Fé, Esperança e Amor

Tema: MOTIVACIONAL

pregação fé esperança e amor

I Coríntios 13.13 "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor." 

Introdução: Momentos de transição na vida, como um novo emprego, novo endereço, um novo ano ou qualquer outra mudança é uma oportunidade para refletir sobre os valores da vida. Muitas coisas passam e não voltam mais. Por isso é importante escolher o que deve ficar.
O grande poema do amor termina dizendo o que “agora”, ou seja, hoje e sempre “permanecem”. Diante de tantas coisas passageiras, existem outras que devemos preservar. Não podemos perpetuar os momentos de forma fotográfica, mas podemos guardar os sentimentos que ali vivemos.

O que você está sentindo?

Podemos ilustrar esta mensagem com uma história onde havia um obstáculo pelo caminho quando três personagens se encontraram e cada um teve sua resposta:

1- A Fé diz: é POSSÍVEL! “tudo crê” v.7

Um obstáculo estava no meio do caminho. A primeira pessoa que ali chegou foi a FÉ. Vendo aquela grande dificuldade, a fé disse: “é possível”. Então a fé começa a tentar remover o obstáculo.
Quando temos fé em nossas vidas, não desanimamos diante das dificuldades. As barreiras são motivação para nos esforçar e vencer.
Tudo passa na vida, mas devemos preservar a nossa fé (II Timóteo 4.7). Quando declaramos o que cremos, as barreiras são transpostas pelo poder de Deus (Marcos 11.23).
Tudo é possível pela fé!

2- A Esperança diz: AGUARDE! “tudo espera” v.7

O obstáculo ainda está no meio do caminho. Um segundo personagem que chega foi a ESPERANÇA. Ela é paciente e sabe aguardar. Por isso a Esperança disse que deveriam esperar um pouco mais até clarear e surgir mais alguém para ajudar.
Esperança é esperar crendo. Ou seja, a esperança é a continuação da fé. Um fruto do Espírito é a longanimidade que é ter um ânimo longo (Gálatas 5.22).
No meio das dificuldades, ao invés de ficar ‘desesperado’, aguarde um pouco mais. Logo tudo vai passar. Muitas batalhas são perdidas por precipitação, quando não somos pacientes. Muitos desistem quando já estão quase chegando. Mas quem persevera consegue alcançar a vitória.
Espere um pouco mais!

3- O Amor diz: AGUENTE Firme! “tudo suporta” v.7

Um terceiro personagem chega, enquanto a Fé e a Esperança tentam remover o obstáculo. Ao perguntar seu nome, descobrem que se chama AMOR. Então a Esperança pede ao amor que ajude a remover aquela barreira. Logo o AMOR se dispõe e motiva a todos para se esforçaram mais dizendo palavras de ordem como ‘força’, ‘aguenta firme’, ‘vamos’, ‘mais forte’...
O Amor é a força mais potente que existe no universo, pois “o amor tudo suporta” (I Coríntios 13.7). Quando estamos quase cedendo ou entregando os pontos, o amor é a única coisa capaz de nos fazer vencer.
O poder de Deus é infinito e assim também o seu amor. Se “Deus é amor” (I João 4.8), então o seu amor nunca terá fim. Quando precisamos de mais amor para vencer as lutas da vida, podemos buscar mais amor em Deus.
O amor suporta tudo!

Você consegue vencer!

CONCLUSÃO

Juntos, a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR conseguiram remover o obstáculo. A FÉ acreditou que poderia vencer dizendo ‘é possível’. Já a ESPERANÇA soube aguardar o tempo certo e pedir ajuda ao próximo, dizendo ‘aguarde’. Então o AMOR vem e completa a força que precisavam para vencer, afirmando ‘força, aguente firme’.
Diante de todas as barreiras que se levantarem em sua vida, se lembre destes três ajudantes: a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR. Com a Fé, você pode acreditar. Com a Esperança, você vai conseguir esperar crendo. Com o Amor, você poderá suportar qualquer dificuldade e vencer.

Não desista jamais!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp