O cuidado de Deus

Tema: MOTIVACIONAL

pregação cuidado de Deus

Êxodo 14.14-31

Introdução: Você já ouviu alguém dizer: ‘faça a sua parte e eu te ajudarei’ como se fosse um versículo bíblico? Infelizmente esta frase não é bíblica, mas também não contradiz a Palavra de Deus. Talvez você já tenha pensado: “mas eu faço tudo certo, porque as coisas dão errado?” e com isso podemos refletir que muitas vezes Deus está tentando nos ajudar e nós é que atrapalhamos ‘passando o carro na frente dos bois.
O povo de Deus estava iniciando uma longa caminhada pelo deserto rumo à terra de Canaã. Haviam presenciado dez pragas no Egito e foram livrados de todas elas. Mesmo assim era um povo difícil e desobediente. Deus queria os abençoar e muitas vezes eles mesmos atrapalhavam o agir de Deus.
Muitas vezes nossa caminhada está difícil, mas não é culpa de Deus e sim nossa.


Como você tem caminhado?

Vamos refletir o que devemos fazer e o que Deus faz:

1- A nossa parte

A nossa parte em busca das promessas de Deus:

a) Não murmurar: v.14,15.

 Existe tempo de calar (Eclesiastes 3.7), por isso precisamos apenas ficar em silêncio esperando uma resposta Divina (Lamentações 3.26 e 29). Quando as coisas estão difíceis, pouco adianta ficar apenas falando sobre o problema.

b) Erguer o bordão: v.16

Um símbolo de pastoreio e também de disposição para batalha era o bordão (Salmo 23.4). Com aquele bordão Moisés operou milagres grandiosos (Êxodo 4.2-17). Então a ferramenta já estava em suas mãos, bastando apenas usá-la. Da mesma forma podemos usar as ferramentas que Deus nos tem dado como a oração e o louvor por exemplo.

c) Marchar: v.15

Devemos enfrentar o problema e nunca fugir. Havia montanhas dos dois lados, o exército de Faraó atrás e o mar à frente do povo. Deus os mandou marchar adiante e deixar o resto com o Senhor. Ao invés de ficar olhando para os lados precisamos prosseguir adiante (Filipenses 3.12-15).

d) Confiar: v.22 e 29

Andar no meio do mar com as paredes de água ao redor foi um ato de coragem do povo que nunca tinham visto aquilo. Sem fé não conseguimos nada (Hebreus 11.6). A fé realiza o impossível (Marcos 11.22-24).

e) Estender as mãos: v.21 e 27

Deus mandou Moisés erguer as mãos para abrir e fechar o mar. Moisés descobriu o poder que havia em suas mãos. Levantar as mãos tem o sentido de rendição e entrega à dependência de Deus, mas também é um ato profético de abençoar (Êxodo 17.8-13).
Faça sua parte obedecendo a Deus!

2- A parte de Deus

O Senhor faz por nós a parte mais difícil:

a) Orientar: v.15

Moisés seguia em tudo a orientação do Senhor. O Espírito Santo é nosso Conselheiro e Consolador que nos ensina “todas as coisas” (João 14.26).

b) Guiar: v.19

Deus direcionava o povo tanto à frente como atrás para conduzi-los e proteger. Quando pedimos, Deus nos guia na caminhada (Isaías 30.21). Não podemos passar na frente de Deus.

c) Proteger: v.20

A presença de Deus impedia que os egípcios muito mais preparados e equipados alcançassem o povo andando com crianças, idosos, animais e cargas. Os egípcios não conseguiam nem ver o povo de Israel. Quando nossa vida está nas mãos de Deus o Senhor impede que o mal nos alcance (Isaías 43.13).

d) Milagres: v.21,22

O povo experimentou a providência de Deus o tempo todo de sua caminhada operando maravilhas. Só Deus pode realizar o impossível. Se o que você precisa é impossível então Deus pode fazer.

e) Livramento: v. 29-31

O Senhor bloqueava os soldados para que não alcançassem o povo. Enquanto o povo caminhou tranquilamente os soldados se afogaram no meio do mar. Deus nos livra impedindo que o mal aconteça (Romanos 8.31).
Deus cumpre suas promessas em sua vida!

Deus quer abrir o caminho pra você!

CONCLUSÃO

Se a sua caminhada está difícil e parece que tudo está emperrado, não vai para frente, peça ao Senhor que abra o mar pra você passar. Deus vai te livrar de todo mal, te guiar, orientar, proteger e realizar milagres. Você deve procurar não murmurar, usar as ferramentas que Deus te dá, marchar adiante, confiar e profetizar erguendo suas mãos.

Deus está cuidando de você!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp