Milagres do Natal

Tema: NATAL

cenário do presépio 

“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”. Lucas 1.37

Introdução: Natal é tempo de milagres. O maior milagre aconteceu quando Jesus veio ao mundo. A expressão de Maria declarando que “para Deus não haverá impossíveis”, revela a sequência de milagres que o nascimento de Jesus desencadearia.
Muitas famílias vivem situações tão difíceis durante o ano, que ao final do mesmo, somente um milagre possibilitaria um Natal feliz. Mas este é o propósito deste momento, celebrar a presença e o poder de Deus acima de qualquer dificuldade.


Você precisa de um milagre?

Vamos refletir sobre sete milagres que aconteceram no nascimento de Jesus:

1- Milagre da Vida

Mateus 1.23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”.

O primeiro milagre do Natal foi o cumprimento das profecias da vinda do Messias. O nascimento virginal é um milagre que só podemos acreditar através da fé (Isaías 7.14). Somente um milagre para tornar um Deus tão grande, em forma tão pequena (Hebreus 1.2-4).  O Deus que criou a vida, veio ao mundo para viver entre nós.
Um motivo para celebrar o Natal é o fato de estarmos vivos, pois “todo ser que respira, louve ao Senhor” (Salmos 150.6). Agradeça a Deus pelo dom da vida e por estar passando mais um ano na presença Dele. Mesmo que tenha passado por enfermidades ou perdas, somente por sobreviver, já é motivo de gratidão.
Viver é um milagre de Deus!

2- Milagre da Natureza: Lucas 2.7,8 e Mateus 2.2, 9 e 10

A natureza sentiu a presença de seu Criador vindo ao mundo. Desde os astros no céu até os animais na terra, perceberam que havia algo de sobrenatural acontecendo. Jesus nasceu em um estábulo onde provavelmente havia animais (Lucas 2.7,8). A estrela seguida pelos magos foi um destaque que marcou o céu para ser visto na terra (Mateus 2.2, 9 e 10).
Na época do Natal parece que acontece um milagre de multiplicação na natureza para haver tanto alimento para as festa. Mas infelizmente ainda existem muitas pessoas que precisam deste milagre. Precisamos levar este milagre natural para o mundo, pois “a ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus(Romanos 8.19).
A natureza é um milagre de Deus!

3- Milagre Familiar: Mateus 1.1 e 25

A família é o lugar ideal para a presença de Deus no mundo. Por isso, o Senhor escolheu um casal especial para acolher o menino Jesus (Mateus 1.18). Jesus era chamado de “filho de Davi” por ser da descendência da família de Davi tanto por parte de José seu pai adotivo (Mateus 1.1-17), como por parte de Maria, que o gerou no ventre (Lucas 3.23-38). José acreditava em milagres, por isso aceitou Maria como sua mulher (Mateus 1.20-25). Também receberam um livramento muito grande quando se salvaram da matança dos inocentes (Mateus 2.16-18). A família de Jesus na terra começou através de um milagre de Deus e foi sustentada por milagres. Por isso, Jesus é especialista em coisas impossíveis e gosta de operar milagres.
Nossas famílias vivem dificuldades todos os dias e muitos pensam e desistir, como José (Mateus 1.19). Mas Deus está disposto a fazer o impossível para nos ajudar a manter nossa família. Aquilo que não podemos fazer por nossos familiares, somente Deus pode realizar. Peça a Deus que realize maravilhas em sua família. Certamente vocês já passaram outras situações muito difíceis e venceram. Acredite que vocês vão vencer mais uma vez.
Sua família é um milagre de Deus!

4- Milagre Social: Lucas 2.8 e Mateus 2.1

No nascimento de Jesus, pastores e reis se encontraram diante do supremo Pastor (I Pedro 5.4) e Rei dos reis (Apocalipse 19.16). Os pastores de Belém representam a classe pobre da sociedade judaica. Os reis magos que seguiam a estrela representaram a classe mais rica do mundo. Isso mostra que no Reino de Deus todos são iguais e somente Cristo é superior.
O clima de solidariedade no Natal, faz desta época o momento que mais aproxima as pessoas. As diferenças são esquecidas para dar lugar ao Amor de Deus que veio ao mundo para nos salvar.
Deus quer transformar a sociedade!

5- Milagre Político: Mateus 2.4 e Lucas 2.1-6

O contexto político do tempo do nascimento de Jesus foi conturbado. Herodes, um homem malévolo, usurpava do trono judeu¹. O censo também foi providencial, para que Jesus nascesse no lugar certo e na hora certa (Lucas 2.5,6).
Os reis magos foram chamados por Herodes, não para uma visita diplomática, mas para investigar quem seria este ‘novo rei’. Certamente Herodes temia o surgimento de um rei legítimo que o destronasse. Por isso manchou seu reino com sangue de inocentes provocando um dos maiores morticínios da história (Mateus 2.16-18).
Mesmo que pareça contraditório, o contexto político do nascimento de Jesus foi um milagre. Sobreviver diante de tanta injustiça era um milagre de Deus. A Justiça Divina “alarmou o rei Herodes e com ele, toda a Jerusalém” (Mateus 2.4) para avisar que um novo Rei viria ao mundo.
O Reino de Deus é um milagre para o mundo!

6- Milagre Econômico

Mateus 2.11 “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”.

A família de Jesus era pobre, por isso ofertaram apenas dois pombinhos pela vida de Jesus (Lucas 2.24). Deus, por sua provisão, mandou os reis magos levarem ouro para servir como fonte de sustendo. Estes eram presentes comuns para um recém-nascido da época, pois o incenso era usado para espantar moscas e a mirra para proteger a pele do bebê.
A família de Jesus foi mantida por um milagre de Deus. Fugiram para o Egito (Mateus 2.13-15) e conseguiram viver lá até que voltaram para Nazaré (Mateus 2.19-23). Assim como muitas famílias hoje se mantém com dificuldade, mas com a Graça de Deus conseguem vencer. Quem confia em Deus sabe o que é receber provisão para o sustento diário.
Deus é o provedor da Família!

7- Milagre Profético

Mateus 1.22 “tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta”.

O evangelista Mateus declara cinco vezes que tudo que aconteceu no nascimento de Jesus foi para cumprimento das profecias (Mateus 1.22; 2.5, 15, 17 e 23). Todos os outros relatos da vida de Jesus também são para cumprir o que os profetas anunciaram. Jesus é o cumprimento da Palavra de Deus (João 1.1 e 14).
Deus também tem promessas para cumprir em sua vida. Acredite que todas as palavras de Deus para você são reais e que o Senhor tem um propósito para sua vida (Salmo 40.7). A palavra de Deus não voltará vazia (Isaías 55.11). Deus tem planos de bênção e paz para o seu futuro como filho de Deus (Jeremias 29.11).
Se você é filho de Deus, há promessa para você!

Jesus é o milagre que você precisa!

CONCLUSÃO

Creia que sua vida é um milagre de Deus. Jesus veio ao mundo para vier e realizar tantas maravilhas. Mas também queria nos ensinar que é possível viver uma vida de milagres pela fé (Marcos 9.23).
O mais difícil Jesus já fez que foi vir ao mundo para viver, morrer e ressuscitar por amor a todos nós. Então não existe nada mais difícil para Ele. Jesus é o maior milagre e também o presente de Deus para sua vida.
Não somente no Natal, mas em todo tempo é oportuno para refletir sobre os milagres de Deus em sua vida e família. Quando o Natal acontece em sua vida, ou seja, Jesus nasce em você (João 3.7), milagres começam a acontecer.

Natal é tempo de Milagres!

______________________________
¹ FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia da Vida de Jesus. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2ª Edição, 2008. Páginas 56-58.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp