Os sonhos de José

Tema: SONHOS

pregação sobre sonhos

Mateus 1.18-25; 2.13,19,22

Introdução: José, noivo de Maria, era um sonhador. Um homem cheio de expectativas. Nestes textos vemos várias vezes a palavra sonho, mas também percebemos que se tratava de alguém cheio de planos ou sonhos para sua vida.
Sonhar é uma capacidade que Deus deu ao ser humano. A vida é feita de sonhos. Nossos objetivos nos motivam a continuar e prosseguir mais adiante.

Qual é o seu sonho?

Vamos aprender com José sobre três tipos de sonhos:

1- Os Sonhos da vida: v.18,19

Os primeiros sonhos da vida de José eram seus planos pessoais com Maria sua noiva. Se eles estavam desposados, significa que sonhavam em ter uma família, uma casa, filhos e tudo mais que um casal deseja ter. Mas quando José soube que sua noiva estava grávida, parecia que seus sonhos foram por água abaixo. Por um momento foi uma grande frustração, até entender que se tratava de um propósito de Deus.
Se seus planos não acontecerem como desejava, não desanime. Continue sonhando e lutando até alcançar. No tempo certo você vai conseguir.
Apresente seus sonhos diante de Deus!

2- Os Sonhos naturais: v.20, 2.13,19,22

Além dos sonhos da vida, José também tinha o hábito de dormir e sonhar, mas não eram apenas sonhos comuns e sim visões reveladas de Deus.

Deus falou com José em sonho quatro vezes:
-v.1.20: em sonho o anjo avisa que o filho que Maria esperava era de Deus;
-v.2.13: em sonho o anjo manda José ir para o Egito com sua família;
-v.2.19,20: em sonho o anjo avisa José que pode voltar para Israel;
-v.2.22,23: em sonho José é avisado para ir morar em Nazaré.

Assim como a vida de José era conduzida por sonhos, peça a Deus que dirija seus passos te mostrando o que deve fazer e para onde deve ir.
Deus fala através de sonhos!

3- Os Sonhos de Deus: v.21-25

Embora o sonho da vida de José em se casar e constituir família, não aconteceria naquele momento, sua vida passou a ser conduzida por sonhos. José compreendeu que era preciso se cumprir primeiro os sonhos de Deus. Tudo o que estava acontecendo era para que participasse de um sonho muito maior que não era seu, mas fazia parte do plano de Deus em salvar a humanidade (v.1.20-23).
José esperou e obedeceu a ordem de Deus (v.1.24), mas no tempo certo conseguiu realizar o seu sonho (v.1.25). Casou-se e teve filhos (Marcos 6.3). Teve uma família abençoada. Leia A família de Jesus.
Os sonhos de Deus não falham!

Você é livre para sonhar!

CONCLUSÃO

Deus escolhe pessoas sonhadoras para fazer parte de seus sonhos. Por isso escolheu José para realizar o maior sonho de todos. Talvez você tenha sonhos para sua vida e ainda não aconteceram, mas no tempo certo vão se realizar. Peça a Deus que te revele sonhos e planos maiores para sua vida e te oriente o que deve fazer em cada passo.
Acima de tudo obedeça ao sonho de Deus que o Senhor também vai realizar os seus sonhos, pois “agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração” (Salmos 37.4). Seja um sonho para seu futuro, um sonho que teve em visão ou um sonho de Deus, prossiga em busca de seus sonhos.

O sonho de Deus é melhor!


e-book interpretação de sonhos

Interpretação de Sonhos

Aprenda a entender os significados dos sonhos de acordo com a Bíblia.
Os sonhos podem ser naturais ou sobrenaturais, mas para quem sonha sempre tem algum sentido importante. Ignorar os sonhos é como não prestar atenção a avisos de nossa mente ou do próprio Deus para nossas vidas.
Somos convidados a buscar o discernimento de uma forma madura, sem extremismos para entender o significado dos sonhos orientados pelo Espírito Santo. Vamos sonhar!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp