Esperança em Deus

Tema: MOTIVACIONAL

criança carregando flores caminho

“E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança”. Salmos 39.7

Introdução: Um ditado popular afirma que ‘a esperança é a última que morre’. Embora seja muito bela, a sua mensagem não é verdadeira. A Esperança não morre!
Uma pessoa esperançosa tem motivação para viver, sonha e luta sempre pensando que tudo vai dar certo. Por isso precisamos lutar contra o pessimismo e alimentar nossa alma de esperança para sonhar com um futuro melhor com fé na Palavra de Deus.

Você está sem esperança?

Vamos refletir um pouco sobre a esperança em Deus:

I- O que é esperança?

Algumas palavras nos ajudam a compreender o significado de esperança:

SEGURANÇA: Jó 11.18  “Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo”.

ALEGRIA: Provérbios 10.28 “A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá”.

FUTURO: Jeremias 31.17 “Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios”.

LIBERTAÇÃO: Zacarias 9.12 “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro”.

CONSOLO: II Tessalonicenses 2.16 “Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça”.

TEMOR DE DEUS: Jó 4.6 “Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos?”.

PERSEVERANÇA: I Coríntios 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.

Quando temos esperança sentimos segurança, alegria, pensamos no futuro, somos livres de todo medo, recebemos consolo do Espírito nas horas difíceis (João 14.26), sempre tememos a Deus e conseguimos perseverar esperando a vitória.
Esperança é esperar com fé!

II- Como ter esperança?

Algumas atitudes que nos ajudam a buscar esperança:

LEMBRAR COISAS BOAS: Lamentações 3.21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

CUIDAR DA MENTE: I Tessalonicenses 5.8 “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”.

ORAR: Lamentações 3.29 “ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança”.

CONFIANÇA EM DEUS: Jeremias 17.7 “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR”.

SE PURIFICAR: I João 3.3 “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.

FALAR: I Pedro 3.15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”.

CUMPRIR O CHAMADO: Efésios 1.18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”.

Para buscar esperança é preciso lembrar e cuidar da mente para pensar coisas boas, orar humildemente, confiar em Deus, se purificar dos pecados, falar sobre o que espera e exercer o chamado de Deus para sua vida.
Busque esperança em Deus!

III- Em quê devemos ter esperança?

A direção em que devemos ter esperança:

EM DEUS: Salmos 62.5 “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”.

CRISTO: Colossenses 1.27 “aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”.

JUSTIÇA: Gálatas 5.5 “Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé”.

SALVAÇÃO: I Coríntios 15.19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”.

VIDA ETERNA: Tito 1.2 “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”.

GLÓRIA DE DEUS: Tito 2.13 “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.

PROMESSAS: Hebreus 10.23 “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”.

Devemos ter esperança somente em Deus, através de Jesus Cristo, na sua justiça Divina, na Salvação e na vida eterna, na glória de Deus que cumpre suas promessas em sua Palavra.
Tenha esperança em Deus!

Há esperança pra você!

Conclusão

As más notícias fazem as pessoas se tornarem pessimistas. Então devemos anunciar as boas novas do Evangelho para dar esperança a todos que estão desanimados.
O desespero é o contrário de esperança. A esperança sabe esperar e suportar dificuldades. O desespero não consegue enfrentar as dificuldades. Muitas pessoas estão sofrendo e até mesmo doentes porque se decepcionaram com a vida perdendo sua esperança. 
Nossa Esperança vem de Deus, está em Deus e vai em direção ao Senhor, que é a nossa única garantia de que podemos vencer.

Seja esperançoso!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp