Confiança em Deus

Tema:

pregação sobre confiança em Deus


Salmos 46

Introdução: A desconfiança paira no ar da modernidade. Diante de tanta pirataria, falsidade ideológica e enganos subsequentes, as pessoas estão sendo treinadas para desconfiar. Chegamos a um ponto em que a sociedade parte do princípio de que todos estão errados e então precisamos provar nossa honestidade quando fazemos qualquer negócio.
A imagem de uma criança saltando para o colo do pai demonstra sua total entrega e confiança em alguém que conhece bem e que sabe ser maior e mais forte do que ele. Então a criança não tem nenhuma dúvida de que será acolhida e abraçada paternalmente.

Você confia em Deus?

Vamos refletir em 7 características de quem confia em Deus:

1- REFÚGIO

 v.1, 7 e 11 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” “O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio

A pessoa que você mais confia sempre é a primeira que você procura. Quando tem uma novidade ou até um problema para contar, certamente vai procurar alguém em quem possa confiar.
A forma literária deste salmo traz um coro repetido nos versículos 7 e 11 e a palavra chave já iniciada no primeiro verso é REFÚGIO. Isso demonstra um plano de fuga, segundo a linguagem de guerra. Este plano de fuga trazia certa segurança aos guerreiros que lutavam com a confiança de vencer ou se abrigar caso preciso.
O salmista declara que confia tanto em Deus que se refugia nele, pois “o que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente (Salmos 91.1).
Se você precisar fugir para algum lugar, fuja para a presença de Deus.
Quem confia em Deus se refia no Senhor!
 

2- NÃO TEMER

v.2,3 “Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”

Todas as pessoas têm medo de alguma coisa. O medo é uma arma do inimigo para paralisar nossas vidas. Quase sempre o medo é baseado numa mentira ou ilusão. Este temor é ensinado de geração em geração de modo que parece que já nascemos com medo, mas não é verdade. Se não avisarmos uma criança de um perigo ela não terá medo dele.
Talvez você já tenha passado por uma situação de medo, como por exemplo, de escuro e quando encontrou alguém para fazer companhia, logo ficou mais confiante, pois sabia que não estava só.
Quem confia em Deus não tem medo porque sabe que não está sozinho. Por isso a Palavra de Deus traz a expressão “não temas” 365 vezes [cada dia do ano] para sabermos que não há o que temer.
Quem confia em Deus não tem o que temer!

3- ALEGRIA 

v.4 “Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo

Outra característica de quem confia em Deus é a alegria. Uma pessoa que não tem esta confiança vive triste e assombrada pelo mundo. Já quem confia em Deus sempre está alegre, mesmo no meio de dificuldades.
Com certeza você conhece pessoas que enfrentam muitas lutas como problemas de saúde graves ou cuidando de parentes acamados e mesmo assim vivem sorridentes porque confiam em Deus.
Nunca deixe o mundo roubar esta alegria que há em você porque este é um fruto do Espírito Santo em sua vida (Gálatas 5.22). Quem não tem esta confiança vive desanimado e fraco, mas “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).
Quem confia em Deus tem alegria!

4- FIRMEZA 

v.5,6 “Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve”

O ser humano é incoerente e contraditório além de inconstante. As pessoas se tornam frágeis e volúveis a cada dia mais devido à massificação da sociedade onde os valores são passageiros.  A vida livre de compromisso é pregada pelo mundo como alternativa de vida moderna.
Existem pessoas que são imprevisíveis. Vivem em fases como a lua. Mudam de endereço, emprego, curso, roupa e opinião. O mesmo acontece no relacionamento e consequentemente não se firmam mais em religião.
O resultado de tudo isso está no aumento dos vícios e doenças emocionais. Cada vez mais as pessoas são controladas por álcool, drogas ou medicamentos. Muitas pessoas precisam tomar remédio para dormir e depois para ter disposição e ficar acordado.
Embora a ansiedade seja um mal do século, Jesus já previa isto e deu sua receita como especialista baseado na confiança em um Deus superior a tudo que vivemos (Mateus 6.25-34). Quando confiamos em Deus, sabemos que embora tudo possa ser abalado, nosso Deus é mais forte e nossa fé se fortalece.
Quem confia em Deus tem firmeza!

5- GRATIDÃO 

v.8 “Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra

O salmista demonstra tanta confiança em Deus que convida as pessoas para vir ver o que Deus está fazendo. Por isso precisamos reconhecer o poder de Deus e testemunhar suas maravilhas em nossas vidas. Isso é ser grato por tudo que o Senhor faz por nós.
A ingratidão se tornou algo natural no ser humano. As pessoas se esquecem dos benefícios que recebem, mas se lembram de cada detalhe que ficou faltando. Se esperarmos reconhecimento do que fazemos, ficamos frustrados e desanimados.
A gratidão é uma característica da Confiança em Deus porque quem tem esta convicção sempre se lembra de tudo que Deus fez em sua vida. Como a letra do hino que diz ‘conta as bênçãos, dize quantas são’, podemos reconhecer as inúmeras maravilhas de Deus ao ponto de que “se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim(Salmos 139.18). Agradecer a Deus aumenta a nossa fé porque não esquecemos o que faz por nossas vidas.
Quem confia em Deus tem um coração grato!

6- PAZ

v.9 “Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo”

O salmista descreve este verso como o fim de uma guerra. Se fosse apenas uma batalha vencida, as armas seriam apenas guardadas, mas as armas podem ser destruídas porque não vai mais precisar se defender, pois a paz já está garantida.
A desconfiança traz perturbação e problemas. O perigo da violência nas cidades faz com que as casas se tornem verdadeiras prisões de segurança máxima. Mesmo assim, quanto mais riqueza uma pessoa tem, menos sossego consegue desfrutar. Isso porque vive desconfiada de que algo de ruim pode acontecer.
Quando confiamos em Deus não precisamos nos armar contra os outros. Podemos nos desarmar para viver em paz com Deus e com o próximo. Mesmo no meio de dificuldades, podemos dizer que temos a ‘Paz do Senhor’ que é maior que qualquer outra paz passageira do mundo (João 14.27).
Quem confia em Deus tem paz em seu coração!

7- TRANQUILIDADE

v.10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra

O psicólogo Augusto Curi ficou conhecido no mundo todo com a sua teoria da SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. Segundo ele o mundo moderno tem sobrecarregado nossa mente de informações de maneira que nosso pensamento é mais acelerado que o normal. Isso gera várias doenças psíquicas e emocionais, além de sintomas como falta de concentração e insônia.
O ser humano não foi criado para viver sob constante pressão como nos dias atuais. Já estamos com os compromissos agendados e contas para pagar no próximo ano sendo que não podemos “acrescentar um côvado ao curso da sua vida (Mateus 6.27).
Quando confiamos em Deus sabemos que passamos por tempestades, mas temos um Deus que é muito maior e pode apenas com uma palavra trazer a bonança. Procure acalmar o seu coração em oração na presença de Deus para receber esta tranquilidade que só Deus pode dar (Filipenses 4.6).
Quem confia em Deus tem tranquilidade!

Confie em Deus!

CONCLUSÃO

Muitas pessoas dizem impensadamente que confiam em Deus, mas nas horas difíceis se desesperam. 

Para aprender a confiar mais em Deus é preciso:
-aprender a buscar refúgio no Senhor em todo tempo,
-não temer sabendo que não estamos sozinhos,
-buscar a alegria do Senhor que nos fortalece,
-se firmar na Rocha que é Jesus,
-ser grato por tudo que Deus faz em nossas vidas,
-sentir a paz que vem de Deus ao nosso coração
-e ficar tranquilo descansando no Senhor.

Procure confiar mais em Deus!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp