Os três MUNDOS

Tema: ESTUDO BÍBLICO

pregação sobre o mundo

“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceuJoão 1.10

Introdução: A palavra ‘mundo’, no original grego é o termo cosmo. O sentido original é “ordem, arranjo, ornamento, adorno”1. Certamente todos estes predicativos serviam para admirar a beleza de toda a criação de Deus.
A palavra cosmo, ou mundo é citada 74 vezes no evangelho de João. Isso mostra que havia conceitos importantes a respeito do mundo. A compreensão destes conceitos nos ajuda compreender melhor o plano de salvação, bem como o meio em que vivemos.

Em que mundo você está?

Vejamos os com três significados diferentes da palavra cosmo ou mundo:

1- UNIVERSO 

João 1.9 “a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem”.

O cosmo pode ser entendido com tudo o que existe. Este é o mundo criado ou a natureza ao nosso redor. Este é o sentido prático ou literal da expressão mundo, referindo-se ao planeta terra e tudo que é visível2.
Jesus Cristo veio ao mundo, universo criado por Ele mesmo (Colossenses 1.16), para viver entre nós como “primogênito de toda a criação (Colossenses 1.15).
O cosmo físico é o ambiente em que vivemos. Contudo não podemos viver apenas num mundo material. Existe muito mais que isso tudo o que é visível. Quem vive apenas materialmente, está no cosmo físico apenas, sem perceber a realidade espiritual.
Jesus veio ao mundo terreno!

2- HUMANIDADE 

João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O cosmo também pode ser compreendido no sentido social, como o ser humano em geral. Este é o sentido principal do cosmo, quando enfatiza as vidas de pessoas criadas e amadas por Deus.
Jesus veio para ser a “luz do mundo” (João 9.5), ou seja, para iluminar a humanidade com a luz de Deus. Quem conhece a Jesus recebe esta luz e se torna como Cristo quando disse: “vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.14).
O cosmo social ou humano é a vida que temos com sentimentos, relacionamentos e vontades. Ser humano é estar limitado, mas sempre querendo mais. Quem vive apenas no cosmo humano, muitas vezes sofre decepções (João 16.33). Precisamos despertar para entender que nosso mundo, ou vida terrena, foi redimida por Cristo na cruz.
Jesus salva o mundo humano!

3- SISTEMA 

I João 2.15 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.

O cosmo também pode ser interpretado no sentido ético, como um sistema do mundo, as influências que estão ao nosso redor. Este é o sentido pejorativo dado à palavra mundo e muito enfatizado pelo apóstolo João. As palavras: mundano e mundanismo vêm deste significado sobre o “mundo de iniquidade” (Tiago 3.6).
Em sua oração sacerdotal, Jesus orou ao Pai que “não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal (João 17.15). A partir do momento que aceitamos a Cristo, não somos mais deste mundo de pecado (João 17.16), embora tenhamos que conviver neste mundo temporal (João 17.11).
Quem vive apenas no cosmo temporal, está influenciado pelos valores éticos deste mundo que não tem paz (João 14.27), não tem amor (João 15.18,19), mas há trevas (João 3.19). Quando somos salvos deste mundo de perdição, logo somos enviados para pregar ao mundo a palavra de Salvação (João 17.18).
Jesus transforma o mundo perdido!

Jesus é o Salvador do mundo!

Conclusão 

João 3.17 “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo [universo], não para que julgasse o mundo [sistema], mas para que o mundo [humanidade] fosse salvo por ele”.

Os três sentidos da palavra cosmo, nos ensina sobre o plano salvador de Cristo, que abrange o cosmo por completo. Deus quer salvar sua criação, transformar a sociedade e resgatar a vida humana do pecado e perdição.
Não viva apenas neste mundo terreno, apenas existindo fisicamente. Nem pense que o mundo é tudo o que te encanta e te dá prazer. Saiba que no seu mundo, em seu viver, existe um Deus que ama e te salva.

Deus ama o mundo!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp