PER-seguindo até a Morte

Tema: CONVERSÃO 

pregação sobre a vida do apóstolo Paulo

“Persegui este caminho até a morte, prendendo e metendo em cárceres, homens e mulheres” Atos 22.4

-Introdução: Você já ouviu alguém falar que ‘nem morto eu faço isso ou aquilo’, mas morto é incapaz de fazer qualquer coisa, então as pessoas usam essa expressão para dizer que jamais fará tal coisa. Saulo perseguia a Jesus, o Caminho e talvez possa ter dito: ‘nem morto eu sigo este caminho’, pois planejava persegui-lo até a morte ao invés de seguir. 
Nas redes sociais é comum uma pessoa ‘seguir’ a outra apenas para saber o que está acontecendo e há até quem convide para ‘ser amigo’ uma pessoa que nem cumprimente na rua. Estes na verdade não seguidores e sim perseguidores.

Você tem seguido ou perseguido Jesus?

Vamos refletir sobre o sentido da morte e do perseguir neste texto:

1- Seguir ou Perseguir

Saulo perseguiu a Jesus até o dia em que se encontrou com Ele e o encontro que Paulo teve com Jesus foi tio marcante que mudou a sua vida e mudou o seu nome de Saulo para Paulo. A partir de então passou de perseguidor para seguidor de Jesus.

Vamos a diferença entre estas duas palavras:

a) SEGUIR: acompanhar ou ir atrás de alguém com objetivo de estar junto e aprender. Exemplo: Discípulos de Jesus (Marcos 3.14).

b) PERSEGUIR: fazer forte oposição contra alguém em tudo o que fizer ou falar. Exemplo: Fariseus e saduceus que iam atrás de Jesus para vigiá-lo e ver se cometia algum erro (Mateus 16.16).

É importante esclarecer que não existe meio termo entre seguir ou perseguir, ou seja, se você não segue você persegue. Mesmo que você no seja contra Jesus, quando nós não o seguimos temos atitudes que o negam e isso é perseguição.
Jesus disse que “quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha (Mateus 12.30), então não podemos negligenciar a seriedade de uma decisão em seguir a Jesus. Muitos fazem como Pedro quando “seguia Jesus de longe” (Mateus 26.58) com medo de que soubessem que era um dos discípulos e foi neste momento que negou a Jesus.
Tome a decisão de seguir e não perseguir Jesus!
                              

2- Morrer para o mundo ou para Deus

Na estrada de Damasco morreu Saulo para o mundo e nasceu Paulo para o Espírito Santo usar. Então Paulo disse: "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).

Talvez você já tenha dito ou diz que nem morto seguir a Jesus, mas hoje eu quero te apresentar duas formas de se perseguir a Jesus até a morte:

a) MORTE FÍSICA: Aqui você persegue Jesus toda a sua vida e morre (literalmente) e é enterrado, então você para de perseguir porque depois de morto já não pode fazer nada. Quem persegue Jesus e morre nessa situação, embora pare de O perseguir, passa a ser perseguido pela morte e pela dor do inferno, que segundo a Palavra, não dá descanso nem de dia nem de noite. Quem persegue a Jesus até morrer, perde sua oportunidade de salvação e morre duas vezes: física e espiritualmente (veja Apocalipse 14.11).

b) MORTE PARA O MUNDO: Aqui você deixa de seguir a Jesus até o dia em que tem um encontro com ele, então você morre para o mundo e nasce de novo para Deus (João 3.8). Então poderá dizer como Paulo que “o viver é Cristo, e o morrer é lucro (Filipenses 1.21). Quando morremos para o mundo deixamos as vontades da carne (Gálatas 5.19,20), mas recebemos uma nova vida com alegria muito maior (Marcos 10.29,30).

Só há duas formas de perseguir a Jesus: até a morte quando você já não tem vida e pode ir para o inferno ou até a sua morte para o mundo e para as coisas da carne, quando você se encontra com Jesus e ouve a sua voz.
Morra para o mundo e viva para Deus!

Tome uma decisão agora!

CONCLUSÃO

Embora parece uma mensagem dura, apenas mostra a realidade espiritual. Hoje mesmo você pode se encontrar com Jesus, morrer para o seu velho passado e nascer de novo, se tornando nova criatura e recebendo um novo nome (Apocalipse 2.1) e uma nova vida (II Coríntios 5.17). Confesse a Jesus como Senhor e receba a vida eterna (Romanos 10.9).
O que você escolhe?

Escolha seguir Jesus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp