Carta à Igreja de Éfeso no Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

carta à igreja de éfeso no apocalipse

Apocalipse 2.1-7
Introdução: A Igreja de Éfeso era dedicada e perseverante, mas abandonou o primeiro amor. 
A cidade estava num ponto geograficamente admirável, com um dos mais belos portos da Ásia Ocidental. A cidade estava enfeitada com lindos templos, dentre eles o de Diana ou Ártemis, a deusa da fertilidade. Havia um grande teatro para 30 mil pessoas.


O que Éfeso representa?


Vamos analisar a carta à Igreja de Éfeso pelo método literal, histórico e moral:

1- Interpretação LITERAL

Análise literária

Éfeso = desejável.
Pastor: Timóteo1.
ELOGIO: Rejeita heresias, paciente e perseverante (v.2,3).
INSTRUÇÃO: Voltar ao primeiro amor e primeiras obras (v.4,5).
PROMESSA: Direito à árvore da vida (v.7). 

Palavras-chave do texto

- SETE ESTRELAS (v.1): os sete pastores das Sete igrejas nas mãos de Jesus (Apocalipse 1.20).
- ANDA NO MEIO DOS SETE CANDEEIROS DE OURO (v.1): os sete candeeiros são as sete igrejas (Apocalipse 1.20). Isso significa que Jesus anda no meio das igrejas e que estas são valiosas para Deus.
- OS QUE A SI MESMO SE DECLARAM APÓSTOLOS E NÃO SÃO (v.2): falsos pregadores.
- PRIMEIRO AMOR (v.4): início da experiência cristã a partir do novo nascimento (João 3.7).
- PRIMEIRAS OBRAS (v.5): início da vida cristã.
- NICOLAÍTAS (v.6): seita que criou uma classe dominante de pessoas que se denominavam sacerdotes2. Pregavam a liberdade e criam que o prazer no corpo não afetaria o espírito3. Por isso aceitavam o pecado dentro da Igreja.
- ÁRVORE DA VIDA (v.7): a mesma que Adão e Eva não comeram por preferir a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2.9). Quem vencer poderá desfrutar da eternidade.

2- Interpretação HISTÓRICA

Éfeso representa a Igreja Apostólica na história da Igreja, entre os anos 30 a 100 d.C. que foi o primeiro período do cristianismo na terra. Corresponde à época dos apóstolos. Se dedicavam à sã doutrina de Cristo. Um cristianismo puro, fervoroso e cheio de amor. Mas que se esfriou com o tempo.
As cartas pastorais mostram isso, que as igrejas estavam se esfriando ainda naquele tempo apostólico, por isso foi preciso escrever tantas orientações para se manterem na verdade retornando ao amor cristão.

3- Interpretação MORAL

Éfeso representa cristãos e igrejas que se esfriaram na fé. Permanecem como cristãos, mas já sem o mesmo fervor. Uma igreja que perdeu a direção, passou a desobedecer a Deus não fazendo Sua vontade. Se esfriou no amor (Mateus 24.12). Muitos cristãos estão se desviando da verdade e não conseguem perseverar no amor.
Muitas vezes o dogmatismo religioso faz isso com as pessoas. Que são muito criteriosas em busca da verdade, mas que deixam o mais importante que é o amor ao próximo.


Não deixe seu amor esfriar!

CONCLUSÃO

 Apocalipse 2.4 “tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”.

Precisamos ser perseverantes na fé, mas não deixar nosso amor esfriar. Muitos cristãos e igrejas começam bem e com o tempo vão deixando morrer seu entusiasmo.

Volte ao primeiro amor!


livro sete igrejas do apocalipse

E-book: As 7 Igrejas do Apocalipse

As sete cartas às igrejas no Apocalipse trazem mensagens reveladoras à igreja atual. Neste livro apresentamos três tipos de interpretação para cada uma das cartas: 1) Interpretação LITERAL; 2) Interpretação HISTÓRICA; 3) Interpretação MORAL. Certamente a mensagem deste texto trará revelações importantes para sua vida como igreja de Cristo. As cartas às sete igrejas formam uma mensagem completa para toda a cristandade. Estas cartas foram escritas para você também e será bem-aventurado se ler e ouvir (Apocalipse 1.3).




______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp