O Trem das tribulações

Tema: MOTIVACIONAL

pregação motivacional sobre tribulações

Salmo 118
Introdução: Ao observar uma locomotiva, popularmente chamada de Trem, podemos tirar várias lições para nossas vidas. Podemos comparar seus trilhos com a Palavra de Deus que é o caminho correto para andarmos (Salmo 18.30), sua luminária com a luz do Senhor que nos guia (Salmo 27.1), e sua força com o poder de Deus sobre nós (Salmo 96.6).


Você está passando por lutas?

Vamos comparar o momento das tribulações com uma locomotiva:

1- O Trem é Demorado: v.1-4

A primeira comparação com a locomotiva é sua passagem longa pelo trecho urbano. Às vezes tentamos contar os vagões e não conseguimos, mas sabemos que são muitos. O trem é longo ou comprido assim como as lutas que passamos na hora parece que não vai terminar.
Se você está passando por uma tribulação que parece não terminar, lembre-se que o que nunca termina é “a misericórdia do Senhor dura para sempre” (v.1,2,3,4), expressão repetida quatro vezes neste trecho. Então creia que embora pareça demorado seu sofrimento, não se compara ao amor de Deus que é eterno sobre sua vida.
O amor de Deus é infinito!

2- O Trem é Pesado: v.5-15

Outra característica de uma locomotiva é seu peso e capacidade de transportar toneladas de carga. Não podemos estimar o peso de um trem carregado, mas sabemos que é muito pesado. Um único vagão chega a carregar 100 toneladas. A própria armação de um trem é tão robusta e maciça que sozinho o trem já é pesado demais.
Muitas vezes passamos por lutas que achamos pesada demais, mas a Palavra de Deus garante que “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças” (I Coríntios 10.13). Só quem está sofrendo sabe o peso que carrega em suas dificuldades. Muitas vezes nos sentimos cercados (v.10,11) e empurrados (v.13) como os vagões que um puxa o outro.
Se você está passando por uma tribulação pesada demais, lembre-se que Jesus te ofereceu o seu fardo que é leve e seu jugo que é suave (Mateus 11.28), ou seja, você não está sozinho e o próprio Deus te ajuda a vencer (v.5-7).
Deus te fortalece e te ajuda!

3- O Trem Passa: v.16-29

A terceira característica de uma locomotiva é que ela passa. Mesmo que os trilhos pareçam abandonados, no momento certo vem o trem. Ainda que na hora que o trem está passando, seu barulho incomode, o chão treme e o tempo demore passar, podemos esperar e saber que ele vai passar e tudo ficará calmo novamente.
Talvez você esteja passando por uma luta, mas assim como o trem não fica parado nos trilhos e continua seu caminho, lembre-se que as lutas passam. Confie no Senhor e espere em Deus que a sua luta vai passar (Salmo 40.1).
Na hora certa Deus levantará as mãos para você ordenando sua vitória (v.16), abrirá portas para te dar uma saída deste problema que você enfrenta (v. 19,20) e você louvará ao Senhor pela vitória (v.21).
Tudo é passageiro, mas a vitória é certa!

Sua luta vai passar e você vai vencer!

CONCLUSÃO
Este salmo começa mostrando a luta dos justos e depois descreve a sua vitória com a ajuda do Senhor.
Quando você estiver passando por um problema lembre-se do trem que é grande e pesado, mas que passa e deixa apenas lembranças.

Espera que tudo vai passar!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp