Para quê a unção?

Tema: UNÇÃO

pregação sobre unção

“o Espírito do Senhor Deus está sobre mim” Isaías 61.1-3

Introdução: A unção de Deus vem sobre nossas vidas com um propósito. A palavra 'para' é citada várias vezes neste texto mostrando o objetivo da unção de Deus. A unção não é para diferenciar pessoas como se tornassem melhores só porque foram ungidas. Quem é ungido passa a servir a Deus.
Jesus é o maior exemplo de pessoa ungida por Deus. Por isso recebeu o nome de Cristo, que significa ‘o ungido’. Quando começou seu ministério, Jesus leu este texto de Isaías (Lucas 4.18,19) e declarou “hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir” (Lucas 4.21). A unção de Cristo se mostrou com poder, mas também com humildade e serviço ao próximo (Marcos 10.45).

Qual é a utilidade da unção?

Vamos aprender que a unção serve para:

1- Para Evangelizar 

“porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos”.

Somos ungidos por Deus para ganhar vidas. A unção passa por nós para atingir outras pessoas. Somos como o primeiro vaso de azeite da mulher viúva que se multiplicava ao se derramar sobre os vasos emprestados dos vizinhos (II Reis 4.1-7). Quanto mais gastamos nossa unção, mais ela aumenta e somos renovados por Deus.

2- Para Restaurar 

“enviou-me a restaurar os contritos de coração”.

Quem é ungido recebe restauração em um sua vida. A unção traz cura para quem está enfermo (Tiago 5.14). Muitas pessoas precisam de alívio para suas dores e unção é o remédio. Como o bom samaritano que aplicou óleo sobre as feridas do homem que encontrou caído na beira do caminho (Lucas 10.34).

3- Para Libertar 

“a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”.

A unção liberta de todo mal tirando todo empecilho de nossas vidas. Muitas vidas estão presas e precisam de libertação. Somente a verdade liberta (João 8.32). Quando somos ungidos, nos libertamos de todo mal (Isaías 9.4).

4- Para Profetizar 

“a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus”.

O ungido é capacitado para proclamar coisas invisíveis e alcançar o inalcançado. Todo profeta primeiro deve ser ungido para então ungir outros profetas e reis (I Reis 19.16). A unção é o percurso de uma grande bênção que vem.

5- Para Consolar 

“a consolar todos os tristes” 
v.3 “a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado”.

A unção traz frescor e alívio às feridas e alegria no lugar da dor. No calor do deserto o óleo refrescava a pele e protegia do sol e de moscas. O Espírito Santo é o Conselheiro (Isaías 9.6) e o Consolador que nos ajuda nas horas difíceis (João 14.16 e 26).

6- Para Frutificar 

“a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor”.

Através da unção os frutos são colhidos na presença do Senhor (João 15.8). O azeite vem do fruto da oliveira (Habacuque 3.17). Uma pessoa ungida deve ter frutos de vida na presença de Deus e principalmente ganhando almas.

7- Para Glorificar 

“para que ele seja glorificado”.

Tudo na vida de quem é ungido serve para dar glória a Deus. Não há razão para ser ungido senão para honrar ao Senhor que nos capacita. Se a pessoa se achar importante por causa de sua unção, isso é prepotência e por causa da arrogância muitos líderes perdem a sua unção “porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça (I Pedro 5.5).

Deus te ungiu comum propósito!

CONCLUSÃO
Deus nos enche como um vaso para transbordar sobre outras vidas. A unção não pode ser desperdiçada. Precisamos levar o poder de Deus até aqueles que precisam ouvir o evangelho, ser restaurados, necessitam de uma palavra profética, de um consolo, para conseguir dar frutos e tudo isso para glorificar a Deus.
Não use a unção, mas seja usado por ela!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp