Mulheres anônimas da Bíblia

Tema: MULHER

mulher com véu na cabeça olhando para o crepúsculo

Lucas 8.1-3

Introdução: As mulheres se destacam em toda a Bíblia por sua piedade. No ministério de Jesus, elas estavam sempre presentes, chegando a assumir o sustento do Mestre, contribuindo para a obra de Deus. Muitas mulheres são citadas pelo nome, mas gostaria de enfatizar as anônimas, cujos nomes não são lembrados, mas seu exemplo permanece (v.2).
Os anônimos na Bíblia são personagens que podemos dar o nosso próprio nome. Como se tivesse no texto um parêntese para preencher com a assinatura. Isso porque ninguém é invisível para Deus, que nos conhece pelo nome (Isaías 43.1). Então a mulher anônima representa cada irmã.

Quem é você, mulher?

Vamos aprender com o exemplo de algumas mulheres anônimas no ministério de Jesus:

1- Mulher SAMARITANA > Incompreendida: João 4.7-18

A mulher samaritana foi surpreendida quando Jesus lhe pediu água. Por ser mulher e também por ser samaritana, não esperava que um homem judeu lhe desse valor. Mas Jesus lhe falou de uma satisfação completa que só Deus pode dar (v.10). Revelou que a mulher procurava um amor que não encontrou em homem algum (v.17,18).
A mulher samaritana representa a mulher que é incompreendida. Muitas mulheres sofrem porque não conseguem realizar seus sonhos e fracassam em tentativas que resultam em decepções. Somente depois de um encontro com Jesus, a mulher consegue ser feliz e vencer.
Mulher, Jesus te compreende!

2- Mulher APEDREJADA > Perseguida: João 8.3-11

Os fariseus queriam um motivo para confrontar Jesus e para isso usaram uma mulher. Seu prazer em apedrejá-la seria tão grande quanto à vontade de contrariar o Mestre. Quando aquela mulher pensou que seria o fim, chegando ao final de uma rua, sua história estava começando ao se encontrar com Jesus, que defende a mulher e não permite que lhe atirem pedras.
A mulher que seria apedrejada representa tantas mulheres perseguidas. Devido às circunstâncias sociais, familiares e econômicas, são induzidas ao erro e depois são descartadas pela sociedade. A história da mulher perseguida muda quando se encontra com Jesus e passa a ter um defensor.
Mulher, Jesus te defende!

3- VIÚVA POBRE > Fiel: Marcos 12.42,43

Devido às guerras e doenças incuráveis, muitos homens morriam deixando milhares de viúvas. Estas mulheres ficavam desamparadas pelo governo e sociedade, tendo que mendigar para se alimentar e cuidar da família. Por isso Jesus usou o exemplo de uma mulher viúva ofertando uma moedinha, para ensinar sobre fidelidade a Deus.
A viúva pobre deu tudo o que tinha porque conhecia o poder provedor de Deus em sua vida. No tempo bíblico não havia Previdência Social, mas sempre houve a Providência Divina. Esta é uma experiência conhecida por toda mulher, que sabe o que é depender de Deus para sustentar sua família.
Mulher, Deus supre suas necessidades!

4- Mulher do FLUXO DE SANGUE > Curada: Mateus 9.20-22

A mulher que sofreu doze anos com um fluxo de sangue está entre as pregações mais repetidas nos púlpitos. Seu exemplo de busca, coragem e fé, nos inspira profundamente. Ela não desistiu até conseguir tocar em Jesus.
Os problemas hormonais e tantos outros acompanham a mulher por toda sua vida. Por isso, esta mulher representa tantas outras anônimas que sofrem sem poder dizer o que acontece, mas prosseguem lutando e acreditando. A mulher nunca desiste, continua seguindo Jesus, pois basta um toque para alcançar a vitória.
Mulher, Jesus te cura!

5- Mulher CANANEIA > Perseverante: Mateus 15.21-28

Os judeus se consideravam um povo puro e separado de outras nações. Mas em Israel havia muitos estrangeiros como esta mulher Siro-fenícia (Marcos 7.24-26). Jesus hesita em atender esta mulher para provar sua fé e dar uma lição de humildade para o povo, seus discípulos e os fariseus. Mesmo diante da negativa do Mestre, a mulher não desiste até receber uma resposta.
A insistência é uma característica feminina. Por isso, a mulher cananeia representa a mulher perseverante. As mulheres sabem como convencer e conseguir seus objetivos. Uma mulher inteligente sabe que com insistência e calma pode alcançar o que desejar.
Mulher, nunca desista de seus sonhos!

6- MULHER ENCURVADA: Restaurada: Lucas 13.11-13

No tempo bíblico as mulheres faziam tanto tarefas domésticas como serviços braçais. Além disso, entre os afazeres domésticos, estava a função de buscar água, que exigia muito esforço devido à distância, ao peso de carregar grandes vasos e à quantidade de água necessária para uma família. Isso explica que muitas mulheres tinham problemas de coluna e outros tipos de enfermidade física.
Jesus encontrou uma destas mulheres que ficaram encurvadas de tanto trabalhar e a curou imediatamente. Mas esta mulher também representa tantas mulheres anônimas, lutadoras, mas que se cansaram e por causa do peso que carregam, se encurvaram diante dos problemas. Mas Jesus cura e restaura a mulher que se encurvou, pensando em desistir. O Senhor a levanta para olhar pra cima e continuar sonhando.
Mulher, Jesus te restaura! 
             

7- SOGRA DE PEDRO > Serva: Lucas 4.38,39

A sogra de Pedro, possivelmente não seria lembrada se não fosse por seu genro ser um apóstolo. Talvez os escritores nem quisessem descrever a cura de uma simples febre, diante de tantos milagres mais difíceis como cegueiras, lepras, paralisias e ressurreições. Mas como se tratava de uma parenta de alguém importante, esta mulher foi lembrada. Contudo, seu exemplo de começar a servir a Jesus imediatamente à sua cura, mostra que Jesus não a curou apenas por causa de Pedro e sim por sua própria fé.
Muitas mulheres, como as esposas de pastores, não são reconhecidas por seu nome e sim pelo nome do marido, do pai, ou por um trabalho que realiza, como faxineira, lavadeira, cozinheira. A sogra de Pedro representa estas mulheres anônimas, mas que são marcadas por servir. Embora muitos não a vejam, Jesus vê e recebe todo o seu esforço.
Mulher, continue servindo a Deus!

Ninguém é invisível para Deus!

CONCLUSÃO

Infelizmente as mulheres não eram nem contadas naquele tempo (Mateus 14.21 e 15.38). Jesus foi um revolucionário ao dar atenção às mulheres. As mulheres seguiram a Jesus em todo o seu ministério (Mateus 27.55). Foram as mulheres que tiveram o privilégio de serem as primeiras a ter notícia da ressurreição de Jesus (Mateus 28.5).


Para Deus não existem anônimos. Cada pessoa tem um valor inestimável para o Senhor que nos ama. Mesmo que ninguém te reconheça, saiba que Jesus te vê e te conhece pessoalmente. Você tem uma identidade: MULHER de Deus!

Mulher, Deus te conhece pelo nome!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp