Oração da Família

Tema: FAMÍLIA

pregação oração da família

“vós orareis assim” Mateus 6.9-13

-Introdução: Quando construímos uma casa, separamos um lugar para cada coisa e um espaço para cada momento que achamos importante. Sendo assim, deveríamos ter um lugar especial para a oração. Mas na verdade, toda nossa casa deve ser um lugar de oração, desde o quarto que dormimos à mesa que nossa alimentamos.
A oração que Jesus ensinou aos seus discípulos serve de modelo pelos princípios nela ensinados. Cada um destes ensinamentos mostram valores que precisamos buscar para a família.

Como orar pela família?

Vamos meditar na oração do ‘Pai nosso’ parafraseada* para a família:

1- PRESENÇA 

v.9b “Pai nosso que está no LAR”

Ao chamar Deus de Pai, Jesus estava ensinando a orar falando com um Deus tão próximo como nunca antes seus discípulos haviam visto. Também mostra que podemos pedir tudo como um filho pede ao pai (Mateus 7.9-11). O termo usado por Jesus em aramaico era uma das primeiras palavras aprendidas pelas crianças “Aba, Pai” (Romanos 8.15).
Precisamos chamar a Deus para dentro de nossas casas. O Senhor quer ser um membro de nossas famílias. Quando Deus é o Pai, superior a todos na casa, mantém a paz entre os membros da família.
Deixe Deus ser PAI em sua família!
 

2- CONSAGRAÇÃO 

v.9c “santifica minha FAMÍLIA”

Os vícios e a imoralidade têm destruído as famílias. Por isso, precisamos a cada dia buscar a consagração de nosso lar. Como Jó que orava consagrando a vida de seus filhos a Deus (Jó 1.5), assim devemos buscar a santificação dos membros de nossa família.
A consagração baseia-se na presença de Deus purificando as nossas vidas. Isso acontece quando deixamos de parecer com o mundo para buscar a semelhança com Jesus e os ensinos da Palavra (Romanos 12.2).
Consagre sua família a Deus!               

3- OBEDIÊNCIA

v.10 “venha o teu reino, faça-se a Tua vontade, assim na CASA como no céu”

Quando o Império Romano conquistava um território, os soldados anunciavam que tal local se tornou parte do reino. Entre as pessoas se dizia que chegou ali o domínio de Cézar. Ao ensinar pedir que venha o reino de Deus, Jesus foi entendido pelo povo que sabia o que era a chegada de um novo dominador.
O Reino de Deus significa o domínio do Senhor em nossas casas. Quando Deus é Pai da nossa família e nos consagramos a Ele, então o Senhor reina em nossa casa. Então passamos a obedecer à vontade de Deus e não a nossa. Se cada membro da família fizer o que quiser, logo começam a disputar entre si. Mas se todos fizerem a vontade do Pai, a casa se torna um ‘pedaço do céu’.
Quando fazemos a vontade de Deus, nossa casa se torna “assim como no céu”. Infelizmente muitas famílias vivem como no inferno, porque desobedecem a Deus e cada um vive por seu querer egoísta. Sabemos que a vontade de Deus é que a família viva em paz.
Obedeça à vontade de Deus para sua família!

4- DEPENDÊNCIA 

v.11 “o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje”

O sustento de uma casa é uma das prioridades na família. Contudo devemos saber que somos dependentes de Deus e “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem (Salmos 127.2). Mesmo que devamos trabalhar e buscar o melhor para a família, nunca podemos esquecer que Deus é quem nos dá todas as coisas.
O momento de oração nas refeições das famílias tradicionais tem se perdido com o passar dos tempos. Embora este momento pareça apenas um ritual, na verdade mostra que a família reconhece a presença de Deus em seu meio. Além disso, promove a reunião dos membros da casa. Se fizermos um propósito de não comer sem orar, então não vamos ficar sem orar, pois também não ficamos sem comer.
Sua família depende de Deus!

5- PERDÃO 

v.12 “perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos FAMILIARES”

Para conviver com pessoas é preciso aprender a relevar muitas coisas. Quanto mais conhecemos uma pessoa, mais sabemos de seus erros e defeitos. E quanto mais amamos alguém, mais nos entristecemos por algo que nos desagrade. Então para viver em família, devemos fazer o exercício constante do perdão (Mateus 18.21,22).
Somos devedores do amor uns aos outros (Romanos 13.8) e devemos isto a Jesus que nos amou incondicionalmente. Dentro de casa, onde cada um mostra quem realmente é, neste lugar é onde precisamos aprender a perdoar a cada dia. As lembranças do passado devem ser deixadas abrindo espaço para novas possibilidades (Mateus 6.14,15).
Perdoe seus familiares!

6- LIVRAMENTO 

v.13 “não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”

A tentação na família vem de todos os lados. Somos tentados pelas dívidas quando compramos mais que podemos pagar e isso prejudica grandemente a família. Os vícios e as drogas prometem alívio das tristezas, mas levam à destruição de vidas e de lares. Além disso, a sensualidade e a pornografia têm entrado nas casas deturpando as mentes dos jovens e até de pais de família. Até mesmo a violência em palavras e agressões físicas tentam homens e mulheres a resolver os problemas com as próprias mãos.
Precisamos pedir a Deus nos dê livramento dos perigos a cada instante. Existem riscos externos que atingem as famílias como a violência, por exemplo. Mas também devemos pedir livramento dos perigos internos, que Deus nos livre do mal que há em nós ou de fazer o que é mal e cair em laços e embaraços da vida (Hebreus 12.1).
Ore por livramento em sua família!

7- ENTREGA 

v.13b “pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”

Jesus terminou esta oração ensinando a declarar que a Deus pertencem o reino, o poder e a glória. 
Estas palavras resumem as três coisas que o ser humano mais busca:

-REINO: marcar seu território, construir seu império pessoal e adquirir bens é o que muitas famílias buscam. Mas devemos declarar que Jesus é o Rei de nossa família.
-PODER: fazer aquilo que deseja e ter autonomia para as decisões é o alvo das pessoas que buscam o ‘ter’ mais que o ‘ser’. Por isso precisamos buscar o poder de Deus para abençoar nossa família.
-GLÓRIA: o sucesso, fama e ser bem sucedido no que faz é o sonho das pessoas. Contudo a glória pertence a Deus e devemos glorificar seu nome me nossa família.

Ficar apenas pedindo e não entregar nada seria ingratidão de nossa parte. Devemos oferecer a Deus o nosso louvor e agradecer por tudo que faz por nossa família.
Entregue a Deus o Reino, o Poder e a Glória de sua família!

Ore por sua família!

CONCLUSÃO

A oração ensinada por Jesus mostra tudo que precisamos para a família. Esta prática deve se tornar parte da rotina indispensável numa casa que deseja ser abençoada por Deus. 

Faça esta oração*:
Pai nosso que está no LAR
Santifica minha FAMÍLIA
Venha o teu reino, faça-se a Tua vontade, assim na CASA como no céu.
O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje.
Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos FAMILIARES.
Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém

ORE antes de tomar qualquer decisão por sua família!

_______________
*As palavras em letras maiúsculas nas citações do texto bíblico, são para aplicar o texto ao contexto da família. 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp