Sentimentos do Natal

Tema: NATAL

bebê enrolado num mando coração

Lucas 2.8-20
Introdução: Natal é tempo de muita comemoração e festa. Uma data esperada durante todo o ano especialmente para celebrar. Contudo nem todos gostam desta época porque não sentem motivos para festejar. O nascimento de Jesus foi cheio de emoção. Desde os pais do menino Jesus, os anjos nos céus e até os animais da estrebaria forma impactados com a chegada do Salvador. Os pastores que foram convidados a testemunhar o primeiro Natal, também sentiram emoções nunca antes experimentadas.
Atualmente, a correria do mês de Dezembro traz mais ansiedade e cansaço do que quaisquer outros sentimentos positivos. Se não vigiarmos, somos envolvidos pelo consumismo e esquecemos outros valore tão importantes que podem ser desfrutados nesta época, como família, amigos e oportunidades de reconciliação.

O que você sente no Natal?

Vamos refletir nos sentimentos vividos pelos pastores e aprender o que devemos sentir no Natal:

1- TEMOR 

v.9 “ficaram tomados de grande temor”

Quando os pastores viram os anjos mensageiros do nascimento de Jesus, ficaram cheios de temor. Com aquela visão souberam que algo muito importante estava acontecendo e merecia sua atenção. Estavam dispostos a fazer o que fosse preciso para obedecer a Deus e ver a realização de sua Vontade suprema.
O Natal é tempo de grande respeito e temor a Deus. Afinal, o que seria de nós se Jesus não tivesse vindo nos salvar? Estaríamos literalmente perdidos. Temor não é medo ou pavor e sim um profundo respeito. Por isso o Natal é uma grande oportunidade de agir com mais cuidado para não errar, não ofender pessoas e principalmente não aborrecer a Deus.
Natal é tempo de Temer a Deus!

2 - ALEGRIA

v.10 “o anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo”

Os expectadores do primeiro Natal também sentiram uma alegria enorme pelo privilégio de testemunhar o nascimento do Messias. Depois das dores do parto e do chorinho do neném, aquele local humilde se encheu de brilho e alegria como nunca havia tanto na terra. Por isso o anjo deixa claro que era uma ‘grande alegria’ e não um riso qualquer.
A alegria do Natal não são as comidas ou festas e sim a presença do Salvador Jesus. Como um aniversário não pode ser comemorado sem o aniversariante, também o Natal não pode ser celebrado sem Jesus. As festas do mundo nem sempre acabam bem porque depois vêm a ressaca, as dívidas ou arrependimento de erros cometidos. Mas a festa de Jesus não tem ressentimentos e sim a alegria duradoura que não é somente um dia, mas perdura para a vida.
Natal é tempo de Alegria!

3- PAZ

v.14 “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”

Os anjos proclamaram que haveria paz na terra. Os pastores, que não podiam ir ao templo por sua profissão ser considerada impura, presenciaram o maior de todos os cultos, com anjos e principalmente a presença Deus como nunca antes. Até então o mundo estava em trevas e tristeza. Desde este momento a paz chegou pra ficar onde encontrasse lugar em corações dispostos a receber a Shalom de Deus. Sem Deus não existe paz e por isso o mundo que vivia sem Deus recebe o Salvador.
Os dias que antecedem o Natal são muito corridos e não podemos deixar de ter atenção para não cair em contradições ou enganos que podem tirar a paz da família. Sentir Paz não é viver sem problemas, mas conseguir estar bem mesmo enfrentando dificuldades. Por isso é preciso relevar muitas coisas para não perder a paz por qualquer coisa.
Natal é tempo de Paz!

4- ADMIRAÇÃO 

v.18 “todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores”

A atenção de Deus nunca esteve tão voltada para a terra como naquela noite de Belém. Tudo, desde os astros e anjos se direcionaram para Jesus. Com tanta surpresa, as pessoas que ouviram do nascimento de um Rei, mesmo numa manjedoura, foram tomados de admiração. Não queriam pensar ou falar em outra coisa além da maravilha e do brilho de uma criança tão especial. Apesar da simplicidade, havia algo de muito especial em tudo, pois em tudo havia a presença de Deus. O plano de Deus foi brilhante em trazer salvação de maneira tão simples, mas poderosa.
As comemorações de Natal são ricas de detalhes e coisas muito bonitas para chamar atenção de todos, mas nada pode ofuscar o brilho de Jesus. Mais que admirar presentes, festas e enfeites, bem como a própria história do Natal é preciso admirar Àquele que é digno de toda atenção. Devemos ver Jesus nas pessoas e admirar cada gesto ou palavra que sabemos vir da parte de Deus.
Natal é tempo de Admiração!

Natal é tempo de abrir o coração!

CONCLUSÃO

Estes são apenas alguns sentimentos que devemos cultivar no Natal, sendo que o amor é o dom supremo. Se “Deus é amor” (I João 3.8) e Jesus é o Deus encarnado, então o Amor nasceu e viveu entre nós.
Mais do que os verbos ter e fazer, devemos conjugar o ser e sentir no Natal. Deus fez isso, porque sempre teve tudo e fez todas as coisas, mas se privou de seus direitos porque sabia quem era e que sente imenso amor pelas vidas. Por isso Jesus veio e viveu entre nós. Antes mesmo de sentirmos qualquer coisa no Natal, Jesus sentiu amor por cada pecador ao ponto de se entregar por nós.

Jesus sentiu você no Natal!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp