuso. Esta certeza no íntimo é fruto da verdadeira fé (Hebreus 11.1) que não pode ser abalada (Salmos 125.1).
Certa vez ouvi que ‘um homem sem sonhos é um homem morto’ e realmente compreendo que muitas pessoas estão sem vida porque não conseguem mais sonhar com o futuro.
Peça a Deus que te revele sonhos espirituais com entendimento espiritual e apresente seus sonhos e projetos na presença do Senhor para que sejam confirmados por Deus (Salmos 9.17).
Apresente a Deus os seus sonhos e receba o sonhos de Deus!


e-book interpretação de sonhos

Interpretação de Sonhos

Aprenda a entender os significados dos sonhos de acordo com a Bíblia.
Os sonhos podem ser naturais ou sobrenaturais, mas para quem sonha sempre tem algum sentido importante. Ignorar os sonhos é como não prestar atenção a avisos de nossa mente ou do próprio Deus para nossas vidas.
Somos convidados a buscar o discernimento de uma forma madura, sem extremismos para entender o significado dos sonhos orientados pelo Espírito Santo. Vamos sonhar!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp