O que Deus está vendo?

Tema: MOTIVACIONAL

pregação motivacional

Gênesis 21.8-21
Introdução: Em muitas situações da vida, parece que ficamos cegos diante dos problemas e não conseguimos enxergar uma solução adiante de nós. Por isso precisamos pedir a Deus que nos mostre o que está vendo em nossas vidas (Provérbios 5.21), pois os pensamentos e caminhos de Deus são mais altos que os nossos e somente podemos contemplar com sua permissão (Isaías 55.8,9).
Se você não consegue entender o que está acontecendo em sua vida e não vê uma saída, então peça a Deus que te revela sua vontade que sempre é o melhor (Romanos 12.2).

O que Deus vê em minha vida?

Vamos aprender com a história de Agar sobre a visão de Deus para nossas vidas:

1- Não visualizamos como Deus vê: v.9, 11 e 16

Estava acontecendo uma festa na casa de Abraão e Sara viu Ismael, filho de Agar brincando com Isaque, então, aos olhos de Sara, o menino debochava de seu filho, por isso expulsou Agar de sua casa (v.9). Por causa de uma brincadeira de criança, aconteceu o pretexto para uma grande confusão.
Abraão ficou triste e não viu que estava acontecendo uma divisão em sua família (v.11).
Agar foi para o deserto com apenas um pouco de pão e água e não quis nem olhar para não ver seu filho morrer de sede e fome. Por isso ela se retirou para ficar longe (v.16).

Os olhos deles estavam cegados por:
-Amargura, inveja e ciúmes – Sara (v.9);
-Tristeza, pesar e remorso – Abraão (v.11);
-Angústia, decepção e medo – Agar (v.16).

Estes sentimentos nos impedem de enxergar o que fazemos e o que está acontecendo conosco. Muitas de nossas festas terminam mal por falta de vigilância e sabedoria.
O ser humano não consegue ver como Deus vê porque “Deus vê o coração” (I Samuel 16.7). Somente quando nos tornamos espirituais conseguimos entender os propósitos de Deus para nossas vidas (I Coríntios 2.14). As obras carnais nos cegam espiritualmente (Gálatas 5.19-21).
Não consegue ver uma solução para seus problemas?
Peça a Deus que te mostre a salvação!

2- Deus vê o que não podemos ver: v.17

Enquanto Agar e Ismael estavam sozinhos abandonados no deserto, “Deus ouviu a voz do menino” (v.17). Agar pensava que em sua solidão ninguém a veria e não se ouviria o último choro da criança, mas Deus estava ali junto com ela e enviou seu Anjo para lhe ajudar. A palavra Anjo com letra maiúscula no Antigo Testamento se refere a uma manifestação da presença do próprio Deus.
Deus pode ver todas as coisas porque é Onisciente (Salmo 139-1-8) e “os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons" (Provérbios 15.3). Nós não conseguimos ver melhor porque nossos caminhos são terrenos e inferiores aos pensamentos de Deus (Isaías 55.8,9).
Deus ainda falou com Agar o que via para o seu futuro anunciando que seu filho Ismael também se tornaria uma grande nação (v.18). Com isso ela pode perceber que Deus tinha um sonho para sua vida e sua família.
Precisa ver uma saída para sua situação?
Jesus é a porta e o caminho da Salvação!

3- Deus revela a sua visão: v.19

Agar já não imaginava como seria seu futuro e pensou que seu sonho estava perdido até que “Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água” (v.19). Não sabemos se Deus fez brotar aquela água ou se o poço já estava ali. Mas uma coisa é certa, ela estava cegada pela tristeza e não conseguia ver o poço até que Deus mostrou para ela.
Aquele poço foi a solução de seus problemas porque ela se estabeleceu naquele local. Seu filho Ismael também morou ali com ela se tornou flecheiro para proteger sua propriedade (v.20), também se casou e constituiu uma família.
Quando estamos cegados pelos problemas da vida pensamos que tudo vai acabar, mas o Senhor nos mostra uma solução que nos tira da sequidão da tristeza.
Talvez você esteja se sentindo num deserto, sem ver uma saída ou para onde ir e pensa que seu sonho acabará ali, mas Deus pode te mostrar uma fonte de onde você poderá saciar e viver feliz na presença do Senhor. Jesus prometeu que se crermos Nele, nos daria uma “fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4.14). Deus quer fluir em sua vida e te satisfazer plenamente.
Está sedento e não consegue ver a solução?
Jesus é a fonte de água viva que te satisfaz!

Abra os seus olhos espirituais!

CONCLUSÃO

Somente Deus pode iluminar os olhos dos nossos corações (Efésios 1.18). Então peça ao Senhor que lhe mostre o que está vendo para sua vida e aponte a direção para onde ir. Deus é o único que sabe do nosso futuro (Isaías 44.7,8). Embora você não possa ver o que será de sua vida, saiba que Deus tem planos de paz para sua vida (Jeremias 29.11).

Deus está vendo você!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp