Lídia: mulher de Deus

Tema: CONVERSÃO

conversão de Lídia de Tiatira

Atos 16.13-15
Introdução: A falta de referenciais faz que gerações percam a direção. Devido à falta de bons líderes e a tantas decepções, muitas pessoas estão descrentes em seu próximo. Principalmente no meio cristão, precisamos urgentemente de conhecer verdadeiros homens e mulheres de Deus.
Lídia foi uma simples mulher que se tornou uma grande líder na Igreja de Filipenses, passando a ser referencial para novos convertidos. Entre as mulheres de seu tempo, Lídia rompeu barreiras abrindo caminho para outras vidas. Seu nome é uma referência à sua cidade natal, Lídia que se chama assim por causa de seu fundador Lydos1

Como ser uma mulher de Deus?

Vejamos algumas características de uma mulher de Deus a partir do exemplo de Lídia:

1- Mulher de Oração

v.13 “No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”.

Quando o apóstolo Paulo foi pregar em Filipos, procurou um local apropriado. Como era costume das mulheres buscar água no rio, ali também se reuniam para orar. Lídia era uma das mulheres que sempre estavam em oração.
A primeira característica que marca uma mulher de Deus é a vida de oração. A mulher de oração se direciona a Deus em primeiro lugar, abençoando esposo, filhos, amigas, irmãos e todos que tiver contato. Uma mulher de oração sabe que a melhor forma de influenciar pessoas é através do poder de Deus.
Seja uma mulher de oração!

2- Mulher Trabalhadora

v.14ª “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura”.

Lídia vendia tecidos de púrpura, uma peça te pano tingida de vermelho bem forte, de tom carmesim. Era natural de Tiatira, uma cidade famosa por suas tecelagens e especialmente por tinturarias de púrpura2. Provavelmente também seria tecelã e estaria ali lavando os tecidos para retirar o excesso de tintura. Era uma mulher empreendedora3.
As mulheres são lutadoras por natureza. Uma casa sem mulher está sempre incompleta. A mulher dá conta de fazer várias coisas ao mesmo tempo, provando ser mais resistente que os homens em muitos aspectos. Nos últimos tempos a mulher tem ganhado espaço no mercado de trabalho superando o domínio masculino que perdurou por séculos.
Seja uma mulher trabalhadora!

3- Mulher Temente a Deus

v.14b “temente a Deus, nos escutava”.

Os judeus eram muito separatistas, mas aceitavam pessoas de outros povos que se convertiam, sendo chamados de prosélitos. Já os que ainda estavam se aproximando da fé, eram chamados de ‘tementes a Deus’4. Este era um passo para se tornar um servo de Deus.
Lídia era uma mulher temente a Deus, não apenas por simpatizar-se com a fé, mas por desejo de conhecer ao Senhor. Estava naquele lugar de oração em busca da presença de Deus e se aproximou quando ouviu o evangelho.
Temer a Deus é sentir profundo respeito por Deus e por sua vontade. Pensar antes de falar ou fazer qualquer coisa, buscando sabedoria (Salmo 11.10). Uma mulher sábia teme a Deus e edifica sua casa (Provérbios 14.1).
Seja uma mulher temente a Deus!

4- Mulher Obediente

v.14c “o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia”.

As mulheres do tempo bíblico viviam em submissão ao domínio masculino. Estavam subjugadas à vontade do pai ou do esposo. Embora não saibamos detalhes sobre a família de Lídia, se era casada ou não, entendia bem o que era obediência a autoridades. Mas o texto mostra claramente que Lídia seguiu voluntariamente ao evangelho.
A obediência é um critério para ser verdadeiramente uma serva de Deus. Muitos crentes vivem fazendo sacrifícios por não obedecer a Deus (I Samuel 15.22). Deus quer que o sirvamos em amor de todo coração e nunca por obrigação (Jeremias 29.13). Uma mulher de Deus sabe que a vontade do Senhor é o melhor para sua vida (Romanos 12.2).
Seja uma mulher obediente a Deus!

5- Mulher Comprometida

v.15ª “Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa”.

A disposição de Lídia em ser batizada imediatamente mostra seu nível de comprometimento com o que acredita. Envolveu toda sua família levando o evangelho até sua casa e o batismo para seus familiares. Assumiu publicamente sua fé.
Deus quer que tenhamos compromisso com Ele. Isso pode ser feito ao compartilhar sua fé com suas amigas e seus parentes. A mulher moderna é atarefada, mas nada impede que uma mulher de Deus tenha tempo para a obra do Senhor.
Seja uma mulher comprometida com Deus!

6- Mulher Fiel

v.15b “nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor”.

Lídia perguntou humildemente se os apóstolos lhe consideravam uma pessoa fiel. Paulo não a conhecia Lídia até então e não poderia saber quem era a não ser pelo discernimento espiritual que recebia de Deus (Atos 16.16-18).  Paulo constatou que seria alguém fiel ao Senhor.
Ser uma mulher fiel não é somente quanto a relacionamento conjugal. Nas mínimas coisas se descobre o nível de fidelidade de uma pessoa, pois “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lucas 16.10). Uma pessoa fiel é a mesma em qualquer lugar ou situação independente de quem estiver perto e até mesmo quando está sozinha. Acima de tudo devemos ser fiéis a Deus.
Seja uma mulher fiel a Deus!

7- Mulher Hospitaleira

v.15c “entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso”.

No tempo antigo não havia tantas hospedarias, de forma que a maioria dos viajantes dependia da recepção de moradores pelo caminho que seguiam. Sabendo da necessidade de acolher viajantes, os apóstolos aconselhavam os cristãos ser hospitaleiros (Romanos 12.13; Hebreus 13.2; I Pedro 4.9). Os líderes da igreja deviam ser receptíveis (I Timóteo 3.2; Tito 3.8). Entre os critérios para ser uma viúva sustentada pela igreja estava a caraterística da hospitalidade (I Timóteo 5.10).
Lídia convidou os apóstolos para ir para sua casa. A casa de Lídia se tornou uma referência para os apóstolos que após ser libertos, “tendo-se retirado do cárcere, dirigiram-se para a casa de Lídia” (Atos 16.40). A igreja em Filipos, conhecida por Filipenses, nasceu na residência de Lídia. Sua casa era um local de adoração a Deus.
Seja uma mulher hospitaleira!

Seja uma mulher de Deus!

CONCLUSÃO

Entre as qualidades de Lídia, se destaca o fato de ser Mulher de Deus. Seu nome se tornou conhecido por sua fé. O exemplo de Lídia inspira as mulheres de hoje a servir ao Senhor. As circunstâncias eram tão desfavoráveis ou mais que nos dias atuais. Foi uma mulher à frente de seu tempo principalmente por ser uma mulher de Deus.

Seja mais que mulher, uma serva de Deus!

______________________________

Siga-nos nas redes sociais:




Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8

PIX CNPJ: 39291393000175


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp