Lugares de Bênção

Tema: MOTIVACIONAL  

lago em forma de coração

Salmos 23
-Introdução: Pense em um lugar lindo. Um local que já tenha ido, visto ou deseja estar. Qualquer lugar é abençoado com a presença de Deus. Mesmo assim o Senhor reserva lugares especiais para abençoar nossas vidas. Como um pastor que guia seu rebanho escolhendo as melhores passagens, assim o Senhor guia nossas vidas.
Davi faz uma visão geral de sua vida. Os lugares por onde passou. Desde o pasto onde esteve com as ovelhas, os vales que lutou como soldado, as mesas que sentou no palácio real até o altar de Deus onde adorava. Este salmo faz um percurso da vida de um servo de Deus.


Por onde você tem passado?

Alguns locais e situações especiais que Deus prepara para nós:


1- Pastos verdejantes > VIDA ABUNDANTE: v.2

O pastor guia suas ovelhas para dar alimento e saciar sua sede. A paisagem é bela e cheia de paz.
Os pastos verdejantes, onde o SENHOR nos sacia com águas tranquilas é o lugar onde recebemos a vida abundante oferecida por Jesus (João 10.10). Quando entendemos que Deus é o nosso Pastor e cuidador de nossas vidas, ficamos tranquilos e confiantes de que tudo coopera para o nosso bem (Romanos 8.37). Em Cristo temos o sustento e bebemos das fontes de água da vida que nos satisfaz para sempre (João 6.14).
Deus tem um lugar Abundante para você!

2- Veredas da justiça > REALIZAÇÃO: v.3

Quando o rebanho precisa ser levado para outro lugar, então é conduzido pelo pastor que vai a frente. Todas as ovelhas seguem confiantes de que estão indo para o lugar certo. Elas precisam estar sempre juntas para não se desviar. Se uma ovelha se perder, a caminhada é interrompida até que seja encontrada.
As injustiças fazem parte deste mundo por causa do pecado, mas através do AMOR e também do NOME de Jesus, podemos confiar na justiça divina. Quando pensamos nas injustiças, ficamos revoltados e sem forças. Mas quando abandonamos a justiça humana, que é falha e passamos a confiar em Deus, então aprendemos a suportar muitas coisas por amor e saber esperar em Deus, que é justo, clamando sempre o nome de Jesus. O caminho da justiça é a certeza de que estamos indo na direção correta.
Deus prepara um lugar de Realização para sua vida!

3- Vale da sombra da morte > LIVRAMENTOS: v.4

Em algumas situações o pastor precisa passar com o rebanho por lugares difíceis onde não há muita visibilidade e o caminho é apertado. Mesmo assim as ovelhas seguem confiantes de que logo chegarão ao destino seguro.
Os livramentos que recebemos de Deus são provas do amor e do poder do Senhor em nossas vidas. Embora seja muito difícil quando passamos por provações, nestes momentos é que temos oportunidade de conhecer mais a Deus e ser aprovados (Tiago 1.2). Deus usa sua VARA para nos corrigir quando estamos errados e usa seu CAJADO par nos regatar e trazer para mais perto de si (Hebreus 12.7). É no meio do vale escuro e profundo que olhamos para cima e somos iluminados por Jesus. Quando confiamos em Jesus, até no vale somos abençoados e testemunhamos o seu poder. O mais importante é que a presença de Deus está conosco, por isso não precisamos ter medo.
O Senhor te dá Livramento quando passa por lutas!

4- A mesa do banquete > VITÓRIA: v.5

Após a dolorosa passagem pelo vale chega a recompensa. As ovelhas recebem alimento novo. As que se feriram no caminho, são tratadas com óleo da unção. Embora os lobos e chacais fiquem de longe olhando, nada podem fazer porque as ovelhas estão protegidas.
Sempre após passar por vales sombrios Deus nos espera chegarmos aprovados para nos receber com uma mesa de banquete. Até os filhos pródigos que não conseguiram fazer seus prodígios tão sonhados, também são acolhidos com um banquete do Pai (Lucas 15.23). Diante da mesa do banquete, os nossos adversários são apenas espectadores e nada podem fazer. Agora é o momento de beber do CÁLICE da bênção que é a nossa comunhão com Deus (I Coríntios 10.16). Também recebemos a UNÇÃO que nos capacita a vencer.
Deus faz um banquete para celebrar sua Vitória!

5- A casa do Senhor > ADORAÇÃO: v.6

Por tantos lugares que o rebanho passou agora chegam ao fim de uma jornada. O aprisco é o lugar onde as ovelhas são guardadas e ali também ora o pastor. Estar ali é ter total segurança.
Na continuação desta caminhada somos seguidos pela BONDADE e pela MISERICÓRDIA de Deus que nos ajudaram até então. O destino é alcançarmos a Casa de Deus que se torna o lugar definitivo 'para sempre'. Deus quer habitar em nós e que vivamos em sua presença (I Coríntios 3.16).
Seu lugar é na casa de Deus!

Deus está contigo em todo lugar!


CONCLUSÃO
Na caminhada de um rebanho, as ovelhas recebem o sustento, são guiadas em justiça e embora passem por dificuldades, vencem tudo com ajuda de seu Pastor. Depois recebem um banquete até chegar à casa de Deus.
Em cada lugar que você estiver se torna especial com a presença do Senhor que prometeu “eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20). Por mais difícil que seja a caminhada, continue sob o pastoreio de Jesus e no fim tudo será bom. Se você é uma ovelha, não tem o que temer.

Veja o agir de Deus por onde você for!

______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp