A preparação para a Ceia

Tema: PÁSCOA


“Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR” 
Êxodo 12.11

-Introdução: Antes do povo de Israel sair do Egito, precisava participar da Páscoa comendo juntos do cordeiro que foi imolado para salvar suas vidas da morte que viria sobre o Egito. Moisés se preocupou em dar várias orientações de como deveria ser esta ceia corretamente.
Quando participamos da Santa Ceia de Jesus que é o Cordeiro de Deus (João 1.29) também precisamos nos preocupar em estar preparados para não “comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente” (I Coríntios 11.27). A Santa Ceia não pode ser apenas um ritual que fazemos sem discernimento (I Coríntios 11.29).

Como se preparar para a Santa Ceia?

Vamos meditar em três formas de se preparar para a Ceia:

1- TESTEMUNHO: “lombos cingidos”

A Ceia foi noturna e as pessoas tinham o hábito de se deitar sem vestes próprias para sair. Como aquela seria uma última refeição para uma longa viagem, todos precisavam estar preparados. Além disso, o cingir os lombos também remete ao respeito de se apresentar decentemente.
 O testemunho de vida do cristão mostra se realmente faz parte do Corpo de Cristo ou é apenas um religioso frequentador de igreja. Antes de cear, precisamos fazer um autoexame para saber se estamos preparados (I Coríntios 11.28). Caso haja qualquer empecilho é preciso se arrepender, confessar e concertar o erro sempre que possível.
Para Cear é preciso cuidar do Testemunho!

2- LIBERTAÇÃO: “sandálias nos pés”

Como escravos no Egito o povo de Israel não podia utilizar sandálias. Uma das marcas de um escravo eram os pés no chão. Logo sua liberdade também traria a recompensa de poder usar sandálias nos pés. Quando Moisés ordenou que calçassem os pés antes de comer a páscoa, significa que deveriam assumir sua nova identidade de cidadãos livres.
A libertação faz parte do processo de conversão, quando conseguimos nos libertar de tudo que nos prende ao passado de pecado. O conhecimento da verdade traz esta vontade de libertar-se de toda mentira maligna (João 8.32).
Ao se preparar para a Santa Ceia devemos buscar esta liberdade espiritual nos desapegando de tudo que for inferior a este santo privilégio de fazer parte de um banquete espiritual. Como o povo de Deus, mesmo antes de sair do Egito já calçaram suas sandálias se preparando para caminhar, também devemos ainda sabendo que somos pecadores, buscar esta libertação.
Antes de Cear é necessário se Libertar do pecado!

3- COMPROMISSO: “cajado na mão”

Para uma longa caminhada pelo deserto era essencial ter um cajado nas mãos principalmente para apoiar o corpo cansado e também para se proteger de qualquer perigo como cobras e escorpiões. Então ainda durante a ceia enquanto comiam do cordeiro, o cajado deveria estar ao alcance das mãos, pois a qualquer sinal sairiam do Egito e deveriam estar preparados para esta caminhada.
O cajado na mão representa um compromisso. Era preciso que cada um tivesse seu próprio cajado e cuidasse bem desta ferramenta de apoio e defesa. Caso alguém se descuidasse ficaria despreparado para caminhar.
A Santa Ceia não é uma refeição comum, mas um sinal de renovação do compromisso com Deus e com sua Igreja. Assim como o cajado, este compromisso é o que nos mantém de pé diante do Senhor e nos livra dos perigos da caminhada cristã.
Para Cear é preciso de Compromisso!

Prepare-se para a Santa Ceia!

CONCLUSÃO

“comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR” Êxodo 12.11
A Ceia do Senhor é um privilégio para nossa vida espiritual e não podemos perder tempo. Precisamos o mais rápido possível aprender a desfrutar desta bênção que Jesus ordenou para nós. Cuide de seu Testemunho, procure se Libertar de tudo que não é de Deus e faça um Compromisso de servir ao Senhor.

Vamos Cear!

Veja mais mensagens sobre SANTA CEIA

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp