Restauração da Família

Tema: FAMÍLIA   

tijolos construir casa

Salmos 127.1 "se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam"

Introdução: A Edificação de um lar não é algo que acontece apenas na cerimônia de casamento, quando mudamos para uma casa nova ou em datas especiais para a família. Muitas vezes levamos tempo construindo nossas famílias e por um momento parece que tudo desmorona diante dos nossos olhos. A Edificação da Família é algo que precisamos fazer a vida toda.
Sempre devemos reedificar lembrando que “Se o Senhor não edificar a Casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmos 127.1). Por isso, devemos entender que muitas coisas construídas por nós são vulneráveis e instáveis, mas o que for edificado por Deus jamais se abalará, pois “os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abala, firme para Sempre” (Salmos 125.1).

Como restaurar a família?

Vamos refletir em algumas atitudes para restaurar a família:  

1- SABEDORIA

Provérbios 24.3 “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma”.

A Bíblia ensina que o “homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7.24) e “a mulher sábia edifica sua casa” (Provérbios 14.1). Estes pensamentos nos ensinam que precisamos edificar nossas famílias através da sabedoria.
Ser sábio significa ter o temor de Deus que é “o princípio da sabedoria” (Salmos 111.10). Quando os membros da família temem a Deus, procuram buscar a vontade do Senhor para tudo. Além disso, uma pessoa que tem a sabedoria de Deus é espiritual e tem os frutos do Espírito Santo em sua vida (Gálatas 5.22,23).
Muitos lares se destroem porque cada um pensa que ‘sabe’ mais que o outro, mas “esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca ...  A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento (Tiago 3.15 e 17). Peça a Deus que lhe dê sabedoria para restaurar a sua família (Tiago 1.15).
Com sabedoria a família é restaurada!

2- TRABALHO

Provérbios 24.27 “Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa”

Construir uma casa é algo que dá muito trabalho. Uma reforma chega a ser ainda mais trabalhosa por causa de mudanças e a necessidade de tudo estar em ordem novamente. Durante o tempo da restauração parece que a bagunça nunca vai acabar, mas depois fica tudo novinho e organizado.
Cada um tem um papel na família e todos precisam fazer sua parte para manter a casa. Se apenas um lutar sozinho não consegue vencer. Então quando falamos de trabalho também significa UNIÃO da família. Quando Neemias foi reedificar os muros de Jerusalém tomou como base para o trabalho as famílias que deveriam restaurar o muro correspondente onde estava a sua casa (Neemias 3).
Trabalho também significa ATITUDES reais para restaurar a família. Não podemos ficar só na conversa de que tudo vai mudar. É preciso fazer algo de real e prático para mudar a situação da família.
Quando Jacó ficou cansado de lutar e esperando em promessas de seu sogro, então perguntou “quando hei de eu trabalhar também por minha casa? (Gênesis 30.30). Também devemos nos perguntar se estamos trabalhando em unidade pela restauração da família ou apenas esperamos pelo outro e ficamos apenas prometendo sem cumprir.
Trabalhe pela restauração de seu lar!

3- FÉ

Atos 16.31 “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa

A fé é a base sólida que sustenta uma família abençoada por Deus. Quando falta tudo e não se vê alternativas naturais, através da fé podemos visualizar o impossível e crer que tudo é possível (Marcos 9.23).
Quando uma casa precisa ser construída ou reformada, primeiro imaginamos como será quando ficar pronta e então começamos a edificar. Do mesmo modo é a edificação da família. Tudo começa com a fé. Através da fé podemos ver o que sonhamos e buscar a realização em Deus.
A fé fortalece a família. Atitudes como a pregação da Palavra no lar (Romanos 10.17), a oração doméstica (Mateus 6.6) e ouvir louvores na casa são formas de fortalecer a fé na família. Deus se agrada da família que busca fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).
Foi Deus quem criou a família e somente Ele tem o poder de restaurar. Então a primeira atitude para restaurar uma casa é deixar Jesus entrar, pois Ele está batendo na porta (Apocalipse 3.20).
A família precisa ser restaurada por Deus!

Deus quer Restaurar sua Família!

CONCLUSÃO

Não deixe sua casa desmoronar! Cuide de seu maior patrimônio que é a sua família. Tenha cuidado para não deixar as coisas irem envelhecendo e acabando com o tempo. Depois fica muito mais difícil de recomeçar. Então faça a manutenção de seu lar a cada dia com sabedoria, trabalho e fé.
Mesmo que sua casa já tenha desabado ou está em ruínas, Deus pode te ajudar a restaurar sua família. Você precisará pedir a Deus sabedoria para fazer as coisas certas na hora certa. Também deverá lutar muito sabendo que a restauração de uma família é uma tarefa trabalhosa e demorada. Mas acima de tudo precisará de muita fé.

Sua casa pode ser restaurada!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp