A vontade de Jesus

Tema: VIDA CRISTÃ

Jesus salva

“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”. João 4.34

Introdução: O maior exemplo de vida segundo a vontade de Deus está em Jesus Cristo. A vontade de Deus e a de Jesus são a mesma coisa. Por isso o Mestre disse que seu sustento é cumprir os planos de Deus. Tudo que Jesus fez foi para cumprir o propósito de Deus e nos ensinar como viver segundo a vontade do Senhor.
A vontade humana é passageira e nem sempre é o melhor, mas a vontade de Deus é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2). Por isso precisamos conhecer a vontade de Deus para nossas vidas.


Você conhece a vontade de Deus para sua vida?

Vamos estudar no evangelho de João onde Jesus usa a Palavra ‘vontade’, explicando qual é o plano de Deus para nossas vidas:

1- Nascer de Novo

João 1.13 “os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.
A primeira coisa que Jesus quer para nossas vidas é o Novo Nascimento. Quando nascemos de novo estamos começando uma nova vida de acordo com a vontade de Deus (João 3.7,8).
Jesus quer que você nasça de novo!

2- Obedecer a Deus

João 5.30 “Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou”.
Obediência é outra característica da vontade de Cristo para nós. Quando obedecemos estamos deixando o nosso próprio querer para aceitar os planos Divinos para nossas vidas. Mas quando desobedecemos estamos nos sacrificando e por isso acontece tanto sofrimento no mundo (I Samuel 15.22).
Jesus quer que você obedeça!

3- Chamado Missionário

João 6.38 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou”.
Cada um de nós tem um chamado de Deus para cumprir uma missão. Esta missão é exercer um ministério no Corpo de Cristo (I Coríntios 12.12-27). Assim como Jesus foi enviado por Deus, também nos envia para pregar o evangelho (Mateus 28.18-20).
Jesus tem um chamado para sua vida!

4- Ganhar vidas

João 6.39 “E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia”.
A vontade de Jesus é ganhar as almas das pessoas para Deus. Foi por isso que morreu e comprou nossas vidas com o seu sangue. O propósito do inimigo é “roubar, matar e destruir”, mas Cristo veio para que “tenham vida e vida em abundância” (João 10.10). O plano Divino é para toda a humanidade (Tito 2.11).
Jesus quer ganhar vidas!      

5- Fé

João 6.40 “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.
O diabo tentou o homem e a mulher semeando dúvida que os levou a pecar (Gênesis 3.1-4). A incredulidade é o maior obstáculo para a ação de Deus em nossas vidas. Por isso, o propósito de Jesus é que tenhamos fé para ver a glória de Deus (João 11.40) e acontecer o impossível (Marcos 9.23).
Jesus quer que você tenha fé!

6- Conhecimento da Palavra

João 7.16,17 “Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo”.
Quando aprendemos as Escrituras conhecemos mais sobre Jesus (João 5.39), que é a própria Palavra de Deus encarnada (João 1.1 e 14) e somos limpos pela verdade que nos santifica (João 17.17).
Jesus quer que você conheça a Bíblia!

7- União dos irmãos

João 17.24 “Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo”.
Jesus veio ao mundo e reuniu seus discípulos para formar sua Igreja e o seu plano é que todos estejam unidos como um Corpo (I Coríntios 12.27). Como na Igreja Primitiva, devemos viver em comunhão com os irmãos (Atos 2.42-47).
Jesus quer que você viva em comunhão!

Busque a vontade de Jesus!

CONCLUSÃO
Quando amamos uma pessoa procuramos fazer tudo para agradá-la. Assim devemos também procurar fazer a vontade de Deus (Salmo 37.4).
A vontade de Cristo é que após nascer de novo, obedeçamos a Deu, cumpramos nosso chamado missionário ganhando vidas, vivendo em fé e aprendendo a Palavra de Deus junto com os irmãos.

A vontade de Jesus sempre será o melhor pra você!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp