Exemplo de Humildade

Tema: VIDA CRISTÃ

pregação sobre humildade

Filipenses 2.5-11
Introdução: Sem dúvida alguma, o maior exemplo de humildade está em Jesus Cristo. Toda a sua vida, desde que desceu dos céus à terra, seu nascimento, vida simples até a morte de cruz foi para se humilhar. Enquanto tantas pessoas querem se engrandecer ao ponto de se ‘endeusar’, o próprio Deus se humilhou tornando-se homem para nos ensinar a ser mais humildes.
Ser humilde não é ser pobre, feio, desajeitado ou sem estudos. Existem pessoas que são sofisticadas, ricas e estudadas, mas são humildes. Também existem pessoas aparentemente simples que são orgulhosas.

Como ser humilde?

Vamos refletir no exemplo de humildade deixado por Jesus:

1- Não JULGAR: v.6

A primeira lição que Jesus nos deus sobre humildade foi não julgar. Mesmo sendo Deus e com poder para fazer o que quisesse não se julgou superior a ninguém. Quando Tiago e João propuseram que Jesus mandasse fogo do céu para consumir seus adversários (Lucas 9.54), Jesus não fez porque sabia que não era este seu propósito.
Jesus sabia dos pecados de todas as pessoas e anunciou o perdão para cada um sem condenar ou culpar quem quer que seja. Este foi o exemplo que nos deixou para deixarmos a que Deus nos julgue (Mateus 7.1-5). Às vezes julgamos que estamos sendo injustiçados, mas devemos esperar em Deus que nos exaltará (Isaías 61.7). Olhe para pessoas que têm menos que você e aprenda a ser humilde agradecendo a Deus por tudo que te deu.
Deixe o julgamento para Deus!
  

2- ESVAZIAR-SE: v.7ª

A segunda lição de humildade de Jesus foi o esvaziamento. Para uma sociedade capitalista, onde as pessoas querem cada vez mais, isso é difícil de entender. A competitividade faz com que cada um queira ser maior e melhor que o outro. Mas Jesus fez diferente e ensinou que “vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve” (Lucas 22.26).
Muitas coisas que acontecem conosco como cristãos, servem para nos esvaziar de nosso orgulho, vaidade e principalmente do egoísmo. Por isso passamos por tantas dificuldades e provações, para sermos esvaziados de tudo que nos enche e nos faz sentir superiores ou maiores que nosso próximo (Filipenses 2.1-4).
Não se encha de si mesmo!

3- Ser SEMELHANTE: v.7b

A terceira lição de humildade deixada por Jesus foi a semelhança. Deus criou o homem conforme a sua “imagem e semelhança” (Gênesis 1.26), mas por causa do pecado, a humanidade se distanciou de Deus (Isaías 59.2). Jesus veio ser semelhante ao homem para nos ensinar a ser parecidos com Deus.
Quando amamos ao nosso próximo, passamos a tê-lo como nosso semelhante e não como alguém diferente ou inferior a nós (Marcos 12.31). Se cada fizer com o outro o que gostaria de receber, todos seriam tratados igualmente (Mateus 7.12).
Não queira ser melhor que os outros!

4- Se HUMILHAR: v.8ª

O quarto exemplo de Jesus mostra o maior desafio da humildade que é a capacidade de sofrer humilhação. Não é à toa que estas duas palavras são sinônimas: HUMILDADE=HUMILHAÇÃO. A humilhação é o fato sofrido, já a humildade é a qualidade de quem suportou a humilhação. Jesus no ensinou a ser humildes suportando a maior de todas as humilhações que alguém pode sofrer que é a vergonhosa morte de cruz.
Deus nos deixou uma lei espiritual que age sobre nós como uma promessa de que “todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11). Muitas vezes somos humilhados pelas pessoas para sermos exaltados por Deus. Mas quando nós mesmos nos exaltamos, então logo caímos na contradição e incoerência humana que nos leva a ser rebaixados conforme nossos erros. Cada situação humilhante que você sofre serve para te moldar e te ensinar a ser mais humilde, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6).
Se você foi humilhado, Deus te exaltará!

5- OBEDECER: v.8b

A obediência foi o quinto exemplo de humildade deixado por Jesus. A obediência é algo incondicional. Não depende da situação ou vontade. Basta obedecer e pronto. Jesus foi obediente “até a morte”. Isso é obedecer totalmente. Quando obedecemos reconhecemos que existe uma ordem e uma pessoa superior a nós, o que nos ensina a ser mais humildes (Romanos 13.1).
Muitas pessoas obedecem apenas parcialmente ou só obedecem quando concordam com a ordem recebida. Isso não é obediência. Por isso Jesus contou a história dos dois filhos, um que disse que obedeceria, mas não foi e o outro que disse que não daria o que o pai mandou, mas depois foi e obedeceu (Mateus 21.28-32). Precisamos ser obedientes até o fim como Jesus.
Seja um filho obediente!

6- ESPERAR em Deus: v.9

O resultado para quem é humilde, não vem da noite para o dia, por isso a sexta lição de humildade é aprender a esperar em Deus. Tudo acontece no tempo certo segundo a vontade de Deus (Eclesiastes 3.1). Jesus esperou nove meses na barriga de Maria, esperou 30 anos para iniciar seu ministério (Lucas 3.23), esperou três anos e meio pregando o evangelho, esperou seis horas pendurado numa cruz (Mateus 27.45,46) e esperou três dias para ressuscitar (I Coríntios 15.4). Agora Jesus está assentado à direita da majestade nas alturas (Hebreus 1.3), mas espera pacientemente até o momento que voltará exaltado em glória para nos buscar (II Pedro 3.9).
Precisamos aprender a esperar em Deus que nos exaltará a seu tempo e não querer exaltar-se por conta própria (Mateus 23.12). Tudo o que as pessoas te tomaram, Deus te restitui com a sua Grandiosa Mão (Isaías 43.13). O tempo é uma verdadeira escola para a humildade.
Espere um pouco mais e Deus te exaltará!

7- GLORIFICAR a Deus: v.10,11

O sétimo exemplo de humildade em Cristo é viver para a glória de Deus. Algo que irrita ao Senhor é a idolatria porque esta tenta roubar a glória que é devida somente a Deus (Salmos 115.1). Deus não divide a sua glória com ninguém (Isaías 48.11).  Por isso muitas pessoas que recebem prosperidade de Deus, e se envaidecem, se exaltam são humilhadas para aprender a ser humildes e reconhecer que tudo vem de Deus (Tiago 1.17).
Como uma criança que temos prazer em presentear por causa de seu sorriso e alegria, assim o Senhor quer abençoar seus filhos cada vez mais quando são gratos a Deus. Aprenda a ser humilde dando glória a Deus por tudo e nunca tirar mérito para si mesmo. Jesus nos ensinou orar dizendo que a Deus pertence “reino, poder e a glória” (Mateus 6.13). Não somente nas situações boas, mas nas dificuldades também precisamos “em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5.18).
Se o que você faz não confessa a Jesus como Senhor da situação e não glorifica a Deus então, estará agindo de forma soberba. A humildade confessa o senhorio de Jesus glorificando somente a Deus.
Glorifique a Deus por tudo!

Seja humilde como Jesus!

CONCLUSÃO

A Vida nos ensina a cada dia. Ser rebaixado não é fácil. Às vezes não aceitamos menos do que achamos que merecemos, por isso, precisamos refletir sobre a humildade não conforme o mundo e sim no padrão de Cristo.
O apóstolo Paulo testemunhou que aprendeu a ser humilde seguindo o exemplo de Jesus. Ele que se julgava o grande Saulo, tornou-se o pequeno Paulo. Antes da célebre frase “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13), Paulo declarou que “tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez (Filipenses 4.12). A humildade era o segredo do poder na sua vida. Para ser exaltado é preciso primeiro vencer a humilhação.

Procure ser mais humilde!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp