Jaboque e Peniel: do confronto ao encontro com Deus

Tema: CONVERSÃO 

pregação sobre Jacó

Gênesis 32.22-32

Introdução: Tanto Jaboque como Peniel são os nomes de um mesmo lugar antes e depois. Refere-se a um ribeirão afluente do rio Jordão em Israel. O texto cita especificamente um vau, que é uma parte mais rasa e espaçosa do rio que serve para passagem a pé.
A vida de Jacó foi totalmente transformada depois que atravessou o vau de Jaboque, lugar que posteriormente chamou de Peniel. Este lugar foi o cenário de uma linda história de transformação de vida. Jacó vinha de um tempo de luta e desejava recomeçar sua vida quando atravessou o vau daquele rio.
Existem ‘passagens’ em nossas vidas que servem para transformação de nosso ser. Talvez você esteja passando por um momento assim, tudo parece raso e largo, mas na verdade você está lutando consigo mesmo, com seu próximo e com Deus.

Você está passando por lutas?

Vamos refletir na luta que Jacó travou e a mudança em sua vida:

1- JABOQUE > o Confronto com Deus: v.22-25

O nome Jaboque significa espalhar ou murmurar[1]. Também representa um lugar de passagem conhecido como ‘vau’ no rio Jaboque.
Tudo estava sob controle para Jacó. Escolheu um lugar seguro para transpor o rio e colocou sua família passando na sua frente com todos os seus pertences (Gênesis 32.22,23). Tinha um plano ‘b’ caso não conseguisse o que queria (Gênesis 32.8). Mas quando pensava que tudo estava tranquilo precisou passar por uma grande batalha.

Jacó passava por três tipos de confrontos no vau de Jaboque:
-Confronto consigo mesmo: antes de passar o ribeiro fez uma oração reconhecendo seus erros (Gênesis 32.9-12).
-Confronto com o próximo: Jacó deixou seu sogro Labão (Gênesis 31.43-55) e agora se preparava para rever seu irmão Esaú (Gênesis 32.3-8).
-Confronto com Deus: Quando ficou sozinho no vau de Jaboque, um anjo lutou com Jacó que ficou mancando para que se lembrasse de suas fraquezas e que não pode vencer a Deus (Gênesis 32.24-25).

Quantas vezes fazemos como Jacó e colocamos tudo à nossa frente, família, bens e achamos que está tudo sob controle, que está raso e não teremos problemas na passagem. Mesmo assim conseguimos espalhar tudo e murmurar da vida. Quando lutamos conosco mesmos, sofremos. Ao lutar com o próximo, ferimos pessoas. Mas quando lutamos com Deus somos marcados por Ele para sempre.
Quando estamos sozinhos muitas vezes lutamos conosco mesmos e com Deus. Muitas de nossas lutas e reclamações com as pessoas representam a mudança que precisamos viver em nossa vida. A fonte desta insatisfação é a necessidade de um encontro com Deus. Existem momentos que Deus nos cerca e chega a hora de resolver nossos conflitos.
Você está sendo confrontado?
Pare de reclamar!

2- PENIEL > o Encontro com Deus: v.26-32

Peniel significa ‘a face de Deus’ (Gênesis 32.30) porque foi ali que Jacó teve seu encontro com Deus. Aquele lugar que parecia raso e aberto se encheu com a presença do Senhor. Jacó foi persistente e não aceitou sair dali sem a bênção de Deus (v.26).
Na luta com Deus, quando o homem pensa que ganha, na verdade está perdendo e quando se rende, alcança a vitória (Marcos 8.35).

Jacó teve três tipos de encontros em Peniel:
-Encontro consigo mesmo: quando o anjo lhe perguntou seu nome, disse Jacó, reconhecendo que era enganador e ‘aquele que segura pelo calcanhar’ (v.27).
-Encontro com o próximo: logo ali do outro lado do vau se encontrou com seu irmão Esaú e reconheceu a presença de Deus na vida de seu irmão (Gênesis 33.10).
-Encontro com Deus: Jacó recebeu a bênção que pediu e um novo nome, passando a chamar-se Israel que significa ‘príncipe de Deus’ (v.28). Quando perguntou o nome do anjo, este não quis responder porque não deveria haver dúvida da presença de Deus (v. 29,30).

A vida de Jacó foi transformada, por isso recebeu um novo nome e também quis mudar o nome daquele vau de Jaboque para Peniel, pois não iria mais murmurar e sim buscar a face de Deus. Por isso conseguiu olhar para seu irmão e dizer que “vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus” (Gênesis 33.10). Agora Jacó enxergava a presença de Deus estava em todos os lugares, pessoas e na sua própria vida.
Em nossas vidas muitas vezes queremos resolver os problemas com as pessoas do nosso jeito, mas antes de tudo precisamos ter um encontro com Deus e passar por uma transformação. Por isso as pessoas mudam de lugar, de emprego, de amigos e relacionamentos e os mesmos problemas se repetem. Antes de as coisas mudarem do lado de fora é preciso que haja mudança dentro de nós.
Há quanto tempo você tem lutado?
Busque a face de Deus!

Deus quer mudar sua vida!

CONCLUSÃO

Podemos dividir este rio dando estes nomes às duas margens. A margem anterior à travessia, chamamos de Jaboque e a margem depois da mudança na vida de Jacó podemos dizer que é Peniel, porque foi do outro lado do rio que Jacó deu este nome.
De que lado do rio você está? Do lado de Jaboque, murmurando e confrontando tudo e todos ou do lado de Peniel buscando um encontro para contemplar a face de Deus? Para saber isso, basta olhar para os lados e para si mesmo, se você vê problemas em tudo é porque está no Jaboque, mas se consegue apesar das dificuldades, ver a face de Deus, então já passou para Peniel.
Se você estiver nesta passagem, deixe Deus transformar sua vida e tudo o mais, como lugares e pessoas serão transformados pelo poder de Deus.

Saia do Jaboque e venha a Peniel!


[1] SANTOS, João Batista Ribeiro. Dicionário Bíblico: conhecendo e entendendo a Palavra de Deus. São Paulo: Didática Paulista, 2006. Página 234.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp