O Selo de Deus

Tema: APOCALIPSE

selo apocalipse

Apocalipse 5.1-5; 7.1-4; 9.4 e 20.1-4

Introdução: O selo na Bíblia representa uma marca. Os reis tinham seu selo que era feito com um símbolo gravado no anel que ao ser pressionado sobre uma massa aquecida deixava a marca. Um documento só tinha valor se tivesse tal autenticação. Além disso, o selo também servia para fechar as cartas e registros de leis, que a partir de então estaria validado pelo selo. Saiba mais através do estudo O Selo do Espírito.
Este texto de apocalipse relata que Deus vai separar os seus servos com o selo do Espírito Santo antes de surgir a besta que irá marcar as pessoas com o seu número (Apocalipse 13.16,17). Este selo capacitará os servos de Deus “selados com o Santo Espírito” (Efésios 1.13 e 4.30) para resistir e não aceitar a marca da besta.

Você já recebeu o selo do Espírito Santo?

Vamos refletir sobre a importância de buscar este selo espiritual e conhecer algumas características do Selo de Deus no Apocalipse:

1- Selo da Palavra 

Apocalipse 5.1-5 “Vi... um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos... ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

João viu um livro selado com sete selos. O livro é a revelação da Palavra de Deus. Os selos fechavam o livro para que só pudesse ser aberto pelo destinatário a quem foi escrito. O número sete representa a perfeição, ou seja, que o livro estava perfeitamente fechado e só poderia ser aberto por alguém digno do mesmo.
João chorou por pensar que o livro não seria aberto até que alguém lhe disse que o Cordeiro de Deus seria a única pessoa digna de abrir os selos. À medida que o livro ia sendo aberto, fatos iam acontecendo para comprovar os fatos ali escritos (Apocalipse 6).
Estes selos sobre o livro mostram que o Selo do Espírito Santo traz a mensagem da Palavra de Deus. Os selados por Deus têm a capacidade de entender a revelação das Escrituras através do Espírito Santo que inspirou sua inscrição (I Pedro 1.20,21). Através da leitura da Bíblia podemos conhecer a Jesus e receber a vida eterna (João 5.39). Por isso, quem não tem o selo do Espírito não consegue entender a Bíblia.
O Espírito Santo quer selar sua vida com a Palavra de Deus!

2- Selo de Poder 

Apocalipse 7.2 “Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar”.

Os anjos que estavam nos quatro cantos da terra seguravam os ventos para que não soprassem, tamanho o poder que lhes fora conferido por Deus (Apocalipse 7.1). A função destes anjos seria aplicar os castigos da ira Divina sobre a desobediência humana.
Havia outro anjo que trazia na mão o selo do Deus vivo. Este selo lembra uma ferramenta que era aquecida no fogo para marcar animais ou propriedades. Este anjo clamava com voz forte para os outros anjos para que não fizessem nada antes que os escolhidos fossem marcados (Apocalipse 7.3).
Esta marca representa o poder de Deus que se manifesta sobre aqueles que são selados pelo Espírito.  Quem é marcado por Deus conhece o poder sobrenatural e tem uma fé inabalável. Por isso, os escolhidos precisarão de uma marca que venha antes de o inimigo marcar os seus. Quando recebemos o Espírito Santo passamos a conhecer o poder de Deus (Mateus 2.29).
O Espírito Santo quer selar sua vida com Poder!

3- Selo de Consciência

 Apocalipse 7.3 “dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”.

O mesmo selo que marcava e fechava o livro da revelação também será posto sobre a mente das pessoas que servem a Deus fielmente. Diante do caos da apostasia dos últimos dias, os servos de Deus precisarão de discernimento espiritual para não ser enganados “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mateus 24.24). O propósito do selo sobre a testa ou fronte é mostrar que suas mentes serão inspiradas pelo Espírito Santo.
Como servos de Deus, precisamos entregar cada pensamento na presença de Deus buscando pensar somente coisas que edificam (Filipenses 4.8). Para isso devemos resistir a “toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5) e colocar o “capacete da salvação” (Efésios 6.17) como proteção de nossa mente.
O Espírito Santo quer selar sua Consciência!
                              

4- Selo de Propriedade 

Apocalipse 7.3 “dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”.

Antes de estes fatos ocorrerem, todos terão oportunidade de conhecer a Jesus (Marcos 13.14). Então somente os servos de Deus serão selados com o Espírito. Uma vez selados, estarão capacitados para resistir todas as provações e perseguições. Além disso, o inimigo não poderá colocar sua marca sobre o selo de Deus.
Depois de selados por Deus “todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca” (I João 5.18). Deus em sua justiça e misericórdia não permitirá que seus servos sejam marcados pela besta, então primeiro lhes dará uma oportunidade de receber o selo de Deus. Sabemos disso porque há uma promessa de avivamento antes da volta de Jesus (Marcos 13.14), embora “nesse tempo, muitos hão de se escandalizar” (Mateus 24.10). Uma coisa é certa, que os selados serão propriedade exclusiva de Deus (I Pedro 2.9).
O Espírito Santo quer te selar como sua Propriedade!

5- Selo de Totalidade 

Apocalipse 7.4 “Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel; da tribo de... foram selados doze mil”.

Quando João descreve os salvos da grande tribulação, enumera-os citando cada uma das tribos de Israel. O número 12 tem significado de totalidade ou abrangência. Então é um numeral representativo. O texto se refere especificamente ao povo de Israel apresentando os que se converterão ao Messias nos últimos dias.
Podemos entender que Deus quer salvar todo o seu povo. Então o selo do Espírito Santo será uma capacidade espiritual de resistir a todo mal. Até mesmo os israelitas que não reconheciam Jesus como Messias, o buscarão e serão selados espiritualmente.
O Selo do Espírito será para todos aqueles que buscarem a Jesus como Senhor e negarem ao mundo. Deus quer revestir a sua vida por “para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6.13).
O Espírito Santo quer te selar Totalmente!

6- Selo de Proteção 

Apocalipse 9.4 “e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte”.

Durante a tribulação haverá grande perseguição aos servos de Deus, mas aqueles que estiverem selados com o selo do Espírito Santo receberão grandes livramentos. Este selo espiritual será a diferença para o livramento de todos aqueles que têm Jesus como no Êxodo quando as famílias que tinham a marca do sangue do cordeiro em suas portas, a morte não entrou em suas casas (Êxodo 12.22,23).
Sem o selo do Espírito Santo, o cristão está desprotegido, “mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração (II Coríntios 1.21,22). Precisamos buscar a unção do Espírito Santo para vencer todas as coisas, pois assim como um livro selado não pode ser aberto por outro que não seja seu destinatário, também as nossas vidas não serão tocadas pelo inimigo se Deus já nos tiver marcado.
O Espírito Santo te sela para te Proteger!

7- Selo de Libertação 

Apocalipse 20.1-4 “Então, vi descer do céu um anjo... Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações... tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão...”.

O último selo que Deus vai usar será quando por fim a todo mal. O Senhor prenderá a satanás e seus anjos por mil anos, lançando-os no abismo, selando este com o selo de Deus para não ser violado. Durante este tempo, toda a justiça e as promessas de Deus se cumprirão sobre a terra, “quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão (Apocalipse 20.7) e intentará contra Deus pela última vez para então ser finalmente destruído (Apocalipse 20.10).
O selo de Deus também é libertação porque onde há a marca do Espírito Santo, o mal não pode alcançar. Quem foi liberto por Deus, está selado para resistir ao mal. Embora tenhamos que ser vigilantes enquanto estamos nesta terra e ainda em carne, podemos confiar na ajuda do Espírito Santo para resistir ao pecado. Quando o cristão recebe o batismo no Espírito Santo, passa a ser cheio da presença de Deus e o inimigo não encontra lugar em sua vida.
O Espírito Santo te sela para sua Libertação!

Busque o Selo do Espírito!

CONCLUSÃO

A marca do Espírito Santo selando as frontes dos crentes significa uma convicção profunda de fé. Suas mentes são esclarecidas contra todo o engano e perseguição do inimigo. A certeza da salvação é uma marca do selo do Espírito em nossas mentes “depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Efésios 1.13). Mas não podemos esquecer-nos de “não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4.30).
Se selado pelo Espírito Santo significa estar pronto como uma carta que já pode ser enviada, pois “vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens(II Coríntios 3.2). Como um produto que só pode ser aprovado se tiver o selo de garantia, assim também precisamos do Selo do Espírito Santo.

Deixe Espírito Santo selar sua vida!

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp