Proteja sua família

Tema: FAMÍLIA

casa protegida por Deus

 “Quando edificares uma casa nova, far-lhe-ás, no terraço, um parapeito, para que nela não ponhas culpa de sangue, se alguém de algum modo cair dela”.
Deuteronômio 22.8

Introdução: A segurança é uma das grandes preocupações em todas as casas, que a cada dia estão mais fechadas, bem cercadas e equipadas com recursos de proteção. Mas isso não é suficiente, pois dependemos também do cuidado de Deus (Salmo 127.1). Muitas residências são bem trancadas, mas o inimigo entra de outra forma roubando a paz, matando a alegria e destruindo o amor no lar.
Dentre todas as ordenanças da lei, o texto de Deuteronômio 22.8 demonstra uma preocupação com a segurança da casa, especialmente no terraço, que devia ter um muro para evitar alguma queda. De forma semelhante precisamos nos preocupar com detalhes para a segurança de nossa família.


Como proteger minha família?

Vamos refletir sobre alguns exemplos de pessoas que protegeram suas famílias em meio ao perigo:

1- ORAÇÃO - Jó: Jó 1.5

Jó tinha preocupação com a vida espiritual de seus filhos e orava intercedendo por eles, pedindo perdão por seus pecados. Embora Jó tenha perdido seus filhos posteriormente, isso não foi por falta de cuidado ou negligência de sua parte.
A oração é uma forma de proteger a família. O poder de um pai ou mãe que ora por seus filhos pode determinar o sucesso em seu futuro. Muitos filhos nem percebem, mas tudo o que conseguem é fruto de oração de seus pais.
Proteja sua família com oração!

2- TRABALHO - Noé: Gênesis 7.1

Quando Noé recebeu o chamado de Deus para construir a arca, talvez nem imaginasse o trabalho que teria. Mas tinha a certeza de que se não trabalhasse não seria salvo quando o dilúvio chegasse. Foi assim que unidos, Noé e seus filhos construíram a arca que seria proteção para sua família.
Uma das formas de proteger a família também é o trabalho, principalmente se for em conjunto. Numa casa todos lutam juntos pelo bom andamento do lar. Uma das maiores heranças que os pais podem deixar aos filhos é ensinar a trabalhar.
Proteja sua família com o trabalho!

3- PERDÃO - Sangue do Cordeiro: Êxodo 12.22,23

A última e pior das dez pragas no Egito mostrou a ira divida contra a desobediência de Faraó. Todas as casas do Egito estiveram em luto aquela noite, inclusive a casa do rei. Mas nos lares do povo de Deus nada de mal aconteceu porque antes eles celebraram a Páscoa e passaram o sangue do cordeiro nos umbrais de suas portas.
O perdão nos devolve a comunhão com o Senhor. Quando confessamos os nossos pecados, ficamos livres da condenação (Romanos 8.1). Muitas famílias são destruídas pela mágoa e rancor. Rixas são carregadas por décadas dividindo familiares e impedindo que gerações se conheçam. Mas quando a família aprende a perdoar, consegue resistir às piores crises.
Proteja sua família através do perdão!

4- CONSELHOS - Lemuel: Provérbios 31.1,2

Lemuel significa consagrado e por não sabermos quem realmente era este personagem, muitos acreditam que seja o próprio Salomão sendo aconselhado por sua mãe sobre como liderar o povo de Massá, que seria uma referência ao comportamento rebelde de Israel (Êxodo 17.7).
O interessante neste texto é que Lemuel repassa os conselhos recebidos por sua mãe. Isso mostra que uma forma de defender a família é o diálogo. Quando os membros da casa conversam e procura conselho antes de tomar decisões o lar fica mais seguro. A pior decepção que se tem com alguém que amamos acontece quando você é o último a ficar sabendo.
Proteja sua família com bons conselhos!

5- PROJETOS > Abraão: Gênesis 24.7

Abraão tinha planos para o futuro de seu filho Isaque. Mas seus projetos vinham de uma promessa de Deus para sua família. Por isso, Abraão, quando já perto de morrer, pediu ao seu criado mais experiente que seguisse suas orientações de conseguir uma esposa para seu filho. Seus planos foram conduzidos por Deus e tudo deu certo (Gênesis 24.12-14 e 42-48).
O planejamento familiar é algo indispensável para o futuro da família. Infelizmente muitos lares sofrem porque fazem as coisas sem pensar antes. Contudo os projetos precisam ser colocados nas mãos de Deus buscando a orientação do Senhor para tudo em oração (Provérbios 16.1).
Proteja sua família com projetos abençoados!

6- FÉ - Joquebede e Anrão: Êxodo 2.2,3

Diante da matança dos inocentes, o casal Joquebede e Anrão tiveram a ousadia de esconder seu filho Moisés e depois ainda o colocaram no rio pra ser encontrado pela princesa e o próprio faraó que condenou as crianças foi quem sustentou o seu filho. Toda esta coragem provinha da fé que tinham em Deus.
Para defender a família é preciso esta coragem, mas não apenas uma valentia carnal e sim a fé no sobrenatural. Diante de um mundo tão violento, somos incapazes de nos defender com as próprias mãos, por isso precisamos confiar em Deus que nos dê livramento. A fé serve como um escudo de proteção para nossas famílias (Efésios 6.16).
Proteja sua família com a fé!

7- SONHOS - José e Maria: Mateus 1.20; 2.13 e 19,20

José e Maria tinham o sonho de se casar e ter filhos. Estavam se preparando para isso, mas foram surpreendidos com um sonho que não era o deles, mas era de Deus para toda a humanidade ao trazer seu Filho ao mundo. A vida de José foi dirigida por sonhos onde Deus mostrava o que ia acontecer orientando o que deveria fazer e os livrava de todo mal. Depois José e Maria realizaram seu próprio sonho de ter uma família (Mateus 1.25).
Quando realmente vivemos na direção do Senhor, somos orientados por Deus em tudo. Deus nos revela seus projetos e nos protege de tudo que contraria seu propósito para nós. Peça ao Senhor que te mostre sinais do que deve fazer ou evitar.
Proteja sua família com os sonhos de Deus!

Nas mãos de Deus a família está segura!

CONCLUSÃO

A família foi criada por Deus que é o principal defensor do lar. Por isso podemos confiar que nas mãos do Senhor estamos seguros (Isaías 43.13). A nossa tarefa é orar, confiar, trabalhar, aconselhar, fazer projetos, buscar o perdão de Deus e sonhar que tudo dará certo com a bênção divina. Peça a Deus que amarre todo valente que intenta contra sua casa e proteja sua família (Lucas 11.21,22).
Não deixe sua casa desprotegida!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp