O mover do Espírito

Tema: MOTIVACIONAL   

homem vento movimento

Gênesis 1.1,2
Introdução: Em alguns momentos da vida, pensamos que tudo está parado e não vemos nada acontecer. São tempos de ansiedade e preocupação. Mas mesmo que não conseguirmos ver ou sentir nada, podemos crer que Deus está agindo em nosso favor. Deus é proativo e hiperativo. O Senhor não fica parado nem por um segundo sequer ao menos para piscar os olhos (Salmos 121.4), pois o tempo todo está cuidando de nós.
Antes da criação de tudo que existe, reinava o silêncio e escuridão até que a voz de Deus rompeu ordenando que tudo fosse criado. A partir de então houve brilho e beleza por toda parte. Com apenas uma palavra de Deus tudo pode acontecer em sua vida.


Você percebe o mover de Deus em sua vida?

Vamos aprender que o Espírito de Deus se move:

1- Sobre o TEMPO

v.1 “no princípio, criou Deus os céus e a terra”

O planeta está dividido em dois blocos de tempo. Enquanto há luz numa parte, a outra metade está em escuridão. O tempo humano é algo relativizado pelas atividades de cada um. Embora todos tenham 24 horas todos os dias, para alguns parece longo e não conseguem cumprir sua agenda. Mesmo assim Deus consegue acompanhar todos os seres vivos e cuida até dos que estão descansando (Salmos 127.2).
A questão do tempo perturba muitas pessoas que não conseguem lidar com seu passado e este o acompanha o tempo todo. O futuro também é motivo de incertezas e preocupação. Já o presente se torna imperceptível por causa de questões mal resolvidas do passado misturado com dúvidas quanto ao futuro. Jesus sabia que a ansiedade seria um mal dos tempos modernos e por isso nos receitou a descansar e confiar em Seu poder (Mateus 6.25-28).
Antes de todas as coisas surgirem, Deus já existia. Por isso Jesus declarou que “em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU (João 8.58).       Então Deus não apenas existe, que é algo temporal, mas o Senhor ‘é’, ou seja, atemporal e eterno. Deus não se limita ao tempo que vivemos, pois “para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia (II Pedro 3.8). Se você precisa de um tempo, peça a Deus que é Eterno e criador de todas as coisas.
Deus se move sobre o Tempo!

2- Sobre o INVISÍVEL

v.2ª “a terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo

A natureza e tudo o que existe foi criado por Deus, então “pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem(Hebreus 11.3). Até mesmo nós um dia fomos invisíveis para nossos pais quando estávamos no ventre, mas um dia viemos a luz e fomos vistos podendo também visualizar todas as coisas. Um projeto antes de ser realizado, ainda está invisível na mente de seu idealizador. Depois o sonho é esboçado em desenho e somente então se realiza concretamente.
As coisas que não podemos ver nos trazem incertezas. Muitas vezes somos assombrados por lembranças e pensamentos que são aparentemente invisíveis, mas o tempo todo nos incomodam. Somente Deus tem o poder de se mover sobre estes abismos e trazer luz sobre as trevas. Não precisamos ver e sim apenas acreditar “visto que andamos por fé e não pelo que vemos (II Coríntios 5.7).
Deus age de maneira visível sobre tudo o que existe e podemos contemplar seu poder em cada coisa que olhamos. Se você observar bem, notará que o Senhor está se movendo em toda parte ao seu redor. Precisamos deixar de ser materialistas e perceber mais o agir de Deus em nossas vidas. Como Criador de todas as coisas, o Senhor tem a primazia de se mover sobre tudo e o homem só consegue mexer onde Deus permite.
Deus se move sobre o invisível!

3- Sobre o IMPOSSÍVEL

v.2b “o Espírito de Deus pairava por sobre as águas

O nada é a matéria prima de Deus. Quando não existia nada ainda, o Espírito de Deus já se movia. Antes só havia o caos desordenado e sobre esta ausência de qualquer coisa, o Senhor criou todas as coisas. Isso mostra o poder ilimitado de Deus. O Senhor não precisa de nada nem de ninguém para fazer sua vontade soberana.
Muitas vezes passamos por situações difíceis e devemos aprender que DEUS GOSTA DE COISAS DIFÍCEIS e o impossível é a especialidade de Deus (Mateus 19.26). Quando a coisa está difícil, Deus nos ajuda, mas quando o caso é impossível para nós, então Deus tem a honra de realizar, “porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas(Lucas 1.37).
O mover de Deus é poderoso para mudar tudo o que não conseguimos. Muitas vezes tentamos de várias maneiras e não conseguimos, pois é pesado para nós, mas com apenas uma palavra, Deus move tudo para seu devido lugar.
Deus se move sobre o impossível!

Deus está movendo em sua vida!

CONCLUSÃO
Quem conhece a Jesus é movido pelo Espírito de Deus (João 3.8) e tudo em sua vida é conduzido pelo Senhor. O tempo muitas vezes nos traz ansiedade, mas cremos num Deus Eterno que é antes de qualquer tempo e cuida de nós. Se tivermos medo de coisas invisíveis, aprendemos pela fé que não precisamos ver e que o Senhor criou todas as coisas, por isso se move sobre tudo que não vemos. Quando as coisas dificultam e se tornam impossíveis então presenciamos verdadeiros milagres de Deus.
Deixe Deus mover em você!

__________________________________________
obras da carne e fruto do espírito
Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp