A verdadeira Igreja de Cristo

-Tema: IGREJA


“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”
 Efésios 2.19

-Introdução: Hoje existem muitos tipos de igrejas para todos os gostos. Quem gosta de barulho ou de silêncio, tanto para os conservadores até aos mais modernos. Mas respeitando esta diversidade, qual seria a verdadeira Igreja de Cristo? A palavra Igreja (do grego EKKLESIA) tem o sentido de os chamados ou chamadores.  Portanto a Igreja é uma comunidade de pessoas que creem em Jesus como o Filho de Deus e se tornam membros desta família para caminharem juntos com Deus. Então a verdadeira Igreja de Cristo é uma família de fé e amor.


Porque preciso de uma igreja?

Vejamos alguns exemplos Bíblicos sobre a Igreja e sua importância:

1- O que nós somos de Cristo?   

I Coríntios 12.27 “vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo”

A Igreja é o Corpo de Cristo. Há aproximadamente dois mil anos atrás, Jesus andou sobre a terra, falou e tocou em pessoas. Mas hoje o Senhor continua presente através de seu corpo que é formado pelos membros da sua Igreja. Através de nós, Jesus ainda fala e toca em muitas pessoas que precisam de alívio do seu poder.
Assim como um membro do nosso corpo não pode ser cortado e sobreviver, também na Igreja quando alguém sai do corpo, logo perde sua vida espiritual. Então é muito importante fazer parte de uma Igreja.
Mas como saber se tal igreja é parte do corpo de Cristo ou não? Simplesmente pelas suas obras ou “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.15). Se tal comunidade faz as obras que Jesus faria em corpo presente, então este é um verdadeiro corpo de Cristo.
Você faz parte do corpo de Cristo!
                              

2- O que Cristo é para nós como igreja? 

Efésios 4.15 “seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”

Cristo é a cabeça da Igreja. Tudo que é feito na Igreja deve seguir a orientação de Cristo. Jesus é o Dono desta obra, a “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20.28). Então precisamos buscar ter a cada dia mais e entender que “nós, porém, temos a mente de Cristo (I Coríntios 2.16).
Se uma pessoa em sua mente quiser fazer algo com um dos membros de seu corpo e este não obedecer, logo percebe que está doente. Do mesmo modo acontece com a Igreja quando a Cabeça que é Jesus manda seus membros fazer sua obra e não fazem é porque a Igreja está doente. Muitas comunidades sofrem de paralisia e raquitismo espiritual por não obedecer ao mandado de Jesus.
Em muitas igrejas existem pessoas que querem mandar em tudo e se esquecem de que a autoridade máxima no Corpo de Cristo é Jesus. Quando cada um quer fazer sua própria vontade, as coisas não acontecem na Igreja como Jesus queria que fosse. Mas quando todos entendem qual é o propósito de Deus e o obedecem, então se cumpre o que a cabeça manda.
Deixe Jesus ser a autoridade máxima em sua Igreja!

Você é a Igreja de Cristo!

CONCLUSÃO 

Hebreus 10.25 “Não deixando de congregar, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.

Embora os evangélicos cresçam consideravelmente, devemos nos preocupar com o grande número de ex-evangélicos que tem sido cada vez maior. Se Cristo é a cabeça e a Igreja é o Corpo, então assim como você não vê um corpo andando sem cabeça, também não pode ver um crente sem igreja.
Precisamos de uma igreja porque precisamos aprender e crescer juntos na presença do Senhor e receber os sacramentos que só a igreja está autorizada a dar. Na Igreja podemos viver em família, mesmo com os problemas de convivências peculiares de uma família. Mesmo assim é melhor estar em família do que sozinho.
Deus tem uma família de fé esperando você!



Uma pesquisa histórica que analisa a prática da evangelização cristã até o final do segundo século, buscando descobrir elementos da organização da Igreja, dos modelos de discipulado e de capacitação dos novos convertidos e das lideranças cristãs. A questão de fundo é como se dava a evangelização e o crescimento da igreja a partir dos primeiros cristãos com reflexões para a Igreja contemporânea.
88 páginas 14x21
Adquira o Livro AQUI
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp