Amigos de Deus

Tema: AMIZADE
pregação sobre amizade

Tiago 4.4
Introdução: Não podemos viver sozinhos. Precisamos de amigos. Pessoas que nos entendam e participem de nossos momentos. Mas não podemos esquecer que Deus é uma pessoa real, que deve ser o maior e melhor Amigo. Se acreditarmos que Deus existe mesmo, então podemos falar com Ele e considera-Lo uma pessoa da maior confiança.
Quando Deus criou o ser humano, fez planos de ter uma relação de amizade com seus filhos, por isso, todos os dias, ao entardecer ia conversar com eles (Gênesis 3.8). Mas com queda da humanidade por causa do pecado, as pessoas passaram a ser “traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus” (II Timóteo 3.4). Por isso é tão difícil existir amizade verdadeira, pois se deixamos o maior de mais fiel de todos os amigos, quanto mais em relação a pessoas comuns e contraditórias como nós mesmos.

Você é amigo de Deus?

Vamos refletir sobre dois homens que a Bíblia diz terem sido amigos de Deus:

1- ABRAÃO

Tiago 2.23 “se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus”.

A vida de Abraão está registrada em Gênesis, no Antigo Testamento e em todo o tempo da lei se destaca como o primeiro homem a ter fé verdadeiramente, com desejo de se aproximar de Deus. Por isso o Senhor o chamou de “Abraão, meu amigo” (Isaías 41.8).
Abraão conversava com Deus (Gênesis 12.1) e o Senhor contava tudo que fazia para ele (Gênesis 18.17,18), pois tinham uma aliança (Gênesis 15.18). Até mesmo o nome de Abraão foi escolhido por Deus (Gênesis 17.5). Vivia em oração e intercedia pela sua família ao Senhor (Gênesis 18.22-33). Sua confiança em Deus era tão grande que estava disposto a entregar seu filho Isaque em sacrifício a Deus como prova de amor ao Senhor (Gênesis 22.1-19).
Abraão ganhou este título de amigo de Deus, por causa de seu relacionamento com Deus. Para ser amigo de Deus é preciso confiar, conversar e entregar tudo ao Senhor como fez Abraão.
Para ser amigo de Deus é preciso ter fé!

2- TEÓFILO

Lucas 1.3 “me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem”.

O segundo personagem que foi chamado amigo de Deus foi Teófilo, um nome que significa literalmente ‘amigo de Deus’, do grego ‘θεόφιλος’, Theo = Deus e philos = amigo. Também pode ser traduzido por ‘amado de Deus’ ou ‘amando a Deus’¹
O evangelista Lucas endereçou o evangelho de Lucas e o livro de Atos dos Apóstolos para seu amigo Teófilo (Atos 1.1). Somente na introdução destes dois livros o nome de Teófilo é citado como remetente e nada mais é dito a seu respeito na Bíblia.

Existem três teorias sobre a pessoa de Teófilo:
-um título: alguns estudiosos afirmam que este nome é um título honorífico, ou seja, um nome honroso que pode ser designado de maneira abrangente para todos que se considerassem ‘amigos de Deus’².
-uma pessoa: podemos entender que se tratava de uma pessoa, devido a linguagem direta e pessoal que é citada por Lucas, precisamente com a preocupação “de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem” (Lucas 1.3). O pronome de tratamento excelentíssimo já era um título e ao mesmo tempo define que se tratava de uma pessoa real, que provavelmente seria alguém importante na região ou pelo menos para Lucas.
-um estudioso: alguns autores também dizem que Teófilo seria um discípulo de Lucas ou também um ‘mecenas’, pessoa que encomenda um estudo ou trabalho artístico e patrocina o mesmo³. Seu interesse é descrito “para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído” (Lucas 1.4).

Não sabemos mais sobre esta pessoa, mas entendemos que Teófilo era alguém interessado em conhecer a Palavra de Deus. Se Lucas quis ou não usar o gênero literário chamando todos os leitores de ‘amigos de Deus’, podemos então ler com este sentimento. Afinal, para ser amigo de uma pessoa é preciso conhecer mais sobre ela.
Para ser amigo de Deus é preciso conhecer a Palavra!

Deus é seu Amigo!

CONCLUSÃO 

Tiago 4.4 “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Deus já é nosso amigo porque nos ama, nos conhece e quer o melhor para nós, esperando que sejamos seus amigos também. A principal dificuldade para ser um amigo de Deus é deixar de ser amigo do mundo, pois “ninguém pode servir a dois senhores” (Lucas 16.13). Com o exemplo de Abraão aprendemos que é preciso ter fé e acreditar que Deus é tão real que podemos conversar com Ele como um verdadeiro Amigo. Com Teófilo aprendemos que devemos conhecer mais a Palavra de Deus em busca do conhecimento deste Amigo Divino.

Seja um amigo de Deus!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
¹ http://pt.wikipedia.org/wiki/Te%C3%B3filo_(B%C3%ADblia)
² MANSER, Martin e REID, Debra K. Quem é quem na Bíblia Sagrada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1ª Edi. 2013. Página 212.
³ SANTOS, João Batista Ribeiro. Dicionário Bíblico: conhecendo e entendendo a Palavra de Deus. São Paulo: Didática Paulista, 2006. Página 497.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp