Aprendendo a Semear

Tema: MISSÃO


“Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boasEclesiastes 11.6

Introdução: Quando observamos o semeador lançando a semente na terra, aprendemos muito sobre a vida. O ato de semear nos ensina sobre nossos sonhos e projetos. A relação do semeador com a semente e desta com o solo, pode ser comparada com nossa vida, nossos sonhos e a bênção de Deus, respectivamente.
Jesus sempre usou a linguagem rural para suas ilustrações. Mas também poderia ter falado do comércio ou do serviço artesão que já eram muito comuns no ambiente do povo. Contudo, o Mestre sabia que a semente tinha muito a nos ensinar.

O que você tem semeado?

Vamos refletir sobre o ato de semear:

1- Abrir mão da Semente 

João 12.24 “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”.

A primeira coisa que acontece com a semente plantada é que fica soterrada. Ninguém mais vê a semente. Mas o semeador sabe que está debaixo da terra e espera seu ressurgimento. A semente morre debaixo da terra, incha e depois brota vida.
Quando uma semente é selecionada para o plantio, logo se abra mão da mesma para alimentação. Contudo a semente que não será comida, em compensação dará muito mais alimento “frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um (Marcos 4.20). Contraposto, se o semeador não abrir mão da semente, também não colherá o seu fruto.
Em nossos sonhos devemos abrir mão de algo para dedicar ao projeto que almejamos. Embora ninguém saiba ou enxergue o que estamos fazendo, precisamos continuar semeando, certos de que um dia vamos colher.
Para semear é preciso abrir mão da semente!

                              

2- Suportar Dificuldades 

Salmos 126.5,6 “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”.

A segunda verdade do semeador é que plantar não é fácil. Semear é algo trabalhoso e muito cansativo. A terra deve ser preparada e o lugar de plantio deve ser escolhido corretamente. Enquanto faz isso, o semeador, soa, suspira e se esforça grandemente.
A motivação de quem planta é colher futuramente.  Por mais difícil que seja, vale a pena semear. Deste modo precisamos ter mais resistência enquanto estamos plantando e ter esperança de um dia colher.
Para semear é preciso resistir às dificuldades!

3- Esperar o Tempo certo 

Eclesiastes 3.2 “há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou”.

O agricultor sabe o tempo certo de cada planta. Desde a estação correta para o plantio, o momento certo para adubar, carpir e colher. Quando chega a hora certa de cada momento, o semeador não perde tempo.
Se o agricultor deseja colher várias vezes durante o ano, garantindo o sustendo da família, então deve plantar sementes para colher em todas as épocas. Por exemplo: o feijão pode ser colhido em 3 meses, o milho em 6 meses e a lavoura de café 1 vez ao ano. Fazendo assim, sempre haverá colheita de tempo em tempo.
Com nossos sonhos também é assim. Precisamos aprender o tempo certo e aproveitar as oportunidades. Se passarmos um tempo sem plantar, também passaremos um tempo sem colher. Hoje colhemos o que plantamos no passado e no futuro colhemos o que plantamos agora. Por isso, devemos plantar o tempo todo.
Para Semear é preciso resistir às dificuldades!

4- Respeitar o Processo 

Marcos 4.26-29 “Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa”.

A semente saudável segue um processo natural de germinação e crescimento. O agricultor não pode interferir neste processo. Deve esperar cada etapa da espécie cultivada. Não adianta tentar adiantar as coisas, como colher antes da hora, por exemplo.
Como uma planta que muitas vezes nem observamos, mas está maior a cada dia, assim deve ser a nossa vida. Precisamos ser melhor hoje do que fomos ontem e mais ainda amanhã do que estamos hoje. Também devemos saber que muitas coisas seguem um processo natural e que na hora certas as coisas vão fluir.
Para semear é preciso respeitar o processo da planta!

5- Observar o Crescimento 

Mateus 13.31-32 “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos”.

O semeador observa o crescimento da planta. Muitas vezes nem vemos, mas a planta está crescendo. Até enquanto dorme, a lavoura está em progredindo (Salmo 127.2). O prazer do agricultor é contemplar sua seara repleta.
O pessimismo, muitas vezes nos impede de reconhecer o crescimento de nossos projetos. Como uma planta que quando morre passa a estercar a terra para que outra semente venha e cresça saudável, assim são os nossos planos quando dão errado. Tente outra vez. Continue plantando.  O terreno está sendo preparado e quando estiver bem a semente brotará e você terá uma grande colheita.
Para semear é preciso observar o crescimento da planta!

6- Saber que a Colheita é Proporcional ao plantio 

II Coríntios 9.6 “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará”.

O semeador sabe que colherá o que plantou na proporção em que semeou a terra. Então calcula o que deve semear e a quantidade de sementes que precisa para obter uma colheita bem sucedida.
Esta é a lei da semeadura e da colheita: “pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará (Gálatas 6.7). A colheita é proporcional ao plantio. Quando mais você planta, mais poderá colher. Você também só pode colher aquilo que plantou. Se você acha que está colhendo pouco, então deve plantar mais. Se não estiver satisfeito com o que colheu, então mude para outra cultura, plante o que deseja colher “porquanto semeiam vento e hão de colher o turbilhão” (Oséias 8.7), mas “o que semeia justiça recebe galardão seguro” (Provérbios 11.18). Por isso devemos plantar a melhor semente possível.
Para semear é preciso saber que a colheita será proporcional ao plantio!

7- Dependência de Deus 

I Coríntios 3.7,8 “De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho”.

Depois de tanto trabalho, o agricultor sabe que não pode fazer mais nada a não ser confiar em Deus. O semeador pode preparar o solo, plantar, carpir, adubar a terra e até regar, mas não pode fazer a plantar nascer, crescer e frutificar. Somente Deus pode dar a vida.
O semeador se conforma quando não há colheita, reconhecendo que não foi permissão de Deus ou que provavelmente cometeu algum erro durante o cultivo. Sabe que não adianta colocar a culpa em Deus, nem no solo, na semente ou no clima. É preciso continuar plantando. A terra está esperando a semente e esta aguarda ser plantada.
Precisamos aprender muito com esta relação de dependência que o agricultor tem. Não coloque a culpa em ninguém, apenas continue semeando o melhor possível. Deus é “aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça” (II Coríntios 9.10). Deus é o maior interessado em fazer frutificar os seus sonhos (Salmo 37.4).
Para semear é preciso depender de Deus!

Sua colheita será abundante!

CONCLUSÃO 

Marcos 4.14 “O semeador semeia a palavra”.
Não poderíamos esquecer-nos de falar desta semente que é a Palavra de Deus. Em tudo o que fazemos, devemos usar a Palavra do Senhor. Muitos de nossos sonhos podem ser passageiros assim como nossas palavras que são esquecidas por nós. Mas Deus não se esquece de sua Palavra para cumprir (Jeremias 1.12). Semeie as palavras de Deus por onde passar porque o Senhor fará que a sua palavra não volte vazia (Isaías 55.11).
Se queremos colher precisamos aprender a semear. Abrir mão da semente que será lançada na terra, suportar as dificuldades do cultivo, esperar o tempo certo da planta, respeitar o processo observando o crescimento, saber que a colheita será proporcional ao plantio e principalmente depender de Deus em tudo. Assim como muitas coisas na vida só aprendemos fazendo, para aprender a plantar é preciso semear.

Continue plantando!


______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp