O homem bem-aventurado

Tema: HOMENS

homem caminhando com a bíblia na mão

“Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia” Salmo 84.12

Introdução: A primeira palavra que aparece no livro de Salmos é a expressão ‘bem-aventurado’, com sentido de feliz ou bem-sucedido. Esta palavra se repete várias vezes no texto e os salmistas comumente se referem ao homem, devido a sua cultura patriarcal.
A busca pela realização pessoal e em todas as áreas da vida é o principal objetivo de vida das pessoas. Ser bem-aventurado é não sentir falta de nada, estar satisfeito e contente.

Como ser um homem realizado?

Vamos meditar nos versículos de Salmos que se referem ao homem bem-aventurado:

1- O homem que não anda no conselho dos ímpios 

Salmos 1.1 ““bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

O homem muitas vezes é tentado a ir pela maioria, seguir o que os outros fazem. Por isso, a primeira bem-aventurança é para o homem que não se deixa levar pela opinião dos outros e conduz sua vida pela Palavra de Deus (Salmos 1.2).
O homem bem-aventurado busca orientação de Deus!

2- O homem que confessa seus pecados 

Salmos 32.2 “bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo”.

Muitos homens têm orgulho de não se arrepender do que fez, mas o homem que é bem-aventurado, reconhece os seus erros, confessa os seus pecados a Deus e também para o próximo a quem tiver ofendido (Mateus 6.12).
O homem bem-aventurado reconhece seus erros!

3- O homem que se refugia em Deus 

Salmos 34.8 “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”.

O homem naturalmente diz que não tem medo de nada. Sua masculinidade é provada por sua coragem. Mas no fundo, todo homem tem medo de alguma coisa. Muitos atos de violência são em defesa do medo que o faz reagir de forma covarde. O homem que serve a Deus busca o refúgio em Deus, ou seja, quando sente algum perigo busca ajuda do Senhor e não se defende por si mesmo.
O homem bem-aventurado se refugia em Deus!

4- O homem que confia no Senhor 

Salmos 40.4 “bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira”.

Autoconfiança é uma característica masculina que marca o homem, mas muitos homens se decepcionam consigo mesmo e por isso “maldito o homem que confia no homem” (Jeremias 17.5). O homem bem-sucedido confia em Deus acima de tudo, inclusive acima de sua própria capacidade, por isso tudo o que faz dá certo.
O homem bem-aventurado tem confiança em Deus!

5- O homem que busca forças em Deus 

Salmos 84.5 “bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados”.

A força física também é uma coisa que os homens se gloriam por quanto mais forte um homem for, mais ‘macho’. Mas sempre haverá um homem mais forte que outro e por isso também acontecem frustrações. O homem bem-aventurado é bem-sucedido não por sua própria força e sim porque quando suas energias se esgotam, busca forças em Deus (Mateus 11.28).
O homem bem-aventurado se fortalece em Deus!

6- O homem que aceita a repreensão 

Salmos 94.12 “bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei”.

O autoritarismo é outra característica que persegue a masculinidade, mas o homem para ser Homem com ‘H’ maiúsculo não precisa ser maior que ninguém. Muitos homens não aceitam ser corrigidos quando erram e por isso continuam errando. Mas “bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina” (Jó 5.17). Davi foi um exemplo de um grande homem, guerreiro e valente, mas que aceitou a repreensão de Deus através do profeta Natã (II Samuel 12.1-13).
O homem bem-aventurado aceita ser reprendido!

7- O homem que teme ao Senhor 

Salmos 112.1 “Aleluia! bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos”.

Temor é respeito. Todo homem gosta de ser respeitado e de receber títulos como de doutor, professor ou no mínimo de ‘senhor’. O homem que é bem-aventurado respeita a Deus acima de tudo e a seu próximo também (Mateus 7.12). Jesus deu exemplo de um verdadeiro homem segundo a vontade de Deus em humildade e temor de Deus (Filipenses 2.5-11).
O homem bem-aventurado teme a Deus!

Seja um homem bem-aventurado!

CONCLUSÃO

A maior bem-aventurança de um homem consiste em servir a Deus, pois do Senhor vem todo o bem (Tiago 1.17). Então o homem que não aceita conselho de pessoas ímpias (sem fé), que confessa seus pecados, busca refúgio em Deus, confia no Senhor, busca forças em Deus, aceita ser corrigido e teme a Deus será bem-sucedido em tudo.
O sucesso do homem bem-aventurado vem do Senhor!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp