O sentido do Natal

Tema: NATAL


Lucas 2.8-20
Introdução: Sentido significa direção. Mas sentido também pode ser significado por que de acordo com a direção que tomamos damos significado aos nossos propósitos. 
   Então para saber o sentido do Natal precisamos ver a direção que nos aponta ou para onde nos conduz.

Qual o sentido do Natal?

Vamos meditar algumas coisas que o Natal nos direciona:

1- O Natal nos direciona a Jesus: v.11

A notícia do Natal foi que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. Os pastores, magos e os anjos se concentraram em Jesus naquele momento.
Quando o Natal é uma oportunidade para celebrarmos a vinda do Salvador ao mundo, então o Natal nos dá o sentido para irmos em direção a Jesus.
Assim como não há como comemorar um aniversário sem o aniversariante, também não podemos celebrar o Natal sem Jesus.
Busque a Jesus neste Natal!

2- O Natal nos direciona para o Bem: v.10 e 14

Os anjos disseram que haveria alegria em que Deus abençoaria pessoas que vivem em boa vontade com Deus. Isso significa que o verdadeiro Natal deve nos direcionar para fazer coisas boas.
Uma forma de discernir o que é certo é saber se contém o Fruto do Espírito ou as obras da carne segundo Gálatas 5.19-23, pois se for do Espírito Santo então saberemos que “contra estas coisas não há lei” (v.23).
Não é errado celebrar o Natal com festas porque a alegria é fruto do Espírito Santo, mas comemorar apenas com comidas e bebedices está errado porque são obras da carne. O Natal deve nos levar a fazer o bem ao próximo e viver o amor de Jesus, sendo solidário e principalmente perdoando quem nos ofendeu.
Pratique boas obras neste Natal!

3- O Natal é um tempo de mudança: v.16-20

A vida de Maria e José, dos magos, de Isabel e Zacarias, Ana e Simeão e dos pastores, bem como de toda a humanidade mudou a partir do primeiro Natal. Agora haveria salvação para todos que antes estavam perdidos (Isaías 9.1,2). A própria cidade de Belém até então desprezada nunca mais foi a mesma (Miquéias 5.2).
Os pastores que até então não eram autorizados a sequer entrar no templo para adorar a Deus, pois sua profissão era considerada imunda para a religião judaica, agora se tornaram os primeiros evangelistas da história cristã. Anunciaram o nascimento de Jesus, a vinda do Salvador ao mundo.
Jesus veio ao mundo para dar sentido a nossas vidas que antes estavam desorientados e condenados. Seu propósito é salvar nossas vidas e nos dar vida abundante (João 10.10). Isso é uma mudança radical.
Devemos aproveitar o tempo do Natal e do fim de ano para tentar fazer as mudanças que precisamos em nossas vidas e começar o novo ano com uma nova vida. Isso é possível com a ajuda de Jesus.
Mude sua vida neste Natal!

Dê sentido ao seu Natal!

CONCLUSÃO

Faça seu Natal ter sentido! Não fique apenas concentrado em comidas, presentes, roupas e festas. Aproveite para celebrar a Jesus Cristo como Senhor em sua vida. Evangelize! Fale para as pessoas que Jesus nasceu para nos dar vida eterna.
Se o período do Natal direcionar sua vida para estar mais perto de Jesus, para fazer coisas boas por amor e para viver mudanças necessárias então seu Natal está na direção certa.

O sentido do Natal é Jesus!

______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp