O Caminho do Amor

-Tema: VIDA CRISTÃ


“um caminho sobremodo excelente” I Coríntios 12.31
-IntroduçãoPara ir em direção a qualquer lugar você pode traçar uma rota com várias opções. Com certeza você escolherá o melhor caminho. Um caminho melhor não significa o mais perto e sim o que com mais segurança te levará ao destino. Este é o texto que antecede o grande poema do amor em I Coríntios 13. Para introduzir o tema do amor, o apóstolo Paulo afirma que não existe caminho melhor do que este.
Deus é amor (I João 4.8) e, portanto não há como falar de amor sem falar de Deus ou falar de Deus sem contar a mais linda história de amor. Sem dúvida o Caminho é Jesus (João 14.6). O Caminho do Amor foi trilhado por Cristo ao sair de sua glória celestial para estar entre os homens, caminhando desde a pobre manjedoura até a dolorosa cruz. O que sustentou Jesus em cada passo de sua caminhada foi na sua essência o Amor.

Como é o Caminho do Amor?

Vamos aprender como é o caminho do amor:

1-Caminho Novo e Vivo

Hebreus 10.20 “pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”
O Caminho do Amor é Novo e Vivo. Novo porque mesmo que você esteja todos os dias num mesmo lugar, sempre parece novidade quando há o amor. Vivo porque é um caminho que tem vida própria se mostrando a cada vez de maneira especial quando olhamos com amor.
Muitas vezes o relacionamento parece ter morrido e envelhecido, mas se há amor de verdade, sempre haverá condições de renovar o sentimento e manter viva a emoção. Por isso é sempre importante procurar renovar-se a cada dia deixando as coisas velhas para trás (II Coríntios 5.17) e não deixar morrer o primeiro amor (Apocalipse 3.2).
No Caminho do Amor há novidade de vida!

2- Caminho mais Alto

Isaías 55.9“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”
O Caminho do Amor é o mais alto de todos. Este caminho não é da terra e sim do céu. Foi Deus quem desceu e mostrou como é o seu amor, então “nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (I João 4.19). Descobrimos isso aprendemos que o amor não vem de dentro de nós como algo sujeito às nossas vontades e sentimentos, mas o verdadeiro amor vem de Deus. Se Deus é a fonte do amor, todas as vezes que precisarmos buscar mais amor podemos procurar que lá do alto nos reveste amorosamente.
Se o seu relacionamento está enfraquecendo e parece que o amor está acabando, busque mais o Amor de Deus que jamais se acabará. Talvez você estivesse tentando amar com suas próprias forças terrenas, mas precisa aprender a amar com a energia inesgotável do amor quem vem do céu. Quando amamos apenas de maneira carnal estamos sujeitos aos problemas terrenos de um amor que não é do céu e sim dos homens.
No Caminho do Amor você está acima dos problemas!

3-Caminho Estreito

Mateus 7.14 “porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida e são poucos que entram por ela”
O Caminho do Amor é estreito. Quem disse que é fácil amar? Nunca foi. Quando você se propõe a amar alguém, está se abrindo para sofrer com e por esta pessoa. Não choramos por alguém que não sentimos nada. O caminhar de quem ama é árduo e apertado. O verdadeiro amor não sente apenas prazeres, mas é capaz de enfrentar dores por quem ama.
O amor do mundo só quer receber, contudo o Amor que vem de Deus se entrega. Ao amarmos uma pessoa nos colocamos dependentes desta e nos limitamos muito a fazer o que a agrada, deixando de fazer o que não gosta. Tudo isso faz de nosso caminhar muito apertado. Tomamos cuidado em como andamos ou onde pisamos para não errar e fazer tudo com amor, pois “o amor não faz mal ao próximo” (Romanos 13.10).
O Caminho do Amor é difícil, mas é o melhor!

Siga o Caminho do Amor!

CONCLUSÃO

Efésios 5.2 “Andai em Amor”
O Caminho do Amor sempre será Novo e Vivo, pois nunca envelhece ou morre. Também é o mais Alto de todos os caminhos porque não é desta terra e sim do céu. Além disso, o Amor nos leva a caminhos Estreitos onde nos limitamos a fazer o que é bom para o próximo.
A melhor forma de andar não é com o melhor veículo e sim com o amor. Por onde formos e com quem estivermos devemos aprender a andar em amor. Em cada decisão nas encruzilhadas da vida precisamos escolher sempre o Caminho do Amor. Por mais difícil que seja, siga sempre pela direção do amor.
Escolha sempre o melhor caminho: o Amor!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp