Três portas para a Felicidade

Tema: MOTIVACIONAL

homem olhando para 3 portas


Lamentações 3.21-26
Introdução: Todas as pessoas estão em busca da felicidade. Como alguém que procura algo que está bem perto ou até diante dos olhos, mas não consegue ver porque está muito concentrado procurando, assim a felicidade também está perto de nós. Muitas pessoas não conseguem ser felizes porque vivem diante de um ‘muro de lamentações’, por isso não veem as portas que estão diante de si.
O texto de Lamentações traz um desabafo do profeta Jeremias em meio ao sofrimento de seu povo. Lamentar não é o mesmo que murmurar ou reclamar. A diferença está na posição da pessoa ou com quem fala. A murmuração é quando ‘reclama de’, diferindo de ‘lamentar com’. O lamento se caracteriza pelo abrir do coração diante de Deus. A reclamação consiste em falar dos problemas como se apenas falando fosse resolver.

Como ser feliz?

Existem três portas diante de nós, que nos apontam para a felicidade:

1- Porta do PASSADO deve ser Fechada 

v.21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

A porta do passado foi por onde já passamos e não precisamos voltar mais. Podemos até mesmo lembrar-se dela, mas nunca mais devemos tentar ultrapassá-la novamente. A lembrança do que ficou ‘guardado’ atrás da porta do passado, deve ser para gerar esperança para o presente e o futuro.
Às vezes passamos por tempos de prosperidade e ficamos vivendo de saudosismo que só nos faz reclamar do presente (Lucas 9.62). Isso não é nada bom. Também acontece de ter acontecido coisas ruins e não adianta ficar revivendo o sofrimento ao insistir na sua lembrança (II Coríntios 5.17).
Nunca poderemos desfazer a porta do passado. Ela sempre existirá. O que não devemos fazer é deixá-la aberta, nem querer entrar por ela de novo.
Feche a Porta do Passado!

2- Porta do PRESENTE deve ser aberta 

v.22,23 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”.

A porta do presente são as oportunidades que estão diante de nós atualmente. Precisamos estar sempre atentos, pois ela se abre a qualquer momento. Às vezes fica aberta por pouco tempo e se fecha se não for adentrada por ninguém (Isaías 55.6). Abrir a porta do presente significa estar disposto para coisas novas.
Todas as manhãs, Deus renova sua misericórdia sobre nós abrindo novas portas para que entremos por elas. Viver é uma arte que devemos vivenciar cada vez melhor, desfrutando as belezas e alegrias que a vida proporciona (Eclesiastes 11.9). Jesus mesmo disse que “basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6.34) para nos ensinar que devemos aproveitar melhor o que há de bom em cada momento da vida.
Não podemos nem devemos fugir dos problemas, mas precisamos dar mais atenção às possibilidades do que às dificuldades. Logo tudo isso ficará para traz, sendo fechado atrás da porta do passado. Sendo assim é melhor curtir o presente, por mais difícil que este seja. Após uma porta sempre há outras portas que podem ser abertas.
Abra e entre pela Porta do Presente!

3- Porta do FUTURO deve-se bater e esperar 

v.24-26 “A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio”.

A porta do futuro se coloca mais adiante como a idealização de tudo que é novo. Já podemos contemplar sua forma, mas ainda não podemos abrir. Contudo, devemos bater na porta do futuro, fazendo nossa parte para que a seu devido tempo seja aberta (Mateus 7.7,8).
A única coisa que podemos fazer depois de bater na porta do futuro é esperar. Por isso a predisposição do profeta foi dizer “esperarei”, “esperam” e “aguardar” como melhor atitude diante do que viveu. A ansiedade nos impede de visualizar o alvorecer de novas possibilidades. Através da oração conseguimos acalmar o coração e colocar tudo diante de Deus, o único que sabe do nosso futuro (Filipenses 4.6).
Como uma flor que não podemos apressar seu desabrochar sem despetalar sua beleza, também não podemos tentar adiantar o futuro. Então é preciso estar atento e pronto para que na hora a oportunidade não seja perdida. Enquanto o futuro não chega, prepare-se para que quando vier, esteja pronto para viver o que lhe proporcionar.
Bata na porta do futuro e espere a hora certa de se abrir!

Você pode ser feliz!

CONCLUSÃO

Se a porta do passado estiver fechada, você consegue viver melhor o presente e mesmo lembrando-se do que viveu lá atrás da porta do passado, com expectativa do futuro, mas aproveitando o agora.
Feche a porta do passado, entre pela porta do presente e bata na porta do futuro!

______________________________ 
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp