Oração nas madrugadas

Tema: ORAÇÃO

homem orando mãos juntas

“começando de madrugada” 
Jeremias 7.13 e 25; 25. 3,4; 26.5; 29.19; 32.33; 35.14,15; 44.4

Introdução: Ao ler o livro do profeta Jeremias, esta expressão “começando de madrugada” me chamou atenção pela quantidade de vezes que se repete somente no livro de Jeremias (10 vezes na versão Revista e Atualizada). A única vez que a mesma expressão é citada em II Crônicas 32.15 também se refere a Jeremias como o profeta do momento (II Crônicas 32.12-22).
Deus falava com o profeta Jeremias e começava a ministrar em sua vida desde a madrugada. Grande homens de Deus na história relatam que tinham uma rotina de oração pela madrugada, como John Wesley, que se levantava por volta das quatro da manhã para se preparar em oração para o dia que teria.

Você ora nas madrugadas?

Vamos aprender com a experiência do profeta Jeremias sobre a oração na madrugada:

1- Deus nos chama nas madrugadas

Jeremias 7.13 “Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes”.

O profeta Jeremias declara que Deus chamava o povo nas madrugadas e as pessoas não respondiam. Como fez com Samuel quando foi chamado por Deus e ouviu a voz do Senhor lhe chamando três vezes (I Samuel 3.1-9).

Jeremias 25.3,4 “Durante vinte e três anos, desde o décimo terceiro de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até hoje, tem vindo a mim a palavra do SENHOR, e, começando de madrugada, eu vo-la tenho anunciado; mas vós não escutastes. Também, começando de madrugada, vos enviou o SENHOR todos os seus servos, os profetas, mas vós não os escutastes, nem inclinastes os ouvidos para ouvir”.

O povo não ouvia a voz do Senhor ou então não conseguiam entender que era Deus que lhes chamava.

Jeremias 32.33 “Viraram-me as costas e não o rosto; ainda que eu, começando de madrugada, os ensinava, eles não deram ouvidos, para receberem a advertência”.

Muitas vezes acordamos à noite pensando e não sabemos porque estamos despertados, mas Deus pode ser Deus nos chamando de forma que estejamos dispostos a orar.
Deus te chama para orar na madrugada!

2- Profetas são levantados nas madrugadas

Jeremias 7.25 “Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei”.

O povo de Deus recebeu vários profetas enviados por Deus nas madrugadas para despertar os servos do Senhor sobre as Palavras de Deus.

Jeremias 26.5 “para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que, começando de madrugada, vos envio, posto que até aqui não me ouvistes”.

Deus quer que ouçamos sua voz e como profetas possamos falar em seu nome. Mas para isso precisamos buscar uma vida de oração e intimidade com Deus.
Muitas vezes Deus nos permite um sonho que nos chama atenção para algum mistério de Deus, então devemos levantar na mesma hora e orar a Deus sobre o sonho, buscando orientação do Senhor.

Jeremias 29.19 “porque não deram ouvidos às minhas palavras, diz o SENHOR, com as quais, começando de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas; mas vós não os escutastes, diz o SENHOR”.

Se você acordar pela madrugada, ouça a voz do Senhor te chamando para orar. Talvez o Senhor esteja te chamando para ser um profeta. Na madrugada você abre mão de seu descanso e sono par ouvir Deus te falar.
Deus quer te levantar como profeta orando nas madrugadas!

3- Mudanças acontecem nas madrugadas

Jeremias 35.14,15 “As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos não bebessem vinho, foram guardadas; pois, até ao dia de hoje, não beberam; antes, obedecem às ordens de seu pai; a mim, porém, que, começando de madrugada, vos tenho falado, não me obedecestes. Começando de madrugada, vos tenho enviado todos os meus servos, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, fazei boas as vossas ações e não sigais a outros deuses para servi-los; assim ficareis na terra que vos dei a vós outros e a vossos pais; mas não me inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim’.

O profeta Jeremias usa o exemplo de Jonadade que proibiu seus filhos de beber vinho e eles obedeceram. Chama atenção ao povo de Deus que obedeçam às ordens do Senhor. Uma exortação à transformação da vida através da oração e das profecias reveladas nas madrugadas.

Jeremias 44.4 “Todavia, começando eu de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas, para lhes dizer: Não façais esta coisa abominável que aborreço”.

Deus fala conosco na madrugada, em sonhos e em oração para nos despertamos espiritualmente. Nos chama à verdadeira conversão, mudança de vida e transforma nosso caráter à luz da Palavra de Deus. O temperamento de um homem ou mulher de Deus que vive em oração também é moldado quando busca o Senhor nas madrugadas.
As mudanças que esperamos em nossas vidas e não acontecem, devem começar com propósitos de oração nas madrugadas e quando o dia raiar tudo será diferente, pois estará regado de unção do Espírito Santo.
Ore nas madrugadas e tudo será transformado!

Faça um propósito de oração na madrugada!

CONCLUSÃO

Deus quer fazer uma grande obra em sua vida através de uma vida de oração intensa que começará nas madrugadas. Você terá uma intimidade com Deus tão profunda que ouvirá o Senhor te chamando para orar, Deus te levantará como profeta e tudo mudará pelo poder da oração.
A vida do profeta Jeremias foi marcada pela oração na madrugada, quando Deus lhe revelava seus propósitos. Lembre-se: tudo começa de madrugada! Então firme um propósito com Deus de sempre que acordar se levantar e orar ou então coloque um despertador para um momento especial de oração com Deus.
Quando tudo está parado e todos estão dormindo, Deus está trabalhando (Salmos 121.3,4), por isso o Senhor desperta os seus profetas nas madrugadas, para buscar e receber sua bênção.

Levante-se na madrugada e ore!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



e-book kindle oração

E-book: ESCOLA DE ORAÇÃO 

A oração é uma das principais disciplinas espirituais e aprender a orar é essencial para todo cristão. Contudo esse é um desafio muito grande. Em um mundo agitado e com as pessoas cada vez mais sobrecarregadas, se torna difícil tirar tempo para oração. Mas o propósito de Deus é que voltemos para a Sua presença e a melhor forma de fazer isso é orando.
Neste livro vamos fazer um propósito de oração de 21 dias aprendendo a orar. Cada aula traz um texto bíblico baseado no profeta Daniel como homem de oração e ensina de forma prática uma lição, uma mensagem, uma aplicação e uma tarefa. Depois uma breve oração, que servirá para te motivar a falar com suas próprias palavras. Vamos orar!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp