O aroma familiar

Tema: FAMÍLIA

pregação para a família

João 11.39 e 12.1-3

Introdução: O cheiro é algo que ninguém vê, mas que ocupa muito espaço. Um local pode estar limpo e bonito, mas se não estiver cheirando bem, se torna desagradável. Da mesma forma o aroma de um perfume ou de um alimento, atrai a atenção. Para quem tem o olfato apurado este tipo de percepção é muito mais comum.
A realidade espiritual que também é invisível e somente pode ser percebida por quem tem sensibilidade de espírito. A residência de Marta, Maria e Lázaro, foi visitada frequentemente por Jesus que conhecia o cheiro daquela casa.

Qual o cheiro de sua casa?

Vamos refletir sobre três cheiros que tiveram na casa de Lázaro, Maria e Marta:

1- Cheiro de Morte

 João 11.39 “Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias

Na última vez que a Bíblia cita sua presença nesta casa foi porque Lázaro havia morrido. Por isso Marta disse para Jesus que seu irmão já estava morto há quatro dias e já cheirava mal. Mesmo assim Jesus quis ir onde estava o corpo e mandou abrir o túmulo sem medo de sentir o mau cheiro. Talvez o Senhor tenha até permitido que todos sentissem o odor para constatarem realmente que estivera morto e ressuscitou.
Em muitas casas o cheiro de morte está presente porque o inimigo tem conseguido “roubar, matar e destruir” (João 10.10) os sonhos da família. Em alguns casos este cheiro é literal porque realmente os familiares estão de luto por uma perda sofrida.
Quando a casa cheira mal, os amigos se distanciam e o choro está presente na família. Mas Jesus é o verdadeiro amigo que não tem receio do mau cheiro e se aproxima para vencer até mesmo o cheiro da morte.
Jesus quer tirar o mau cheiro de sua casa!
                              

2- Cheiro de Festa 

João 12.2 “deram-lhe, pois, ali, uma ceia

Em seguida à ressurreição de Lázaro, todos foram para a casa da família e ali em lugar do luto começou uma grande festa em comemoração à vida. O homenageado era Jesus, “o Autor da vida (Atos 3.15). Com certeza Marta preparou o melhor alimento que sabia fazer e o bom cheiro de comida perfumou o ambiente da família.
Jesus gostava de festas. Não recusa um convite sequer (João 2.1; Lucas 5.29) para se alegrar com os que se alegravam, porque não evitava chorar com os que choravam (Romanos 12.15). Aquela festa não seria tão alegre se não tivesse Jesus.
Quando Jesus chega a uma família, transforma o mau cheiro da morte em cheiro de festa. O luto se transforma em alegria (Isaías 61.3). A festa que Jesus quer não é somente na residência da família, mas também no céu porque “há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende (Lucas 15.10).
Jesus quer levar cheiro de Festa para sua casa!

3- Cheiro de Unção

João 12.3 “encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo

No meio da festa Maria quis presentear Jesus com o melhor bálsamo que tinha. Era algo caro e precioso para uma mulher. Este bálsamo poderia ter sido usado para preparar o corpo de seu irmão quando morreu, mas de certa forma Maria tinha reservado para uma ocasião mais especial. Quando Maria despejou o bálsamo sobre os pés de Jesus, toda a casa se encheu com o perfume.
Quando nos entregamos totalmente ao Senhor, não somente nossa casa, mas toda nossa vida se enche da presença e da unção de Deus. Deus quer levar este cheiro de unção para nossas famílias “porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo (II Coríntios 2.15).
A partir daquele momento todos se esqueceram do mau cheiro e do luto que haviam passado. Também não percebiam mais o cheiro de comida da festa. Cada um queria apreciar o aroma agradável da unção que preenchia aquele ambiente e as vidas de cada um que ali estava.
Jesus quer encher sua casa com cheiro de Unção!

Jesus pode mudar o aroma de sua casa!

CONCLUSÃO

A casa de Marta, Maria e Lázaro cheirava morte, depois passou cheirar comida de festa e então ficou cheia do aroma da unção. A história desta família se repete em muitas casas aonde Jesus chegou e transformou todas as coisas.
Como está cheirando a sua casa?
Deixe Jesus mudar o cheiro de sua casa!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp