Procura-se

Tema: CONVERSÃO   

mãos estendidas universo 

“Buscai a Deus e vivei” Amós 5.4-15

Introdução: O profeta Amós constatou que seu povo não buscava a Deus e por isso estava morrendo, “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23). Amós levanta uma estatística de que 90% de seu povo estava perdido sem Deus (Amós 5.3). A única solução seria voltar e “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55.6). Isso nos ensina que antes de procurarmos qualquer coisa devemos buscar a Deus que é a nossa fonte de onde recebemos as bênção (Mateus 7.7,8).
Imagine uma lista de classificados, na coluna de oportunidades a frase: “procura-se pessoas que busquem a Deus”. O que você diria? Esta oportunidade está sendo dada por Deus a nós todos os dias.

O que você tem buscado?

Vamos refletir como Amós ensinou seu povo buscar a Deus e o que devemos procurar:

1- Busque Adoração 

v.4-6 “buscai a Deus”

A presença de Deus é sentida quando adoramos ao Senhor. Por isso o texto repete a expressão “buscai-me e vivei” (v.4) e “buscai ao Senhor e vivei” (v.6). A razão de nossas vidas é para adorar ao nosso Criador (Isaías 43.7).
A adoração não está baseada em um lugar específico como o povo pensava que seria em Betel, Berseba ou Gilgal, mas a verdadeira adoração que Deus quer deve ser no interior do coração, “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem (João 4.23). Devemos adorar ao Senhor a cada respirar (Salmo 150.6).
Precisamos procurar adorar mais a Deus e investir tempo em louvor ao Senhor. A adoração é a melhor coisa que devemos buscar mesmo nos momentos tristes como fez Jó quando recebeu as piores notícias de sua vida, mas adorou ao Senhor (Jó 1.20) e até mesmo se estivermos presos como Paulo e Silas, nada nos impede de adorar ao Senhor que quebra todas as cadeias e traz libertação (Atos 16.25,26).
Você tem adorado a Deus?
Procure adorar ao Senhor!
   

2- Busque Arrependimento 

v.7-12 “procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion”.

O profeta Amós protesta contra as injustiças que havia no meio de seu povo, como:
-Inversão de valores (v.7);
-Rebelião contra a verdade (v.10);
-Opressão aos pobres e menos favorecidos (v.11);
-Corrupção e suborno (v.12).

Amós declara as injustiças que deveriam ser deixadas para um novo tempo de Deus em favor seu povo. Cada um deve se arrepender de seus pecados e buscar a presença de Deus.
Quando o profeta Amós cita às constelações de Sete-estrelo e Órion, está se referindo à sua missão de iluminar as trevas (Gênesis 1.16) e anunciar o amanhecer de um tempo de luz. Na imaginação dos povos antigos a imagem da constelação de Órion lembra um homem em posição de caça e por isso é chamado de ‘o caçador’ *. Isso representa que devemos ser caçadores de Deus buscando sua presença.
Como cristãos devemos ser luz do mundo (Mateus 5.14) e não aceitar as injustiças e mentiras deste mundo, por isso precisamos buscar a luz da Palavra de Deus (Salmo 119.105) e desmentir todo engano com a verdade que liberta (João 8.32). Esta é a mensagem do arrependimento dos pecados que o Espírito Santo opera em nossos corações (João 16.8-11).
Você tem buscado arrependimento?
Procure arrepender de seus pecados!

3- Conversão

v.14,15 “buscai o bem e não o mal” “aborrecei o mal e amai o bem”.

Amós chama o povo a se converter, ou seja, mudar de vida. Todos devem deixar o que é mal e procurar o que é bom (I Pedro 3.11).
A conversão é uma mudança de vida que só pode acontecer quando buscamos ajuda do nosso Criador. Somente o Deus que nos formou pode nos transformar. Mas quando conhecemos a Jesus nos tornamos uma “nova criatura” (II Coríntios 5.17).
Muitas pessoas parecem que gostam de coisas erradas e quando se arrependem de seu mal gosto passam a entender que estavam enganadas. Esta mudança é operada pelo Espírito Santo quando nos convence e nos faz passar a gostar daquilo que Deus gosta e detestar o que Deus reprova (Tiago 4.9).
O que mudou em sua vida?
Busque a conversão de seus viver!

Viva para buscar a Deus!

CONCLUSÃO

Amós havia alertado ao povo que se não quisessem buscar a Deus um encontro com o Senhor seria inevitável, pois Deus viria julgar seus pecados (Amós 4.12). O povo estava despreparado para se encontrar com Deus, por isso são chamados a voltar a buscar a presença Divina.
Quando buscamos a Deus tudo muda em nossas vidas. Antes de procurar qualquer coisa ou pessoa, devemos ir ao encontro do Senhor.

Não deixe de buscar a Deus!

________________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp